Eventos
ELAG is the annual conference of the European Libraries Automation Group.
ELAG is Europe’s premier conference on the application and development of information technology in libraries and documentation centres. The annual ELAG (European Library Automation Group) Conference expects over 200 participants from all over the world (mainly library and IT professionals and researchers).
This year’s tag line will be ‘Inside Out Library’: while ELAG 2013 will still be focused on specific, library related IT issues, we want to expand the aim and target audience by addressing innovative topics such as Open Access. ELAG 2013 will also host two pre-conferences: THATCamp, which focuses on researchers in the digital humanities, and an OpenAIRE workshop.
ELAG 2013, the 37th ELAG conference, will take place in Ghent, Belgium from May 28th until May 31st 2013.
Contact : info@elag2013.org
www.elag2013.org
ELAG is the annual conference of the European Libraries Automation Group.
ELAG 2013, the 37th ELAG conference, will take place in Ghent, Belgium from May 28th until May 31st 2013.
ELAG is Europe’s premier conference on the application and development of information technology in libraries and documentation centres. The annual ELAG (European Library Automation Group) Conference expects over 200 participants from all over the world (mainly library and IT professionals and researchers).
This year’s tag line will be ‘Inside Out Library’: while ELAG 2013 will still be focused on specific, library related IT issues, we want to expand the aim and target audience by addressing innovative topics such as Open Access. ELAG 2013 will also host two pre-conferences: THATCamp, which focuses on researchers in the digital humanities, and an OpenAIRE workshop.
Contact : info@elag2013.org
“29th annual Computers in Libraries — the most comprehensive North American conference and exhibition on all aspects of library and information delivery technology. Although the tools and technology available to libraries and information services have changed over the years, the excellent quality and range of both topics and speakers at Computers in Libraries 2014 remain the same.”
+ info: http://infotoday.com/cil2014
40th Annual IASSIST Conference — Aligning Data and Research Infrastructure – Toronto, Ontario, Canada, June 3 – June 6, 2014.
IASSIST – International Association for Social Science Information Services & Technology.
Host institutions: Ryerson University, University of Toronto, and York University.
Este ano, o congresso SciCom Portugal irá focar o papel da comunicação de ciência no desenvolvimento local, regional, nacional e internacional, em especial nas comunidades de língua portuguesa. (ver info em http://scicom.up.pt).
As comunicações serão organizadas em torno de 6 temas, abordados numa perspetiva teórica ou prática.
Sessões plenárias (3 e 4 de junho):
Sessão de abertura: Quem somos: Repensar a comunicação de ciência à luz da mediação de conhecimento (knowledge brokering)
Mesas Redondas sobre Comunicação de Ciência
Sessão de Encerramento: A ciência com e para a sociedade, no âmbito de uma perspetiva de Investigação e Inovação Responsável (RRI)
Sessões paralelas (3 e 4 de junho):
Temas:
Grassroots, Faça Você Mesmo (DIY), ciência de cidadãos (citizen science), projetos e atividades de ciência desenvolvidos em comunidades
Educação informal e projetos dirigidos a grandes públicos
Multimédia e projetos de arte e ciência
Atividades empresariais, angariação de fundos e marketing científico
Relação com os media, jornalismo científico e projetos influenciadores de políticas científicas
Projetos internacionais ou de larga escala em Ciência e Sociedade
Em cada tema podem ser apresentados trabalhos em duas vertentes:
a) Estudos teóricos e de avaliação
b) Apresentação de projetos e descrição de práticas
Demonstrações práticas (fim da tarde do dia 4)
Programa social (noite do dia 3)
Local:
Porto, ICBAS/FFUP (Mapa: http://tinyurl.com/ICBAS-localizacao)
Datas importantes:
• Abertura das inscrições e submissão de resumos das comunicações: 20 de Janeiro
• Data limite para o envio de resumos: 15 de Março
• Divulgação das comunicações aprovadas: 30 de Abril
• Encerramento das inscrições: 15 de Maio
• Congresso SciCom: 3 e 4 de Junho de 2014
Valor da Inscrição:
30 euros (incluindo almoços volantes, coffee-breaks, programa social e material informativo)
NOTA: As propostas mais bem classificadas serão aceites para apresentação oral. Todas as propostas que obtenham nota mínima na avaliação serão aceites para apresentação em poster.
