Antónia Correia

Membro do Gabinete de Gestão de Informação Científica, Repositórios e Ciência Aberta dos Serviços de Documentação e Bibliotecas da Universidade do Minho.

rss feed

Antónia Correia's Latest Posts

Competências para a Gestão de Dados de Investigação e Dados FAIR: Estudo prospetivo

Competências para a Gestão de Dados de Investigação e Dados FAIR: Estudo prospetivo

. 29 de Novembro de 2022

A gestão de dados de investigação (GDI) e os dados FAIR têm vindo a assumir uma importância crescente, fazendo surgir a necessidade do desenvolvimento de competências específicas por parte dos profissionais que asseguram a preparação e curadoria de dados. Assim, no âmbito do Grupo de trabalho do Fórum GDI Formação e competências para Gestão e […]

Ler Mais

2.º Bootcamp OpenAIRE de Formação de formadores em Ciência Aberta

2.º Bootcamp OpenAIRE de Formação de formadores em Ciência Aberta

. 19 de Outubro de 2022

Gostaria de aprofundar os seus conhecimentos sobre Ciência Aberta e Investigação e Inovação Responsável e trocar experiências e boas práticas, de modo a levar as suas ações de formação ao próximo nível? Se respondeu afirmativamente a estas questões, considere candidatar-se ao 2.º Bootcamp de formação de formadores em Ciência Aberta. Após uma primeira edição deste […]

Ler Mais

Open Access Week 2022 na Universidade do Minho

Open Access Week 2022 na Universidade do Minho

. 14 de Outubro de 2022

Como é já tradição, a Open Access Week irá decorrer na última semana de outubro, entre os dias 24 e 28, e no Gabinete de Gestão de Informação Científica, Repositórios e Ciência Aberta dos Serviços de Documentação e Bibliotecas UMinho (USDB) iremos celebrá-la promovendo os seguintes eventos: :: 24 de outubro | 14H00-15h00 | onlineIniciativas […]

Ler Mais

1º Bootcamp OpenAIRE de Formação de formadores em Ciência Aberta

1º Bootcamp OpenAIRE de Formação de formadores em Ciência Aberta

. 7 de Julho de 2022

De 6 a 10 de Junho, 36 participantes de 27 países juntaram-se ao primeiro Bootcamp de formação de formadores OpenAIRE. Os participantes foram selecionados de entre 85 candidatos, tendo em conta a sua motivação para realizar formação em Ciência Aberta e a sua experiência anterior como formador, bem como a sua proveniência e género. Este […]

Ler Mais

Council Conclusions on research assessment and implementation of Open Science

Council Conclusions on research assessment and implementation of Open Science

. 7 de Julho de 2022

Prosseguindo o seu esforço na reforma dos sistemas e práticas de avaliação da investigação no sentido de as tornar transparentes e sustentáveis, (mais informações no artigo Rumo a uma reforma do sistema de avaliação da investigação), a Comissão Europeia emitiu a 10 de junho de 2022 as Council Conclusions on research assessment and implementation of […]

Ler Mais

Indicadores de qualidade, quantidade, abertura e responsabilidade nas políticas de promoção em instituições de investigação

Indicadores de qualidade, quantidade, abertura e responsabilidade nas políticas de promoção em instituições de investigação

. 26 de Maio de 2022

A adoção de práticas de investigação abertas e responsáveis, para além da vontade do investigador, depende em larga medida da cultura da instituição em que este desenvolve a sua atividade e dos sistemas de recompensas e reconhecimento que a regulam. Assim, no âmbito do projeto ON-MERRIT, procedemos a uma análise de uma amostra de 143 […]

Ler Mais

Global Thinking: ON-MERRIT recommendations for maximising equity in open and responsible research

Global Thinking: ON-MERRIT recommendations for maximising equity in open and responsible research

. 26 de Abril de 2022

No decorrer do projeto ON-MERRIT (Observing and Negating Matthew Effects in Responsible Research & Innovation Transition) procurámos compreender o nível de adoção da Ciência Aberta e Investigação Responsável e o seu impacto nos setores académico, empresarial e político. A partir dos resultados preliminares dos estudos desenvolvidos, e num processo de co-criação com decisores políticos, investigadores […]

