Eventos
A “Open Access Week 2012” (Semana Internacional do Acesso Aberto) decorre entre os dias 22 e 28 de Outubro e constitui um evento global que pretende promover a divulgação de iniciativas e projectos no domínio do acesso livre ao conhecimento, nomeadamente a disponibilização de resultados científicos/académicos em repositórios institucionais, a publicação de revistas científicas em acesso livre, a disponibilização de recursos educativos abertos e outras iniciativas similares.
A Open Access Week será dinamizada por algumas centenas de instituições, grupos e associações vários países, com iniciativas programadas no decurso da semana. A informação relativa ao evento internacional está disponível no sítio www.openaccessweek.org.
ELAG is the annual conference of the European Libraries Automation Group.
ELAG is Europe’s premier conference on the application and development of information technology in libraries and documentation centres. The annual ELAG (European Library Automation Group) Conference expects over 200 participants from all over the world (mainly library and IT professionals and researchers).
This year’s tag line will be ‘Inside Out Library’: while ELAG 2013 will still be focused on specific, library related IT issues, we want to expand the aim and target audience by addressing innovative topics such as Open Access. ELAG 2013 will also host two pre-conferences: THATCamp, which focuses on researchers in the digital humanities, and an OpenAIRE workshop.
ELAG 2013, the 37th ELAG conference, will take place in Ghent, Belgium from May 28th until May 31st 2013.
Contact : info@elag2013.org
www.elag2013.org
ELAG is the annual conference of the European Libraries Automation Group.
ELAG 2013, the 37th ELAG conference, will take place in Ghent, Belgium from May 28th until May 31st 2013.
ELAG is Europe’s premier conference on the application and development of information technology in libraries and documentation centres. The annual ELAG (European Library Automation Group) Conference expects over 200 participants from all over the world (mainly library and IT professionals and researchers).
This year’s tag line will be ‘Inside Out Library’: while ELAG 2013 will still be focused on specific, library related IT issues, we want to expand the aim and target audience by addressing innovative topics such as Open Access. ELAG 2013 will also host two pre-conferences: THATCamp, which focuses on researchers in the digital humanities, and an OpenAIRE workshop.
Contact : info@elag2013.org
iPRES-2013 will be co-located with DC-2013, the International Conference on Dublin Core and Metadata Applications.
- iPRES-2013 will be held at the IST – “Instituto Superior Técnico”.
A unique common registration will give full access for each delegate to the programme of both the conferences (keynotes will be held in plenary sessions, papers sessions specific of each conference will run in parallel) – http://ipres2013.ist.utl.pt/index.html.
Agenda Overview:
Tutorials: 2 September 2013
Main conference: 3-5 September 2013 (opening the 3 September morning; closing 5 September noon).
Workshops: 5 September 2013 on… (workshops will start the afternoon of the 5 September, lasting half day, full day, …, what necessary…)
Side Meetings: The conference will be held in the campus of an engineering school, the week before classes start. Plenty of room will be available for isde meetings (projects, working groups, birds of feather, …).
Eloy Rodrigues, Diretor dos Serviços de Documentação da Universidade do Minho
Identificação e reflexão sobre os recentes desenvolvimentos nacionais e internacionais do movimento pelo Acesso Aberto à literatura científica.
Destinatários:
Responsáveis de instituições de investigação e ensino superior, investigadores, gestores de repositórios e profissionais de informação.
Programa:
11h00 – Da utopia à realidade: reflexões sobre os últimos desenvolvimentos internacionais do Open Access, Eloy Rodrigues
11h40 – Perguntas e respostasMais informações:
Gabinete de Projetos Open Access – Serviços de Documentação da Universidade do Minho, telefone: 253604983, e-mail: openaccess@sdum.uminho.pt (consulte a apresentação do webinar em PDF).
Inscrições:
[contact-form-7 id=”2362″ title=”Inscrição no Webinar Open Access”]
Sessão de apresentação de dados, indicadores e processos desenvolvidos no âmbito do projeto RCAAP que contribuíram para a melhoria da comunicação de ciência em Portugal e o seu contributo para a disponibilização cada vez maior de trabalhos científicos em acesso aberto para toda a comunidade.
Webinar desenvolvido no âmbito das atividades da Open Access Week do Gabinete de Projetos Open Access da Universidade do Minho.
Destinatários:
Investigadores, gestores de projetos, gestores de repositórios, administradores de ciência e profissionais de informação que pretendam conhecer a evolução e o impacto do projeto RCAAP.
