Eventos
As Bibliotecas e os Arquivos afirmam-se, hoje como no passado, como plataformas privilegiadas para o acesso à informação e ao conhecimento, conjugando uma complexa realidade de fatores humanos, materiais e tecnológicos para um exercício igualitário dos direitos e deveres sociais, cívicos e culturais.
Enquanto organizadores, mediadores e facilitadores de acesso, os profissionais de informação e documentação são o esteio essencial para potenciar o valor social da informação e o alcance estratégico que hoje assumem as tecnologias de informação pela sua capacidade de construir integração.
A gestão de sistemas e redes de informação é uma necessidade fundamental da qual dependem, cada vez mais, a sustentabilidade e resultados das instituições mas também a relevância e impacto dos serviços de informação que prestam e da permanência do património que gerem.
Em 2012, o 11º Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas apresenta-se como um espaço de reflexão e debate sobre o presente e o futuro das bibliotecas e arquivos face a um contexto de condicionalismos e exigências que desafiam conceitos, meios e soluções.
Jornadas da FCT/FCCN – Évora.
5 a 7 de fevereiro de 2014.
Tudo sobre o Acesso Aberto no IPV: as infraestruturas, os serviços e os requisitos FCT e H2020
Formadores: Ricardo Saraiva – Universidade do Minho; Paulo Lopes – FCT/FCCN; Vasco Vaz – FCT; Ângelo Fonseca – Instituto Politécnico de Viseu
Data: 4 de novembro, 3 horas, 9:30 – 12:30
Local: Instituto Politécnico de Viseu
Inscrições: https://goo.gl/forms/n2rQN7LL1Y1e3ud42
Sessão que tem como objetivo prestar apoio à comunidade do IPV na adesão ao Acesso Aberto, informando-os do que é o Acesso Aberto, que serviços de apoio ao Acesso Aberto existem em Portugal, nomeadamente o RCAAP e as redes de repositórios institucionais, quais são os requisitos de Aceso Aberto dos financiadores de ciências mais relevantes para os investigadores do IPV, que métodos de cumprimento desses requisitos foram ou estão a ser implementados e, por fim, no que consiste o seu próprio repositório institucional e de que forma este os poderá apoiar na adesão e cumprimento dos requisitos de Acesso Aberto.
Programa:
- Introdução ao Acesso Aberto – conceitos base, vias, benefícios e mitos
- O RCAAP, a rede de repositórios nacionais e o OpenAIRE
- Políticas e requisitos de Acesso Aberto dos financiadores de ciência— A Política de Acesso Aberto da Comissão Europeia no financiamento do H2020
— A Política de Acesso Aberto da FCT - O RCAAP e a implementação das Políticas de Acesso Aberto da FCT e do H2020
- A implementação da Politica de Acesso Aberto nos sistemas da FCT de gestão de projetos de investigação – reporte científico e financeiro
- O Repositório do IPV – serviços e funcionalidades
- Sessão de debate, perguntas e respostas
Sistemas de Gestão de Ciência e Repositórios
Formadores: João Mendes Moreira – FCT/FCCN; Fernando Ribeiro – FCT/FCCN; Cátia Laranjeira – FCT/FCCN, José Carvalho – Universidade do Minho
Data: 4 de novembro 2016, 9:30 – 12:30
Local: Instituto Politécnico de Viseu
Inscrições: https://goo.gl/forms/n2rQN7LL1Y1e3ud42
A gestão de ciência tem ganho, nos últimos anos, um papel cada vez mais importante pois a mesma tem o potencial de permitir:aceder a informação relevante, gerir e reportar, optimizar o processo de financiamento, medir e analisar a actividade de investigação, descobrir tecnologias e ideias inovadoras, identificar da concorrência, aceder a informação fidedigna, completa e atualizada sobre as instituições onde se pratica investigação.
Este workshop está organizado em duas partes. A primeira visa traçar um panorama sobre os sistemas de gestão de ciência e o referencial normativo necessário para os interligar. A segunda visa explicar o papel dos repositórios no ecossistema de gestão de ciência e as boas práticas para assegurar uma interação neste ecossistema.
Programa:
1 | Introdução/Motivação: Sistemas de gestão de ciência |
2 | Diretrizes nacionais e internacionais, infraestruturas e serviços |
3 | Repositórios: Desafios de alinhamento com diretrizes nacionais/internacionais |
4 | Repositórios e a política de acesso aberto da FCT |
Intervalo | |
5 | DSpaceCRIS: Gerir ciência com um repositório institucional |
6 | DSpaceCRIS e o RCAAP |
7 | Questões, debate e encerramento |