Eventos
A “Open Access Week 2012” (Semana Internacional do Acesso Aberto) decorre entre os dias 22 e 28 de Outubro e constitui um evento global que pretende promover a divulgação de iniciativas e projectos no domínio do acesso livre ao conhecimento, nomeadamente a disponibilização de resultados científicos/académicos em repositórios institucionais, a publicação de revistas científicas em acesso livre, a disponibilização de recursos educativos abertos e outras iniciativas similares.
A Open Access Week será dinamizada por algumas centenas de instituições, grupos e associações vários países, com iniciativas programadas no decurso da semana. A informação relativa ao evento internacional está disponível no sítio www.openaccessweek.org.
A Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas (BAD) e o Goethe Institut Portugal organizam nos próximos dias 20 e 21 de Março de 2013, em Lisboa, no Auditório do Arquivo Nacional da Torre do Tombo, as Jornadas “Gestão de Informação e Propriedade Intelectual em Arquivos”.
ELAG is the annual conference of the European Libraries Automation Group.
ELAG is Europe’s premier conference on the application and development of information technology in libraries and documentation centres. The annual ELAG (European Library Automation Group) Conference expects over 200 participants from all over the world (mainly library and IT professionals and researchers).
This year’s tag line will be ‘Inside Out Library’: while ELAG 2013 will still be focused on specific, library related IT issues, we want to expand the aim and target audience by addressing innovative topics such as Open Access. ELAG 2013 will also host two pre-conferences: THATCamp, which focuses on researchers in the digital humanities, and an OpenAIRE workshop.
ELAG 2013, the 37th ELAG conference, will take place in Ghent, Belgium from May 28th until May 31st 2013.
Contact : info@elag2013.org
www.elag2013.org
ELAG is the annual conference of the European Libraries Automation Group.
ELAG 2013, the 37th ELAG conference, will take place in Ghent, Belgium from May 28th until May 31st 2013.
ELAG is Europe’s premier conference on the application and development of information technology in libraries and documentation centres. The annual ELAG (European Library Automation Group) Conference expects over 200 participants from all over the world (mainly library and IT professionals and researchers).
This year’s tag line will be ‘Inside Out Library’: while ELAG 2013 will still be focused on specific, library related IT issues, we want to expand the aim and target audience by addressing innovative topics such as Open Access. ELAG 2013 will also host two pre-conferences: THATCamp, which focuses on researchers in the digital humanities, and an OpenAIRE workshop.
Contact : info@elag2013.org
Eloy Rodrigues, Diretor dos Serviços de Documentação da Universidade do Minho
Identificação e reflexão sobre os recentes desenvolvimentos nacionais e internacionais do movimento pelo Acesso Aberto à literatura científica.
Destinatários:
Responsáveis de instituições de investigação e ensino superior, investigadores, gestores de repositórios e profissionais de informação.
Programa:
11h00 – Da utopia à realidade: reflexões sobre os últimos desenvolvimentos internacionais do Open Access, Eloy Rodrigues
11h40 – Perguntas e respostasMais informações:
Gabinete de Projetos Open Access – Serviços de Documentação da Universidade do Minho, telefone: 253604983, e-mail: openaccess@sdum.uminho.pt (consulte a apresentação do webinar em PDF).
Inscrições:
[contact-form-7 id=”2362″ title=”Inscrição no Webinar Open Access”]
Sessão de apresentação de dados, indicadores e processos desenvolvidos no âmbito do projeto RCAAP que contribuíram para a melhoria da comunicação de ciência em Portugal e o seu contributo para a disponibilização cada vez maior de trabalhos científicos em acesso aberto para toda a comunidade.
Webinar desenvolvido no âmbito das atividades da Open Access Week do Gabinete de Projetos Open Access da Universidade do Minho.
Destinatários:
Investigadores, gestores de projetos, gestores de repositórios, administradores de ciência e profissionais de informação que pretendam conhecer a evolução e o impacto do projeto RCAAP.
