Eventos

Out
5
Sáb
2013
4ª Conferência Luso-Brasileira de Acesso Aberto @ Universidade de São Paulo - USP
Out 5_Out 9 todo o dia

VISÃO GERAL

A 4ª Conferência Luso-Brasileira de Acesso Aberto tem como objetivo promover o compartilhamento, a discussão, a geração e a divulgação de conhecimentos, práticas e pesquisas sobre o acesso aberto em todas as suas dimensões e perspectivas, servindo de catalisador à disseminação de políticas, pesquisa e desenvolvimento na área.

Atendendo ao Memorando de Entendimento assinado entre os Ministros da Ciência e Tecnologia de Portugal e do Brasil em Outubro de 2009, as edições anteriores da CONFOA, realizadas em 2010, 2011 e 2012, reuniram cerca de 600 participantes.

A CONFOA 2013 será realizada no Brasil, na Universidade de São Paulo, no período de 6 a 9 de outubro de 2013 e pretende reunir interessados em atividades de pesquisa, desenvolvimento, gestão de serviços e definição de políticas relacionadas com o acesso aberto à produção científica produzida em instituições luso-brasileiras de pesquisa e ensino superior.

PÚBLICO-ALVO

O evento visa estimular o envolvimento de pesquisadores, docentes, administradores, estudantes, profissionais e políticos, promovendo maior disseminação, penetração e articulação entre esses atores e o tema do acesso aberto na comunidade luso-brasileira.

TEMAS

Temas a serem tratados no âmbito da Conferência :

•    Políticas públicas de acesso aberto, mandatos em instituições de ensino, de pesquisa e desenvolvimento e em agências financiadoras de ciência
•    Softwares abertos, protocolos de interoperabilidade entre repositórios e outros sistemas de informação de apoio à atividade científica e acadêmica
•    Repositórios de publicações e dados científicos, revistas científicas e outros
•    Impacto do acesso aberto na comunidade científica e nos rankings tradicionais e alternativos
•    Acesso aberto para uma ciência e uma pesquisa aberta
•    Auto-arquivamento e envolvimento da comunidade científica na construção de repositórios
•    Direitos de autor

Serão aceitos trabalhos em português, espanhol ou inglês, desde que apresentem uma temática luso-brasileira e de abrangência nacional. Não serão aceitos trabalhos sobre casos restritos a uma dada instituição, repositório ou revista.

LOCAL

Universidade de São Paulo
Sistema Integrado de Bibliotecas
Biblioteca Brasiliana
Auditório Central
Rua da Praça do Relógio, 109
Cidade Universitária
São Paulo – SP – Brasil

Out
22
Ter
2013
Webinar: Da utopia à realidade: reflexões sobre os desenvolvimentos recentes do Open Access
Out 22@10:00_11:00

Eloy Rodrigues, Diretor dos Serviços de Documentação da Universidade do Minho

Identificação e reflexão sobre os recentes desenvolvimentos nacionais e internacionais do movimento pelo Acesso Aberto à literatura científica.

Destinatários:

Responsáveis de instituições de investigação e ensino superior, investigadores, gestores de repositórios e profissionais de informação.

Programa:

11h00 – Da utopia à realidade: reflexões sobre os últimos desenvolvimentos internacionais do Open Access, Eloy Rodrigues
11h40 – Perguntas e respostas

Mais informações:

Gabinete de Projetos Open Access – Serviços de Documentação da Universidade do Minho, telefone: 253604983, e-mail: openaccess@sdum.uminho.pt (consulte a apresentação do webinar em PDF).

Inscrições:

[contact-form-7 id=”2362″ title=”Inscrição no Webinar Open Access”]

Out
24
Qui
2013
Webinar: O contributo do RCAAP para a melhoria da comunicação da ciência em PortugalWebinar: O contributo do RCAAP para a melhoria da comunicação da ciência em Portugal
Out 24@10:00_11:00

Sessão de apresentação de dados, indicadores e processos desenvolvidos no âmbito do projeto RCAAP que contribuíram para a melhoria da comunicação de ciência em Portugal e o seu contributo para a disponibilização cada vez maior de trabalhos científicos em acesso aberto para toda a comunidade.


