Eventos
As Bibliotecas e os Arquivos afirmam-se, hoje como no passado, como plataformas privilegiadas para o acesso à informação e ao conhecimento, conjugando uma complexa realidade de fatores humanos, materiais e tecnológicos para um exercício igualitário dos direitos e deveres sociais, cívicos e culturais.
Enquanto organizadores, mediadores e facilitadores de acesso, os profissionais de informação e documentação são o esteio essencial para potenciar o valor social da informação e o alcance estratégico que hoje assumem as tecnologias de informação pela sua capacidade de construir integração.
A gestão de sistemas e redes de informação é uma necessidade fundamental da qual dependem, cada vez mais, a sustentabilidade e resultados das instituições mas também a relevância e impacto dos serviços de informação que prestam e da permanência do património que gerem.
Em 2012, o 11º Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas apresenta-se como um espaço de reflexão e debate sobre o presente e o futuro das bibliotecas e arquivos face a um contexto de condicionalismos e exigências que desafiam conceitos, meios e soluções.
A “Open Access Week 2012” (Semana Internacional do Acesso Aberto) decorre entre os dias 22 e 28 de Outubro e constitui um evento global que pretende promover a divulgação de iniciativas e projectos no domínio do acesso livre ao conhecimento, nomeadamente a disponibilização de resultados científicos/académicos em repositórios institucionais, a publicação de revistas científicas em acesso livre, a disponibilização de recursos educativos abertos e outras iniciativas similares.
A Open Access Week será dinamizada por algumas centenas de instituições, grupos e associações vários países, com iniciativas programadas no decurso da semana. A informação relativa ao evento internacional está disponível no sítio www.openaccessweek.org.
A Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas (BAD) e o Goethe Institut Portugal organizam nos próximos dias 20 e 21 de Março de 2013, em Lisboa, no Auditório do Arquivo Nacional da Torre do Tombo, as Jornadas “Gestão de Informação e Propriedade Intelectual em Arquivos”.
ELAG is the annual conference of the European Libraries Automation Group.
ELAG is Europe’s premier conference on the application and development of information technology in libraries and documentation centres. The annual ELAG (European Library Automation Group) Conference expects over 200 participants from all over the world (mainly library and IT professionals and researchers).
This year’s tag line will be ‘Inside Out Library’: while ELAG 2013 will still be focused on specific, library related IT issues, we want to expand the aim and target audience by addressing innovative topics such as Open Access. ELAG 2013 will also host two pre-conferences: THATCamp, which focuses on researchers in the digital humanities, and an OpenAIRE workshop.
ELAG 2013, the 37th ELAG conference, will take place in Ghent, Belgium from May 28th until May 31st 2013.
Contact : info@elag2013.org
www.elag2013.org
ELAG is the annual conference of the European Libraries Automation Group.
ELAG 2013, the 37th ELAG conference, will take place in Ghent, Belgium from May 28th until May 31st 2013.
ELAG is Europe’s premier conference on the application and development of information technology in libraries and documentation centres. The annual ELAG (European Library Automation Group) Conference expects over 200 participants from all over the world (mainly library and IT professionals and researchers).
This year’s tag line will be ‘Inside Out Library’: while ELAG 2013 will still be focused on specific, library related IT issues, we want to expand the aim and target audience by addressing innovative topics such as Open Access. ELAG 2013 will also host two pre-conferences: THATCamp, which focuses on researchers in the digital humanities, and an OpenAIRE workshop.
Contact : info@elag2013.org
Eloy Rodrigues, Diretor dos Serviços de Documentação da Universidade do Minho
Identificação e reflexão sobre os recentes desenvolvimentos nacionais e internacionais do movimento pelo Acesso Aberto à literatura científica.
Destinatários:
Responsáveis de instituições de investigação e ensino superior, investigadores, gestores de repositórios e profissionais de informação.