Programa:
11h00 – Apresentação do projeto RCAAP: génese do projeto, João Moreira (FCT)
11h15 – Contributos do projeto RCAAP para a comunicação da ciência em Portugal, José Carvalho
11h40 – Perguntas e respostas
Mais informações:
Gabinete de Projetos Open Access – Serviços de Documentação da Universidade do Minho, telefone: 253604155, e-mail: jcarvalho@sdum.uminho.pt (consulte a apresentação do webinar em PDF).
Inscrições:
[contact-form-7 id=”2360″ title=”Inscrição no Webinar RCAAP”]
Sessão de esclarecimento online para apresentar e clarificar as condições de publicação Open Access da Comissão Europeia que exigem que o investigador disponibilize em acesso aberto as publicações que resultem de investigação financiada pela União Europeia.
Webinar desenvolvido no âmbito das atividades de disseminação do projeto OpenAIREplus – Infraestrutura Open Access para a Investigação na Europa (www.openaire.eu), com o objetivo de apoiar os investigadores no cumprimento das condições Open Access no âmbito do 7º Programa Quadro, e apresentar as principais orientações para o programa Horizonte 2020.
Destinatários:
Investigadores, gestores de projetos, administradores de ciência e profissionais de informação que colaborem, participam ou pretendem participar em projetos com financiamento da Comissão Europeia, particularmente no âmbito do 7º Programa Quadro e do Conselho Europeu de Investigação.
Programa:
11h00 – Políticas de Acesso Aberto na Europa: o papel dos agentes financiadores da ciência, Eloy Rodrigues
11h15 – Cumprimento das condições Open Access da Comissão Europeia: o papel da infraestrutura OpenAIRE (Open Access para a Investigação na Europa), Pedro Príncipe
11h40 – Perguntas e respostas
Mais informações:
Gabinete de Projetos Open Access – Serviços de Documentação da Universidade do Minho, telefone: 253604983, e-mail: pedroprincipe@sdum.uminho.pt (consulte a apresentação do webinar em PDF).
INSCRIÇÕES:
[contact-form-7 id=”936″ title=”Inscrição no Webinar OpenAIRE (1ª sessão)”]
O projeto OpenAIREplus promove na próxima quarta-feira, 26 de fevereiro (14h00-15h00), um webinar aberto sobre o Repositório ZENODO (www.zenodo.org) com Lars Holm Nielsen do CERN . Será realizada uma apresentação de cerca de 20 minutos para fornecer uma visão geral do ZENODO, focando particularmente os novos recursos. Mais informação no portal OpenAIRE em http://www.openaire.eu/en/component/content/article/9-news-events/517-openaire-webinar-on-zenodo-research-shared.
ZENODO (http://zenodo.org/) is a new simple and innovative service that enables researchers, scientists, EU projects and institutions to share and showcase multidisciplinary research results (data and publications) that are not part of existing institutional or subject-based repositories.
Webinar Details
Title: OpenAIRE webinar on ZENODO: Research. Shared
Date: Wednesday, February 26, 2014
Duration: 15.00 – 16.00 CET / 09.00 – 10.00 AM EST / 14.00 – 15.00 GMT
How to register
To register your interest in attending the workshop, please email iryna.kuchma [at] eifl.net as soon as possible with the following information:
- your name
- your email address
- your job title, institution and country
How you participate: once your place is confirmed, you will receive a URL and password for the session.
All you will need is an internet-connected computer with sound (and maybe headphones if you are in a busy room).
To check if your computer will be able to access the session successfully, please go to: www.instantpresenter.com/systemtest
As XI Jornadas APDIS: “As Bibliotecas da Saúde: que futuro?” pretendem constituir um espaço de reflexão sobre o futuro das bibliotecas da área da saúde e, consequentemente, dos profissionais que aí desempenham funções, face à complexidade de abordagens que a problemática do acesso à informação científica e técnica apresenta nos nossos dias.
