Eventos
Para saber mais acerca do Piloto de Dados Científicos Abertos no Horizonte 2020, participe neste curso destinado a investigadores, coordenadores de projetos científicos, gestores de ciência, gestores de repositórios e bibliotecários.
- De 27 de junho a 01 de julho com lições diárias em eLearning
- Webinar dia 01 de julho, 11h – 12h – orador: Pedro Príncipe
::Inscrições: http://goo.gl/forms/7TsrIAHOlNB4EOTA3::
The 45th LIBER Annual Conference will take place in Helsinki, Finland from Wednesday, 29 June to Friday, 1 July 2016, with a post-conference excursion on Saturday, 2 July.
Libraries Opening Paths to Knowledge
Ensuring access to knowledge has always been at the heart of the mission of research libraries. In the digital age, and with the growth of Open Science, this implies not only preserving and providing access to content but also opening up new pathways to interacting with and creating knowledge.
Implications:
1) Content and Processes
Working ever more closely with researchers throughout the research life cycle to encourage and help them to open up their research process and to make both their outputs and methodologies available during and beyond the life of a research project, libraries are moving from curation to creation and workflows.
2) Services
Engaging in user-led development of services, and a trend towards the creation of shared services as well as developing new methods and opportunities for user engagement.
3) Legal & Ethical
Keeping abreast of emerging legislative developments and considering how to act responsibly to address ethical issues in making data open. Opening up new pathways to knowledge and knowledge creation can also have legal and ethical implications related to copyright and data protection.
4) Space & Experimentation
Rethinking library spaces (physical and virtual) to open up opportunities for experimentation and the visualisation of data, and leveraging e-infrastructure to support collaboration and sharing across borders and disciplines.
Para saber mais acerca do Acesso Aberto às Publicações Científicas do Horizonte 2020, participe neste curso destinado a investigadores, coordenadores de projetos científicos, gestores de ciência, gestores de repositórios e bibliotecários.
- De 04 a 08 de julho com lições diárias em eLarning
- Webinar dia 07 de julho, 10h – 11h – orador: Eloy Rodrigues
::INSCRIÇÕES: http://goo.gl/forms/7TsrIAHOlNB4EOTA3::
Tudo sobre o Acesso Aberto no IPV: as infraestruturas, os serviços e os requisitos FCT e H2020
Formadores: Ricardo Saraiva – Universidade do Minho; Paulo Lopes – FCT/FCCN; Vasco Vaz – FCT; Ângelo Fonseca – Instituto Politécnico de Viseu
Data: 4 de novembro, 3 horas, 9:30 – 12:30
Local: Instituto Politécnico de Viseu
Inscrições: https://goo.gl/forms/n2rQN7LL1Y1e3ud42
Sessão que tem como objetivo prestar apoio à comunidade do IPV na adesão ao Acesso Aberto, informando-os do que é o Acesso Aberto, que serviços de apoio ao Acesso Aberto existem em Portugal, nomeadamente o RCAAP e as redes de repositórios institucionais, quais são os requisitos de Aceso Aberto dos financiadores de ciências mais relevantes para os investigadores do IPV, que métodos de cumprimento desses requisitos foram ou estão a ser implementados e, por fim, no que consiste o seu próprio repositório institucional e de que forma este os poderá apoiar na adesão e cumprimento dos requisitos de Acesso Aberto.
Programa:
- Introdução ao Acesso Aberto – conceitos base, vias, benefícios e mitos
- O RCAAP, a rede de repositórios nacionais e o OpenAIRE
- Políticas e requisitos de Acesso Aberto dos financiadores de ciência— A Política de Acesso Aberto da Comissão Europeia no financiamento do H2020
— A Política de Acesso Aberto da FCT - O RCAAP e a implementação das Políticas de Acesso Aberto da FCT e do H2020
- A implementação da Politica de Acesso Aberto nos sistemas da FCT de gestão de projetos de investigação – reporte científico e financeiro
- O Repositório do IPV – serviços e funcionalidades
- Sessão de debate, perguntas e respostas
O OpenAIRE – infraestrutura de Acesso Aberto para a investigação na Europa – é o serviço que apoia a implementação da política de Ciência Aberta da Comissão Europeia no quadro do Horizonte 2020. Os secretariados nacionais do OpenAIRE têm vindo a promover workshops de âmbito local para trabalhar as diferentes áreas de desenvolvimento dos requisitos das políticas de Acesso Aberto e Dados Abertos do Horizonte 2020. Os Serviços de Documentação da Universidade do Minho, enquanto secretariado português do OpenAIRE promove, com o apoio da Universidade de Coimbra, no próximo dia 4 de novembro, das 09h30 às 12h30, o workshop “Ciência Aberta e os requisitos dos financiadores: Open Access e Open Data no H2020”.