Programa:
11h00 – Da utopia à realidade: reflexões sobre os últimos desenvolvimentos internacionais do Open Access, Eloy Rodrigues
11h40 – Perguntas e respostasMais informações:
Gabinete de Projetos Open Access – Serviços de Documentação da Universidade do Minho, telefone: 253604983, e-mail: openaccess@sdum.uminho.pt (consulte a apresentação do webinar em PDF).
Inscrições:
[contact-form-7 id=”2362″ title=”Inscrição no Webinar Open Access”]
Sessão de apresentação de dados, indicadores e processos desenvolvidos no âmbito do projeto RCAAP que contribuíram para a melhoria da comunicação de ciência em Portugal e o seu contributo para a disponibilização cada vez maior de trabalhos científicos em acesso aberto para toda a comunidade.
Webinar desenvolvido no âmbito das atividades da Open Access Week do Gabinete de Projetos Open Access da Universidade do Minho.
Destinatários:
Investigadores, gestores de projetos, gestores de repositórios, administradores de ciência e profissionais de informação que pretendam conhecer a evolução e o impacto do projeto RCAAP.
Programa:
11h00 – Apresentação do projeto RCAAP: génese do projeto, João Moreira (FCT)
11h15 – Contributos do projeto RCAAP para a comunicação da ciência em Portugal, José Carvalho
11h40 – Perguntas e respostas
Mais informações:
Gabinete de Projetos Open Access – Serviços de Documentação da Universidade do Minho, telefone: 253604155, e-mail: jcarvalho@sdum.uminho.pt (consulte a apresentação do webinar em PDF).
Inscrições:
[contact-form-7 id=”2360″ title=”Inscrição no Webinar RCAAP”]
Sessão de esclarecimento online para apresentar e clarificar as condições de publicação Open Access da Comissão Europeia que exigem que o investigador disponibilize em acesso aberto as publicações que resultem de investigação financiada pela União Europeia.
Webinar desenvolvido no âmbito das atividades de disseminação do projeto OpenAIREplus – Infraestrutura Open Access para a Investigação na Europa (www.openaire.eu), com o objetivo de apoiar os investigadores no cumprimento das condições Open Access no âmbito do 7º Programa Quadro, e apresentar as principais orientações para o programa Horizonte 2020.
Destinatários:
Investigadores, gestores de projetos, administradores de ciência e profissionais de informação que colaborem, participam ou pretendem participar em projetos com financiamento da Comissão Europeia, particularmente no âmbito do 7º Programa Quadro e do Conselho Europeu de Investigação.
Programa:
11h00 – Políticas de Acesso Aberto na Europa: o papel dos agentes financiadores da ciência, Eloy Rodrigues
11h15 – Cumprimento das condições Open Access da Comissão Europeia: o papel da infraestrutura OpenAIRE (Open Access para a Investigação na Europa), Pedro Príncipe
11h40 – Perguntas e respostas
Mais informações:
Gabinete de Projetos Open Access – Serviços de Documentação da Universidade do Minho, telefone: 253604983, e-mail: pedroprincipe@sdum.uminho.pt (consulte a apresentação do webinar em PDF).
INSCRIÇÕES:
[contact-form-7 id=”936″ title=”Inscrição no Webinar OpenAIRE (1ª sessão)”]
As XI Jornadas APDIS: “As Bibliotecas da Saúde: que futuro?” pretendem constituir um espaço de reflexão sobre o futuro das bibliotecas da área da saúde e, consequentemente, dos profissionais que aí desempenham funções, face à complexidade de abordagens que a problemática do acesso à informação científica e técnica apresenta nos nossos dias.
As Jornadas da APDIS constituem uma oportunidade privilegiada para os bibliotecários e demais profissionais de informação da área das Ciências da Saúde, provenientes de instituições diversas e, em muitos casos, geograficamente distantes, discutirem e aprofundarem conceitos, referenciarem e analisarem as boas-práticas existentes nesta área.