As Jornadas da APDIS constituem uma oportunidade privilegiada para os bibliotecários e demais profissionais de informação da área das Ciências da Saúde, provenientes de instituições diversas e, em muitos casos, geograficamente distantes, discutirem e aprofundarem conceitos, referenciarem e analisarem as boas-práticas existentes nesta área.
Mais nformação em: http://apdis.pt/jornadas/xi-jornadas/apresentacao
“29th annual Computers in Libraries — the most comprehensive North American conference and exhibition on all aspects of library and information delivery technology. Although the tools and technology available to libraries and information services have changed over the years, the excellent quality and range of both topics and speakers at Computers in Libraries 2014 remain the same.”
+ info: http://infotoday.com/cil2014
“Libraries in the Digital Age (LIDA) is a biennial international conference that focuses on the transformation of libraries and information services in the digital environment. In recognition of evolving online and social technological influences that present both challenges and opportunities, “ASSESSMENT” is the theme for LIDA 2014. The conference theme is divided into two parts. The first part addresses advances in qualitative assessment methods and practices and the second part covers assessment methods involving alternative metrics based on social media and a wider array of communicative activities, commonly referred to as “altmetrics.” While qualitative methods have a long tradition of application, altmetrics are a set of new approaches to filtering information and to evaluating scholarly communication and research, with possible application to libraries as well. LIDA 2014 brings together researchers, educators, and practitioners from all over the world in a forum for personal exchanges, discussions, and learning, made memorable by being held in an enchanting and spectacularly beautiful city on the shore of the Adriatic Sea.”
+ info: http://ozk.unizd.hr/lida
IFLA World Library and Information Congress – “Libraries, Citizens, Societies: Confluence for Knowledge”
80th IFLA General Conference and Assembly
16-22 August 2014, Lyon, France
The 6th Conference on Open Access Scholarly Publishing (COASP) will be hosted by UNESCO at their Paris Headquarters from September 17th – 19th, 2014. Further information will be posted on the Conference page as it becomes available – http://oaspa.org/conference.
Workshop promovido no âmbito da 5ª Conferência Luso-Brasileira de Acesso Aberto.
Formadores: Kevin Ashley (Digital Curation Center) e Pedro Príncipe (Universidade do Minho)
Destinatários: Gestores de repositórios e bibliotecários
Descrição:
O objetivo deste curso é preparar os gestores de repositórios e os bibliotecários para o desempenho de novas funções e de oferecer novos serviços em Gestão de Dados Científicos e, mais especificamente, preparar os formandos para lidar com os requisitos do Open Research Data Pilot do programa-quadro Horizonte 2020.
O Open Research Data Pilot H2020 surge com o propósito de melhorar e maximizar o acesso e a reutilização de dados de investigação resultantes de projetos financiados pela Comissão Europeia. A rede de repositórios institucionais portugueses de acesso aberto (RCAAP) pode desempenhar um papel importante nesta iniciativa europeia, quer no apoio aos investigadores no seio das suas instituições, quer na sua sensibilização para o cumprimento dos objetivos do programa piloto H2020, no que se refere aos requisitos de dados científicos em acesso aberto.
Resultados:
Pretende-se que os gestores de repositórios adquiram conhecimentos sobre os requisitos de dados científicos do H2020 e competências básicas para desenvolver a capacidade de curadoria de dados locais; sobre a gestão do acesso a coleções de dados científicos; sobre a oferta de novos serviços na biblioteca e nos repositórios sobre aconselhamento aos investigadores e elaboração de planos de Gestão de Dados ou sobre a gestão de dados científicos dentro de um projeto.
Idiomas da formação: Inglês e Português
Inscrições disponíveis em http://goo.gl/RWdXFs
(Número de inscrições limitado a 30 participantes)