Ler Mais

Evento final do projeto ON-MERRIT: disponibilização de apresentações e vídeos

Evento final do projeto ON-MERRIT: disponibilização de apresentações e vídeos

. 21 de Abril de 2022

Já se encontram disponíveis as apresentações e gravações das apresentações feitas no evento final do projeto ON-MERRIT, Ensuring Equity in Open Science, que aconteceu a 22 de Março de  2022. No decorrer deste evento foram apresentadas as conclusões dos principais estudos feitos no âmbito do projeto ON-MERRIT, as reflexões dos keynote speakers Sarah de Rijcke […]

Ler Mais

Ensuring Equity in Open Science: Evento final do projeto ON-MERRIT

Ensuring Equity in Open Science: Evento final do projeto ON-MERRIT

. 16 de Março de 2022

O projeto ON-MERRIT está a terminar e irá realizar no dia 22 de março um evento final onde serão apresentadas as principais conclusões e as recomendações Global Thinking. ON-MERRIT recommendations for maximising equity in open and responsible research (https://zenodo.org/record/6276753 ) desenvolvidas no seu âmbito. O evento contará ainda com dois keynote speakers: Sarah de Rijcke […]

Ler Mais

Open Science: the Very Idea

Open Science: the Very Idea

. 16 de Fevereiro de 2022

It is truly amazing, that a way to do science and research, that for the majority of its practitioners and the public and policy makers makes a lot of sense, and which has been around for quite some time, has not been embraced to become common practice. To answer this question, we have to delve […]

Ler Mais

Dez regras simples para desenvolver materiais de formação FAIR

Dez regras simples para desenvolver materiais de formação FAIR

. 6 de Janeiro de 2022

A necessidade de produzir e disponibilizar materiais de formação em acesso aberto – apresentações, exercícios, etc – é cada vez maior, tendo sido acentuada pela situação pandémica. Adicionalmente, para todos os que fazem formação em Ciência Aberta, é importante praticar o que ensinamos e partilhar os conteúdos em acesso aberto. O artigo Ten simple rules […]

Ler Mais

Rumo a uma reforma do sistema de avaliação da investigação

Rumo a uma reforma do sistema de avaliação da investigação

. 20 de Dezembro de 2021

A avaliação da investigação é necessária para justificar decisões de financiamento, de recrutamento e promoção na carreira dos investigadores e para avaliar o impacto da investigação. No entanto, os métodos usados nos últimos anos, baseados em métricas como o fator de impacto, têm sido denunciados pela sua desadequação, expondo a necessidade de uma reforma na […]

Ler Mais

Estudo sobre comportamentos de pesquisa de informação e Ciência Aberta entre decisores políticos

Estudo sobre comportamentos de pesquisa de informação e Ciência Aberta entre decisores políticos

. 16 de Dezembro de 2021

No âmbito do projeto ON-MERRIT procedemos a um estudo sobre comportamentos de pesquisa de informação e Ciência Aberta entre decisores políticos – D5.2 Uptake of Open Science in Information Seeking practices in policy-making – , onde procurámos compreender os métodos utilizados por estes para encontrar informação para apoiar a sua tomada de decisão, nas áreas […]

Ler Mais

Estudo sobre adoção da Ciência Aberta e Investigação e Inovação Responsável nas políticas e formação

Estudo sobre adoção da Ciência Aberta e Investigação e Inovação Responsável nas políticas e formação

. 22 de Novembro de 2021

A formação e as competências são aspetos chave para a adoção de Ciência Aberta e práticas de Investigação e Inovação Responsável. No âmbito do projeto ON-MERRIT procedemos a um estudo sobre a adoção da Ciência Aberta e Investigação e Inovação Responsável nas políticas e formação – D3.3 Uptake of Open Science and Responsible Research and […]

Ler Mais

Open Access Week 2021 na Universidade do Minho

Open Access Week 2021 na Universidade do Minho

. 18 de Novembro de 2021

Já se encontram disponíveis as apresentações e gravações dos webinares promovidos pela Unidade de Serviços de Documentação e Bibliotecas da Universidade do Minho no decorrer da Open Access Week, de 25 a 31 de Outubro de 2021. Ao longo dos 4 webinares obtivemos 111 participantes, entre alunos de 1º ciclo, alunos de 2º ciclo, alunos […]

Ler Mais