“Libraries in the Digital Age (LIDA) is a biennial international conference that focuses on the transformation of libraries and information services in the digital environment. In recognition of evolving online and social technological influences that present both challenges and opportunities, “ASSESSMENT” is the theme for LIDA 2014. The conference theme is divided into two parts. The first part addresses advances in qualitative assessment methods and practices and the second part covers assessment methods involving alternative metrics based on social media and a wider array of communicative activities, commonly referred to as “altmetrics.” While qualitative methods have a long tradition of application, altmetrics are a set of new approaches to filtering information and to evaluating scholarly communication and research, with possible application to libraries as well. LIDA 2014 brings together researchers, educators, and practitioners from all over the world in a forum for personal exchanges, discussions, and learning, made memorable by being held in an enchanting and spectacularly beautiful city on the shore of the Adriatic Sea.”
+ info: http://ozk.unizd.hr/lida
IFLA World Library and Information Congress – “Libraries, Citizens, Societies: Confluence for Knowledge”
80th IFLA General Conference and Assembly
16-22 August 2014, Lyon, France
Workshop promovido no âmbito da 5ª Conferência Luso-Brasileira de Acesso Aberto.
Formadores: Kevin Ashley (Digital Curation Center) e Pedro Príncipe (Universidade do Minho)
Destinatários: Gestores de repositórios e bibliotecários
Descrição:
O objetivo deste curso é preparar os gestores de repositórios e os bibliotecários para o desempenho de novas funções e de oferecer novos serviços em Gestão de Dados Científicos e, mais especificamente, preparar os formandos para lidar com os requisitos do Open Research Data Pilot do programa-quadro Horizonte 2020.
O Open Research Data Pilot H2020 surge com o propósito de melhorar e maximizar o acesso e a reutilização de dados de investigação resultantes de projetos financiados pela Comissão Europeia. A rede de repositórios institucionais portugueses de acesso aberto (RCAAP) pode desempenhar um papel importante nesta iniciativa europeia, quer no apoio aos investigadores no seio das suas instituições, quer na sua sensibilização para o cumprimento dos objetivos do programa piloto H2020, no que se refere aos requisitos de dados científicos em acesso aberto.
Resultados:
Pretende-se que os gestores de repositórios adquiram conhecimentos sobre os requisitos de dados científicos do H2020 e competências básicas para desenvolver a capacidade de curadoria de dados locais; sobre a gestão do acesso a coleções de dados científicos; sobre a oferta de novos serviços na biblioteca e nos repositórios sobre aconselhamento aos investigadores e elaboração de planos de Gestão de Dados ou sobre a gestão de dados científicos dentro de um projeto.
Idiomas da formação: Inglês e Português
Inscrições disponíveis em http://goo.gl/RWdXFs
(Número de inscrições limitado a 30 participantes)

Na sequência das duas edições anteriores, Lisboa 2013 e Porto 2014, o Congresso de Comunicação de Ciência SciCom Pt 2015 em Lagos pretende ser um ponto de encontro de pessoas e projectos que envolvam a Comunicação de Ciência.
Sendo uma organização conjunta dos três Centros de Ciência Viva no Algarve, Lagos, Faro e Tavira, o Congresso decorrerá no Centro Cultural de Lagos e também no Centro Ciência Viva desta cidade.
Os dois primeiros dias do Congresso, 28 e 29 de Maio de 2015, serão dedicados à apresentação e discussão de trabalhos relativos a projectos em Comunicação de Ciência, para além da apresentação de palestras por parte de oradores convidados. O último dia, 30 de Maio, será dedicado a diversas áreas e que permitam aos participantes no Congresso adquirirem ou desenvolverem competências específicas em Comunicação de Ciência, da comunicação oral, a fontes de financiamento, passando pela comunicação e literacia visual.
Adaptando alguns dos elementos que compõem tradicionalmente os textos noticiosos, o SciCom Pt 2015 servir-se-á das habituais perguntas, relativas à Comunicação de Ciência, para servirem de âncoras motivacionais e organizadoras dos temas, projetos e experiências a serem apresentados e debatidos no Congresso.
