‘Edição eletrónica e acesso livre; ameaça ou oportunidade para a divulgação dos saberes?’‘Edição eletrónica e acesso livre; ameaça ou oportunidade para a divulgação dos saberes?’

. 4 de Março de 2013
Quando:
11 de Março de 2013 todo o dia
2013-03-11T00:00:00+00:00
2013-03-12T00:00:00+00:00
Onde:
IFP
2715-311 Lisboa
Portugal

Depois da música, do cinema, da imprensa e das publicações científicas, o «fenómeno Internet» chegou às revistas e aos livros de ciências humanas. Com iniciativas como o Google Books ou o Europeana, são digitalizadas e disponibilizadas gratuitamente na Internet alas inteiras das nossas bibliotecas. O movimento também chegou às publicações mais recentes: no passado mês de julho, a Comissão Europeia recomendou que os artigos das revistas académicas fossem divulgados em acesso livre na Internet, no máximo, um ano após a sua publicação.
Diversos editores, em especial na área das humanidades, encaram este movimento com apreensão. A divulgação das publicações em acesso livre é para eles sinónimo da morte do papel, o que coloca em perigo o modelo económico utilizado. Em sua opinião, a longo prazo toda a cadeia de divulgação do saber ficará ameaçada.
Em contrapartida, há quem considere este movimento de fundo uma oportunidade para a edição das ciências humanas, desde que os seus modos de divulgação, as suas utilizações e, obviamente, os seus modelos económicos sejam repensados. A conferência apresentará uma análise equilibrada da situação e, através de diversos exemplos, indicará pistas para uma melhor compreensão do lugar que as humanidades podem ter num ambiente digital omnipresente.
Pierre Mounier:

Diretor adjunto do OpenEdition, Pierre Mounier é atualmente docente na École des hautes études en sciences sociales, onde orienta um seminário sobre humanidades digitais. Tendo fundado em 2001 um portal de informação sobre as novas tecnologias – Homo Numericus –, trabalha e publica regularmente sobre os vários aspetos da revolução digital: a edição eletrónica, a comunicação científica em acesso livre, as humanidades digitais e as implicações sociais e políticas da revolução digital.
É autor:

  • Read/Write Book 2. Une introduction aux humanités numériques (éd.), Open Edition Press, 2012
  • L’édition électronique (avec Marin Dacos), La Découverte, 2010
  • Les Maîtres du Réseau. Les enjeux politiques d’Internet, La Découverte, 2002
  • Pierre Bourdieu, une introduction, Pocket, 1999

A entrada é livre mas é preciso inscrever-se : lus@openedition.org.

Categorias:

Comentários encerrados.