Programa:
11h00 – Apresentação do projeto RCAAP: génese do projeto, João Moreira (FCT)
11h15 – Contributos do projeto RCAAP para a comunicação da ciência em Portugal, José Carvalho
11h40 – Perguntas e respostas
Mais informações:
Gabinete de Projetos Open Access – Serviços de Documentação da Universidade do Minho, telefone: 253604155, e-mail: jcarvalho@sdum.uminho.pt (consulte a apresentação do webinar em PDF).
Inscrições:
[contact-form-7 id=”2360″ title=”Inscrição no Webinar RCAAP”]
Sessão de esclarecimento online para apresentar e clarificar as condições de publicação Open Access da Comissão Europeia que exigem que o investigador disponibilize em acesso aberto as publicações que resultem de investigação financiada pela União Europeia.
Webinar desenvolvido no âmbito das atividades de disseminação do projeto OpenAIREplus – Infraestrutura Open Access para a Investigação na Europa (www.openaire.eu), com o objetivo de apoiar os investigadores no cumprimento das condições Open Access no âmbito do 7º Programa Quadro, e apresentar as principais orientações para o programa Horizonte 2020.
Destinatários:
Investigadores, gestores de projetos, administradores de ciência e profissionais de informação que colaborem, participam ou pretendem participar em projetos com financiamento da Comissão Europeia, particularmente no âmbito do 7º Programa Quadro e do Conselho Europeu de Investigação.
Programa:
11h00 – Políticas de Acesso Aberto na Europa: o papel dos agentes financiadores da ciência, Eloy Rodrigues
11h15 – Cumprimento das condições Open Access da Comissão Europeia: o papel da infraestrutura OpenAIRE (Open Access para a Investigação na Europa), Pedro Príncipe
11h40 – Perguntas e respostas
Mais informações:
Gabinete de Projetos Open Access – Serviços de Documentação da Universidade do Minho, telefone: 253604983, e-mail: pedroprincipe@sdum.uminho.pt (consulte a apresentação do webinar em PDF).
INSCRIÇÕES:
[contact-form-7 id=”936″ title=”Inscrição no Webinar OpenAIRE (1ª sessão)”]
“The University of Minho, consortium member of FOSTER Project and PASTEUR4OA Project, is pleased to host the jointly organized Kick-off Meetings of both projects. The event will take place at Centro Avançado de Formação Pós-Graduada, in Guimarães, Portugal, from 20 to 21 February 2014.
The purpose of these meetings is to officially start up the projects, and also establish a common understanding of goals, work to be carried out by each partner, outline the difficulties envisaged, and possible resolution procedures.”
“29th annual Computers in Libraries — the most comprehensive North American conference and exhibition on all aspects of library and information delivery technology. Although the tools and technology available to libraries and information services have changed over the years, the excellent quality and range of both topics and speakers at Computers in Libraries 2014 remain the same.”
+ info: http://infotoday.com/cil2014
The management of digital objects (e.g. articles, datasets, images, streams of data, multimedia objects) and non-digital objects (namely real-world entities, like authors, institutions, teams, geographic locations, etc.) is a crucial issue for the whole scientific and administrative process within an academic institution.
The need to unambiguously locate and access the digital resources, as well as associate them with the related metadata (e.g. authors, relevant entities, institutions, research groups, projects, administrative organisational units) is an essential requirement for managing, accessing, reusing, retrieving and preserving huge amounts of cultural and intellectual resources.
Along with the tide of Big Data, the relevance of this issue has been dramatically increased, making it clear that academic institutions have to take actions and develop plans that foster achievement of these goals. In this Conference, we argue that the introduction of comprehensive Data Management Plans is the imminent step for the Instiutions and their repositories which seek to fulfil requirements set to them.
Data Management Plans facilitate the curation process of digital objects. Thus, the time and effort spent by the curators is minimized.
+ info: http://liber2014.univie.ac.at
Este ano, o congresso SciCom Portugal irá focar o papel da comunicação de ciência no desenvolvimento local, regional, nacional e internacional, em especial nas comunidades de língua portuguesa. (ver info em http://scicom.up.pt).
As comunicações serão organizadas em torno de 6 temas, abordados numa perspetiva teórica ou prática.