Mais nformação em: http://apdis.pt/jornadas/xi-jornadas/apresentacao
“29th annual Computers in Libraries — the most comprehensive North American conference and exhibition on all aspects of library and information delivery technology. Although the tools and technology available to libraries and information services have changed over the years, the excellent quality and range of both topics and speakers at Computers in Libraries 2014 remain the same.”
+ info: http://infotoday.com/cil2014
Este ano, o congresso SciCom Portugal irá focar o papel da comunicação de ciência no desenvolvimento local, regional, nacional e internacional, em especial nas comunidades de língua portuguesa. (ver info em http://scicom.up.pt).
As comunicações serão organizadas em torno de 6 temas, abordados numa perspetiva teórica ou prática.
Sessões plenárias (3 e 4 de junho):
Sessão de abertura: Quem somos: Repensar a comunicação de ciência à luz da mediação de conhecimento (knowledge brokering)
Mesas Redondas sobre Comunicação de Ciência
Sessão de Encerramento: A ciência com e para a sociedade, no âmbito de uma perspetiva de Investigação e Inovação Responsável (RRI)
Sessões paralelas (3 e 4 de junho):
Temas:
Grassroots, Faça Você Mesmo (DIY), ciência de cidadãos (citizen science), projetos e atividades de ciência desenvolvidos em comunidades
Educação informal e projetos dirigidos a grandes públicos
Multimédia e projetos de arte e ciência
Atividades empresariais, angariação de fundos e marketing científico
Relação com os media, jornalismo científico e projetos influenciadores de políticas científicas
Projetos internacionais ou de larga escala em Ciência e Sociedade
Em cada tema podem ser apresentados trabalhos em duas vertentes:
a) Estudos teóricos e de avaliação
b) Apresentação de projetos e descrição de práticas
Demonstrações práticas (fim da tarde do dia 4)
Programa social (noite do dia 3)
Local:
Porto, ICBAS/FFUP (Mapa: http://tinyurl.com/ICBAS-localizacao)
Datas importantes:
• Abertura das inscrições e submissão de resumos das comunicações: 20 de Janeiro
• Data limite para o envio de resumos: 15 de Março
• Divulgação das comunicações aprovadas: 30 de Abril
• Encerramento das inscrições: 15 de Maio
• Congresso SciCom: 3 e 4 de Junho de 2014
Valor da Inscrição:
30 euros (incluindo almoços volantes, coffee-breaks, programa social e material informativo)
NOTA: As propostas mais bem classificadas serão aceites para apresentação oral. Todas as propostas que obtenham nota mínima na avaliação serão aceites para apresentação em poster.
“Libraries in the Digital Age (LIDA) is a biennial international conference that focuses on the transformation of libraries and information services in the digital environment. In recognition of evolving online and social technological influences that present both challenges and opportunities, “ASSESSMENT” is the theme for LIDA 2014. The conference theme is divided into two parts. The first part addresses advances in qualitative assessment methods and practices and the second part covers assessment methods involving alternative metrics based on social media and a wider array of communicative activities, commonly referred to as “altmetrics.” While qualitative methods have a long tradition of application, altmetrics are a set of new approaches to filtering information and to evaluating scholarly communication and research, with possible application to libraries as well. LIDA 2014 brings together researchers, educators, and practitioners from all over the world in a forum for personal exchanges, discussions, and learning, made memorable by being held in an enchanting and spectacularly beautiful city on the shore of the Adriatic Sea.”
+ info: http://ozk.unizd.hr/lida

“Ten years back, ten years forward: achievements, lessons and the future for digital curation”
22 de março, 11h00 – oradores: Clara Boavida e Eloy Rodrigues
Destinatários: responsáveis institucionais e gestores de repositórios
Canal do webinar (abre 15 minutos antes da sessão)
+ INFOS em: https://jornadas.fccn.pt/