Webinar desenvolvido no âmbito das atividades da Open Access Week do Gabinete de Projetos Open Access da Universidade do Minho.

Destinatários:

Investigadores, gestores de projetos, gestores de repositórios, administradores de ciência e profissionais de informação que pretendam conhecer a evolução e o impacto do projeto RCAAP.

Programa:

11h00 – Apresentação do projeto RCAAP: génese do projeto, João Moreira (FCT)

11h15 – Contributos do projeto RCAAP para a comunicação da ciência em Portugal, José Carvalho

11h40 – Perguntas e respostas

Mais informações:

Gabinete de Projetos Open Access – Serviços de Documentação da Universidade do Minho, telefone: 253604155, e-mail: jcarvalho@sdum.uminho.pt (consulte a apresentação do webinar em PDF).

Inscrições:

[contact-form-7 id=”2360″ title=”Inscrição no Webinar RCAAP”]

Out
25
Sex
2013
Webinar: Diretrizes Open Access da Comissão Europeia para projetos de investigação científicaWebinar: Diretrizes Open Access da Comissão Europeia para projetos de investigação científica
Out 25@10:00_11:00

Sessão de esclarecimento online para apresentar e clarificar as condições de publicação Open Access da Comissão Europeia que exigem que o investigador disponibilize em acesso aberto as publicações que resultem de investigação financiada pela União Europeia.

Webinar desenvolvido no âmbito das atividades de disseminação do projeto OpenAIREplus – Infraestrutura Open Access para a Investigação na Europa (www.openaire.eu), com o objetivo de apoiar os investigadores no cumprimento das condições Open Access no âmbito do 7º Programa Quadro, e apresentar as principais orientações para o programa Horizonte 2020.

Destinatários:

Investigadores, gestores de projetos, administradores de ciência e profissionais de informação que colaborem, participam ou pretendem participar em projetos com financiamento da Comissão Europeia, particularmente no âmbito do 7º Programa Quadro e do Conselho Europeu de Investigação.

Programa:

11h00 – Políticas de Acesso Aberto na Europa: o papel dos agentes financiadores da ciência, Eloy Rodrigues

11h15 – Cumprimento das condições Open Access da Comissão Europeia: o papel da infraestrutura OpenAIRE (Open Access para a Investigação na Europa), Pedro Príncipe

11h40 – Perguntas e respostas

Mais informações:

Gabinete de Projetos Open Access – Serviços de Documentação da Universidade do Minho, telefone: 253604983, e-mail: pedroprincipe@sdum.uminho.pt (consulte a apresentação do webinar em PDF).

INSCRIÇÕES:

[contact-form-7 id=”936″ title=”Inscrição no Webinar OpenAIRE (1ª sessão)”]

Nov
5
Ter
2013
ICT 2013: Create, Connect, GrowICT 2013: Create, Connect, Grow @ Vilnius
Nov 5_Nov 8 todo o dia

ICT2013 will bring together Europe’s best & brightest in ICT research, with businesses old & new, web start-ups and digital strategists to chart a path for Europe’s ICT research policy. Join us to share your vision for the future with EU policy-makers, and see the latest advances in EU-funded ICT research.

It is expected that ICT2013 will be opened by the President of Lithuania, Dalia Grybauskaitė, who will welcome to Vilnius young people from all over Europe looking to a career in ICT, and open the Lithuanian pavilion, showcasing the best of Lithuanian inventors & inventions.

Neelie Kroes, European Commission Vice President for the Digital Agenda will open the ICT2013 conference, a forum for debating the key issues among Europe as a home for innovation and a destination for ICT research.

The ICT 2013 event will be the first opportunity to learn the details of research funding for ICT-related projects under Horizon 2020, the EU’s new research program for 2014-2020. The European Commission proposed an €80 billion package for research & innovation funding, as part of the drive to create sustainable growth and new jobs in Europe. Horizon 2020 will support the development of ICT in Science (in future and emerging technologies or e-Infrastructures); in industrial leadership (such as smart systems, robotics, photonics, etc.) and in societal challenges (such as eHealth, eGovernment and eSkills.)