Sessões plenárias (3 e 4 de junho):
Sessão de abertura: Quem somos: Repensar a comunicação de ciência à luz da mediação de conhecimento (knowledge brokering)
Mesas Redondas sobre Comunicação de Ciência
Sessão de Encerramento: A ciência com e para a sociedade, no âmbito de uma perspetiva de Investigação e Inovação Responsável (RRI)
Sessões paralelas (3 e 4 de junho):
Temas:
Grassroots, Faça Você Mesmo (DIY), ciência de cidadãos (citizen science), projetos e atividades de ciência desenvolvidos em comunidades
Educação informal e projetos dirigidos a grandes públicos
Multimédia e projetos de arte e ciência
Atividades empresariais, angariação de fundos e marketing científico
Relação com os media, jornalismo científico e projetos influenciadores de políticas científicas
Projetos internacionais ou de larga escala em Ciência e Sociedade
Em cada tema podem ser apresentados trabalhos em duas vertentes:
a) Estudos teóricos e de avaliação
b) Apresentação de projetos e descrição de práticas
Demonstrações práticas (fim da tarde do dia 4)
Programa social (noite do dia 3)
Local:
Porto, ICBAS/FFUP (Mapa: http://tinyurl.com/ICBAS-localizacao)
Datas importantes:
• Abertura das inscrições e submissão de resumos das comunicações: 20 de Janeiro
• Data limite para o envio de resumos: 15 de Março
• Divulgação das comunicações aprovadas: 30 de Abril
• Encerramento das inscrições: 15 de Maio
• Congresso SciCom: 3 e 4 de Junho de 2014
Valor da Inscrição:
30 euros (incluindo almoços volantes, coffee-breaks, programa social e material informativo)
NOTA: As propostas mais bem classificadas serão aceites para apresentação oral. Todas as propostas que obtenham nota mínima na avaliação serão aceites para apresentação em poster.
“Libraries in the Digital Age (LIDA) is a biennial international conference that focuses on the transformation of libraries and information services in the digital environment. In recognition of evolving online and social technological influences that present both challenges and opportunities, “ASSESSMENT” is the theme for LIDA 2014. The conference theme is divided into two parts. The first part addresses advances in qualitative assessment methods and practices and the second part covers assessment methods involving alternative metrics based on social media and a wider array of communicative activities, commonly referred to as “altmetrics.” While qualitative methods have a long tradition of application, altmetrics are a set of new approaches to filtering information and to evaluating scholarly communication and research, with possible application to libraries as well. LIDA 2014 brings together researchers, educators, and practitioners from all over the world in a forum for personal exchanges, discussions, and learning, made memorable by being held in an enchanting and spectacularly beautiful city on the shore of the Adriatic Sea.”
+ info: http://ozk.unizd.hr/lida

Na sequência das duas edições anteriores, Lisboa 2013 e Porto 2014, o Congresso de Comunicação de Ciência SciCom Pt 2015 em Lagos pretende ser um ponto de encontro de pessoas e projectos que envolvam a Comunicação de Ciência.
Sendo uma organização conjunta dos três Centros de Ciência Viva no Algarve, Lagos, Faro e Tavira, o Congresso decorrerá no Centro Cultural de Lagos e também no Centro Ciência Viva desta cidade.
Os dois primeiros dias do Congresso, 28 e 29 de Maio de 2015, serão dedicados à apresentação e discussão de trabalhos relativos a projectos em Comunicação de Ciência, para além da apresentação de palestras por parte de oradores convidados. O último dia, 30 de Maio, será dedicado a diversas áreas e que permitam aos participantes no Congresso adquirirem ou desenvolverem competências específicas em Comunicação de Ciência, da comunicação oral, a fontes de financiamento, passando pela comunicação e literacia visual.
Adaptando alguns dos elementos que compõem tradicionalmente os textos noticiosos, o SciCom Pt 2015 servir-se-á das habituais perguntas, relativas à Comunicação de Ciência, para servirem de âncoras motivacionais e organizadoras dos temas, projetos e experiências a serem apresentados e debatidos no Congresso.
Para além das dimensões referidas, pretende-se que o SciCom Pt 2015 seja também um espaço de contacto informal entre profissionais e não-profissionais e que de alguma forma estejam interessados e envolvidos na divulgação e envolvimento de todo o tipo de públicos na Ciência e Tecnologia. Assim, existirão momentos de informais de troca de experiências, demonstração de projectos, abordagens e novos caminhos para um cada vez maior envolvimento da Sociedade nos processos de tomada de conhecimento e de decisão que envolvam a Ciência.
Regional Workshop for Research Performing Organisations of SW Europe countries
The Regional Meeting aims to bring together research performing organisations from Portugal, Spain, Malta and Italy in a specialised meeting that will allow the exchange of ideas and policy practices among participants and more importantly discuss ways to improve existing or develop new Open Access policies aligned with the Commission’s Recommendation and the H2020 requirements.
Date: February 22, 2016
Venue: Nexa Center for Internet & Society, Politecnico di Torino, Turin, Italy
Further information available at: http://nexa.polito.it/pasteur2016
Dissemination: Twitter: please use the @PASTEUR4OA hashtag #PASTEUR4OA
22 de março, 11h00 – oradores: Clara Boavida e Eloy Rodrigues
Destinatários: responsáveis institucionais e gestores de repositórios
Canal do webinar (abre 15 minutos antes da sessão)
+ INFOS em: https://jornadas.fccn.pt/