Eventos

Mar
20
Qua
2013
Jornadas “Gestão de Informação e Propriedade Intelectual em Arquivos”Jornadas “Gestão de Informação e Propriedade Intelectual em Arquivos” @ Auditório do Arquivo Nacional da Torre do Tombo
Mar 20_Mar 21 todo o dia

A Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas (BAD) e o Goethe Institut Portugal organizam nos próximos dias 20 e 21 de Março de 2013, em Lisboa, no Auditório do Arquivo Nacional da Torre do Tombo, as Jornadas “Gestão de Informação e Propriedade Intelectual em Arquivos”.

Programa: http://www.bad.pt/noticia/2013/02/11/jornadas-gestao-de-informacao-e-propriedade-intelectual-em-arquivos.

Mai
27
Seg
2013
European Libraries Automatisation GroupEuropean Libraries Automatisation Group @ Ghent University Library
Mai 27_Mai 31 todo o dia

ELAG is the annual conference of the European Libraries Automation Group.

ELAG is Europe’s premier conference on the application and development of information technology in libraries and documentation centres. The annual ELAG (European Library Automation Group) Conference expects over 200 participants from all over the world (mainly library and IT professionals and researchers).

This year’s tag line will be ‘Inside Out Library’: while ELAG 2013 will still be focused on specific, library related IT issues, we want to expand the aim and target audience by addressing innovative topics such as Open Access. ELAG 2013 will also host two pre-conferences: THATCamp, which focuses on researchers in the digital humanities, and an OpenAIRE workshop.

ELAG 2013, the 37th ELAG conference, will take place in Ghent, Belgium from May 28th until May 31st 2013.

Contact : info@elag2013.org
www.elag2013.org

ELAG is the annual conference of the European Libraries Automation Group.

ELAG 2013, the 37th ELAG conference, will take place in Ghent, Belgium from May 28th until May 31st 2013.

ELAG is Europe’s premier conference on the application and development of information technology in libraries and documentation centres. The annual ELAG (European Library Automation Group) Conference expects over 200 participants from all over the world (mainly library and IT professionals and researchers).

This year’s tag line will be ‘Inside Out Library’: while ELAG 2013 will still be focused on specific, library related IT issues, we want to expand the aim and target audience by addressing innovative topics such as Open Access. ELAG 2013 will also host two pre-conferences: THATCamp, which focuses on researchers in the digital humanities, and an OpenAIRE workshop.

Contact : info@elag2013.org

www.elag2013.org

Set
1
Dom
2013
10th International Conference on Preservation of Digital Objects10th International Conference on Preservation of Digital Objects @ Lisboa, IST - Instituto Superior Técnico
Set 1_Set 5 todo o dia

iPRES-2013 will be co-located with DC-2013, the International Conference on Dublin Core and Metadata Applications.

A unique common registration will give full access for each delegate to the programme of both the conferences (keynotes will be held in plenary sessions, papers sessions specific of each conference will run in parallel) – http://ipres2013.ist.utl.pt/index.html.

Agenda Overview:

Tutorials: 2 September 2013

Main conference: 3-5 September 2013 (opening the 3 September morning; closing 5 September noon).

Workshops: 5 September 2013 on… (workshops will start the afternoon of the 5 September, lasting half day, full day, …, what necessary…)

Side Meetings: The conference will be held in the campus of an engineering school, the week before classes start. Plenty of room will be available for isde meetings (projects, working groups, birds of feather, …).

Jun
2
Seg
2014
Congresso SciCom PT 2014 @ ICBAS/FFUP
Jun 2_Jun 3 todo o dia

Este ano, o congresso SciCom Portugal irá focar o papel da comunicação de ciência no desenvolvimento local, regional, nacional e internacional, em especial nas comunidades de língua portuguesa. (ver info em http://scicom.up.pt).

As comunicações serão organizadas em torno de 6 temas, abordados numa perspetiva teórica ou prática.
Sessões plenárias (3 e 4 de junho):

Sessão de abertura: Quem somos: Repensar a comunicação de ciência à luz da mediação de conhecimento (knowledge brokering)
Mesas Redondas sobre Comunicação de Ciência
Sessão de Encerramento: A ciência com e para a sociedade, no âmbito de uma perspetiva de Investigação e Inovação Responsável (RRI)

Sessões paralelas (3 e 4 de junho):

Temas:

Grassroots, Faça Você Mesmo (DIY), ciência de cidadãos (citizen science), projetos e atividades de ciência desenvolvidos em comunidades
Educação informal e projetos dirigidos a grandes públicos
Multimédia e projetos de arte e ciência
Atividades empresariais, angariação de fundos e marketing científico
Relação com os media, jornalismo científico e projetos influenciadores de políticas científicas
Projetos internacionais ou de larga escala em Ciência e Sociedade

Em cada tema podem ser apresentados trabalhos em duas vertentes:

a) Estudos teóricos e de avaliação
b) Apresentação de projetos e descrição de práticas

Demonstrações práticas (fim da tarde do dia 4)
Programa social (noite do dia 3)
Local:

Porto, ICBAS/FFUP (Mapa: http://tinyurl.com/ICBAS-localizacao)
Datas importantes:

• Abertura das inscrições e submissão de resumos das comunicações: 20 de Janeiro
• Data limite para o envio de resumos: 15 de Março
• Divulgação das comunicações aprovadas: 30 de Abril
• Encerramento das inscrições: 15 de Maio
• Congresso SciCom: 3 e 4 de Junho de 2014
Valor da Inscrição:

30 euros (incluindo almoços volantes, coffee-breaks, programa social e material informativo)

NOTA: As propostas mais bem classificadas serão aceites para apresentação oral. Todas as propostas que obtenham nota mínima na avaliação serão aceites para apresentação em poster.