Para além das dimensões referidas, pretende-se que o SciCom Pt 2015 seja também um espaço de contacto informal entre profissionais e não-profissionais e que de alguma forma estejam interessados e envolvidos na divulgação e envolvimento de todo o tipo de públicos na Ciência e Tecnologia. Assim, existirão momentos de informais de troca de experiências, demonstração de projectos, abordagens e novos caminhos para um cada vez maior envolvimento da Sociedade nos processos de tomada de conhecimento e de decisão que envolvam a Ciência.
22 de março, 11h00 – oradores: Clara Boavida e Eloy Rodrigues
Destinatários: responsáveis institucionais e gestores de repositórios
Canal do webinar (abre 15 minutos antes da sessão)
Tudo sobre o Acesso Aberto no IPV: as infraestruturas, os serviços e os requisitos FCT e H2020
Formadores: Ricardo Saraiva – Universidade do Minho; Paulo Lopes – FCT/FCCN; Vasco Vaz – FCT; Ângelo Fonseca – Instituto Politécnico de Viseu
Data: 4 de novembro, 3 horas, 9:30 – 12:30
Local: Instituto Politécnico de Viseu
Inscrições: https://goo.gl/forms/n2rQN7LL1Y1e3ud42
Sessão que tem como objetivo prestar apoio à comunidade do IPV na adesão ao Acesso Aberto, informando-os do que é o Acesso Aberto, que serviços de apoio ao Acesso Aberto existem em Portugal, nomeadamente o RCAAP e as redes de repositórios institucionais, quais são os requisitos de Aceso Aberto dos financiadores de ciências mais relevantes para os investigadores do IPV, que métodos de cumprimento desses requisitos foram ou estão a ser implementados e, por fim, no que consiste o seu próprio repositório institucional e de que forma este os poderá apoiar na adesão e cumprimento dos requisitos de Acesso Aberto.
Programa:
- Introdução ao Acesso Aberto – conceitos base, vias, benefícios e mitos
- O RCAAP, a rede de repositórios nacionais e o OpenAIRE
- Políticas e requisitos de Acesso Aberto dos financiadores de ciência— A Política de Acesso Aberto da Comissão Europeia no financiamento do H2020
— A Política de Acesso Aberto da FCT - O RCAAP e a implementação das Políticas de Acesso Aberto da FCT e do H2020
- A implementação da Politica de Acesso Aberto nos sistemas da FCT de gestão de projetos de investigação – reporte científico e financeiro
- O Repositório do IPV – serviços e funcionalidades
- Sessão de debate, perguntas e respostas
Sistemas de Gestão de Ciência e Repositórios
Formadores: João Mendes Moreira – FCT/FCCN; Fernando Ribeiro – FCT/FCCN; Cátia Laranjeira – FCT/FCCN, José Carvalho – Universidade do Minho
Data: 4 de novembro 2016, 9:30 – 12:30
Local: Instituto Politécnico de Viseu
Inscrições: https://goo.gl/forms/n2rQN7LL1Y1e3ud42
A gestão de ciência tem ganho, nos últimos anos, um papel cada vez mais importante pois a mesma tem o potencial de permitir:aceder a informação relevante, gerir e reportar, optimizar o processo de financiamento, medir e analisar a actividade de investigação, descobrir tecnologias e ideias inovadoras, identificar da concorrência, aceder a informação fidedigna, completa e atualizada sobre as instituições onde se pratica investigação.
Este workshop está organizado em duas partes. A primeira visa traçar um panorama sobre os sistemas de gestão de ciência e o referencial normativo necessário para os interligar. A segunda visa explicar o papel dos repositórios no ecossistema de gestão de ciência e as boas práticas para assegurar uma interação neste ecossistema.
Programa:
1 | Introdução/Motivação: Sistemas de gestão de ciência |
2 | Diretrizes nacionais e internacionais, infraestruturas e serviços |
3 | Repositórios: Desafios de alinhamento com diretrizes nacionais/internacionais |
4 | Repositórios e a política de acesso aberto da FCT |
Intervalo | |
5 | DSpaceCRIS: Gerir ciência com um repositório institucional |
6 | DSpaceCRIS e o RCAAP |
7 | Questões, debate e encerramento |
+ INFOS em: https://jornadas.fccn.pt/