Com este workshop pretende-se compreender os desafios da Ciência Aberta para as instituições de investigação em Portugal e para os investigadores e conhecer na prática os requisitos das políticas da Comissão Europeia para as publicações em acesso aberto e dados de investigação abertos. A primeira parte do workshop será dedicada a compreender as diferentes dimensões da ciência aberta, implicações e desafios, focando-se a segunda parte em aspetos práticos do Open Access e Open Data no H2020 – quais os requisitos obrigatórios, como cumprir as políticas da CE, que infraestruturas e sistemas existem disponíveis para apoiar os investigadores, coordenadores de projetos, gestores de ciência e bibliotecários, como gerir os requisitos na elaboração de propostas e na execução do projeto.
AGENDA:
09h30 – Boas-vindas e apresentação do workshop, Ana Miguéis (Universidade do Coimbra) e Eloy Rodrigues (Universidade do Minho)
09h45 – From Open Access to Open Science, Stephen Curry (Imperial College London – Faculty of Natural Sciences)
10h30 – Acesso Aberto no H2020: requisitos da política de Acesso Aberto da CE no Horizonte 2020, Eloy Rodrigues (Universidade do Minho)
11h00 – Pausa para café
11h15 – Dados Abertos no H2020: projeto piloto dos dados abertos e gestão de dados de investigação no Horizonte 2020, Pedro Príncipe (Universidade do Minho)
11h45 – Open Access & Open Data na prática dos projetos H2020, perguntas & respostas com Eloy Rodrigues e Pedro Príncipe
Local: Instituto de Investigação Interdisciplinar da Universidade de Coimbra (ver: www.uc.pt/iii/contactos)
Inscrições: https://goo.gl/forms/rc21dxV80GZsNA3S2
ORGANIZAÇÃO: Serviços de Documentação da Universidade do Minho.
APOIO: Serviço Integrado das Bibliotecas da Universidade de Coimbra
Evento integrado no programa da 7ª CONFERÊNCIA LUSO-BRASILEIRA SOBRE ACESSO ABERTO –http://confoa.rcaap.pt.
Sistemas de Gestão de Ciência e Repositórios
Formadores: João Mendes Moreira – FCT/FCCN; Fernando Ribeiro – FCT/FCCN; Cátia Laranjeira – FCT/FCCN, José Carvalho – Universidade do Minho
Data: 4 de novembro 2016, 9:30 – 12:30
Local: Instituto Politécnico de Viseu
Inscrições: https://goo.gl/forms/n2rQN7LL1Y1e3ud42
A gestão de ciência tem ganho, nos últimos anos, um papel cada vez mais importante pois a mesma tem o potencial de permitir:aceder a informação relevante, gerir e reportar, optimizar o processo de financiamento, medir e analisar a actividade de investigação, descobrir tecnologias e ideias inovadoras, identificar da concorrência, aceder a informação fidedigna, completa e atualizada sobre as instituições onde se pratica investigação.
Este workshop está organizado em duas partes. A primeira visa traçar um panorama sobre os sistemas de gestão de ciência e o referencial normativo necessário para os interligar. A segunda visa explicar o papel dos repositórios no ecossistema de gestão de ciência e as boas práticas para assegurar uma interação neste ecossistema.
Programa:
1 | Introdução/Motivação: Sistemas de gestão de ciência |
2 | Diretrizes nacionais e internacionais, infraestruturas e serviços |
3 | Repositórios: Desafios de alinhamento com diretrizes nacionais/internacionais |
4 | Repositórios e a política de acesso aberto da FCT |
Intervalo | |
5 | DSpaceCRIS: Gerir ciência com um repositório institucional |
6 | DSpaceCRIS e o RCAAP |
7 | Questões, debate e encerramento |