Set
16
Ter
2014
6th Conference on Open Access Scholarly Publishing (COASP) @ UNESCO Headquarters
Set 16@13:00_Set 18@14:00

The 6th Conference on Open Access Scholarly Publishing (COASP) will be hosted by UNESCO at their Paris Headquarters from September 17th – 19th, 2014. Further information will be posted on the Conference page as it becomes available – http://oaspa.org/conference.

Out
8
Qua
2014
Workshop ConfOA: Repositórios institucionais e o Open Data Pilot no Horizonte 2020 @ Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra
Out 8@9:00_12:00

Workshop promovido no âmbito da 5ª Conferência Luso-Brasileira de Acesso Aberto.

Formadores: Kevin Ashley (Digital Curation Center) e Pedro Príncipe (Universidade do Minho)
Destinatários: Gestores de repositórios e bibliotecários

Descrição:
O objetivo deste curso é preparar os gestores de repositórios e os bibliotecários para o desempenho de novas funções e de oferecer novos serviços em Gestão de Dados Científicos e, mais especificamente, preparar os formandos para lidar com os requisitos do Open Research Data Pilot do programa-quadro Horizonte 2020.
O Open Research Data Pilot H2020 surge com o propósito de melhorar e maximizar o acesso e a reutilização de dados de investigação resultantes de projetos financiados pela Comissão Europeia. A rede de repositórios institucionais portugueses de acesso aberto (RCAAP) pode desempenhar um papel importante nesta iniciativa europeia, quer no apoio aos investigadores no seio das suas instituições, quer na sua sensibilização para o cumprimento dos objetivos do programa piloto H2020, no que se refere aos requisitos de dados científicos em acesso aberto.
Resultados:
Pretende-se que os gestores de repositórios adquiram conhecimentos sobre os requisitos de dados científicos do H2020 e competências básicas para desenvolver a capacidade de curadoria de dados locais; sobre a gestão do acesso a coleções de dados científicos; sobre a oferta de novos serviços na biblioteca e nos repositórios sobre aconselhamento aos investigadores e elaboração de planos de Gestão de Dados ou sobre a gestão de dados científicos dentro de um projeto.

Idiomas da formação: Inglês e Português

Inscrições disponíveis em http://goo.gl/RWdXFs

(Número de inscrições limitado a 30 participantes)

foster_logo

Evento apoiado pelo projeto FOSTER

Mai
28
Qui
2015
Congresso SciCom Pt 2015 @ Centro Cultural de Lagos
Mai 28@9:00_Mai 30@18:00
Congresso SciCom Pt 2015  @ Centro Cultural de Lagos | Lagos | Distrito de Faro | Portugal

Na sequência das duas edições anteriores, Lisboa 2013 e Porto 2014, o Congresso de Comunicação de Ciência SciCom Pt 2015 em Lagos pretende ser um ponto de encontro de pessoas e projectos que envolvam a Comunicação de Ciência.
Sendo uma organização conjunta dos três Centros de Ciência Viva no Algarve, Lagos, Faro e Tavira, o Congresso decorrerá no Centro Cultural de Lagos e também no Centro Ciência Viva desta cidade.
Os dois primeiros dias do Congresso, 28 e 29 de Maio de 2015, serão dedicados à apresentação e discussão de trabalhos relativos a projectos em Comunicação de Ciência, para além da apresentação de palestras por parte de oradores convidados. O último dia, 30 de Maio, será dedicado a diversas áreas e que permitam aos participantes no Congresso adquirirem ou desenvolverem competências específicas em Comunicação de Ciência, da comunicação oral, a fontes de financiamento, passando pela comunicação e literacia visual.
Adaptando alguns dos elementos que compõem tradicionalmente os textos noticiosos, o SciCom Pt 2015 servir-se-á das habituais perguntas, relativas à Comunicação de Ciência, para servirem de âncoras motivacionais e organizadoras dos temas, projetos e experiências a serem apresentados e debatidos no Congresso.
Para além das dimensões referidas, pretende-se que o SciCom Pt 2015 seja também um espaço de contacto informal entre profissionais e não-profissionais e que de alguma forma estejam interessados e envolvidos na divulgação e envolvimento de todo o tipo de públicos na Ciência e Tecnologia. Assim, existirão momentos de informais de troca de experiências, demonstração de projectos, abordagens e novos caminhos para um cada vez maior envolvimento da Sociedade nos processos de tomada de conhecimento e de decisão que envolvam a Ciência.

Jul
1
Qua
2020
6º Fórum Gestão de Dados de Investigação (GDI)
Jul 1 todo o dia

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Uma edição especial dedicada às Infraestruturas do Roteiro Nacional.

NOTA: a realização do evento fica dependente da evolução das condições de saúde pública e das determinações da Direção Geral de Saúde relativas à prevenção e controlo do COVID-19.

+ INFOS em: https://forumgdi.rcaap.pt/6forum/

 

 

 

 

Out
6
Ter
2020
11ª ConfOA – Conferência Luso-Brasileira de Ciência Aberta (ONLINE) @ Universidade do Minho
Out 6_Out 8 todo o dia