Save the date and follow us on twitter @ict2013eu

ICT2013 will bring together Europe’s best & brightest in ICT research, with businesses old & new, web start-ups and digital strategists to chart a path for Europe’s ICT research policy. Join us to share your vision for the future with EU policy-makers, and see the latest advances in EU-funded ICT research.

It is expected that ICT2013 will be opened by the President of Lithuania, Dalia Grybauskaitė, who will welcome to Vilnius young people from all over Europe looking to a career in ICT, and open the Lithuanian pavilion, showcasing the best of Lithuanian inventors & inventions.

Neelie Kroes, European Commission Vice President for the Digital Agenda will open the ICT2013 conference, a forum for debating the key issues among Europe as a home for innovation and a destination for ICT research.

The ICT 2013 event will be the first opportunity to learn the details of research funding for ICT-related projects under Horizon 2020, the EU’s new research program for 2014-2020. The European Commission proposed an €80 billion package for research & innovation funding, as part of the drive to create sustainable growth and new jobs in Europe. Horizon 2020 will support the development of ICT in Science (in future and emerging technologies or e-Infrastructures); in industrial leadership (such as smart systems, robotics, photonics, etc.) and in societal challenges (such as eHealth, eGovernment and eSkills.)

Save the date and follow us on twitter @ict2013eu

Dez
5
Qui
2013
Annual Workshop of the International Association of Scientific and Technological Libraries (IATUL)
Dez 5@17:30_Dez 6@16:00

Annual Workshop of the International Association of Scientific and Technological Libraries (IATUL)

December 5 – 6, 2013, Oxford, UK.

Theme of the workshop is “Research Data Management: Finding our Role”

 

Fev
20
Qui
2014
FOSTER and PASTEUR4OA Kick-off meetings @ Centro Avançado de Formação Pós-Graduada, UM - Guimarães
Fev 20_Fev 21 todo o dia

“The University of Minho, consortium member of  FOSTER Project and PASTEUR4OA Project, is pleased to host the jointly organized Kick-off Meetings of both projects. The event will take place at Centro Avançado de Formação Pós-Graduada, in Guimarães, Portugal, from 20 to 21 February 2014.

The purpose of these meetings is to officially start up the projects,  and also establish a common understanding of goals, work to be carried out by each partner, outline the difficulties envisaged, and possible resolution procedures.”

+ info: http://openscience.usdb.uminho.pt/?p=2844

Fev
26
Qua
2014
Webinar OpenAIRE sobre o Repositório ZENODOOpenAIRE webinar on ZENODO: Research. Shared @ webinar
Fev 26@14:00_15:00

O projeto OpenAIREplus promove na próxima quarta-feira, 26 de fevereiro (14h00-15h00), um webinar aberto sobre o Repositório ZENODO (www.zenodo.org) com Lars Holm Nielsen do CERN . Será realizada uma apresentação de cerca de 20 minutos para fornecer uma visão geral do ZENODO, focando particularmente os novos recursos. Mais informação no portal OpenAIRE em http://www.openaire.eu/en/component/content/article/9-news-events/517-openaire-webinar-on-zenodo-research-shared.

 

ZENODO (http://zenodo.org/) is a new simple and innovative service that enables researchers, scientists, EU projects and institutions to share and showcase multidisciplinary research results (data and publications) that are not part of existing institutional or subject-based repositories.

Webinar Details

Title: OpenAIRE webinar on ZENODO: Research. Shared

Date:  Wednesday, February 26, 2014

Duration: 15.00 – 16.00 CET / 09.00 – 10.00 AM EST / 14.00 – 15.00 GMT

How to register

To register your interest in attending the workshop, please email iryna.kuchma [at] eifl.net as soon as possible with the following information:

  • your name
  • your email address
  • your job title, institution and country

How you participate: once your place is confirmed, you will receive a URL and password for the session.

All you will need is an internet-connected computer with sound (and maybe headphones if you are in a busy room).

To check if your computer will be able to access the session successfully, please go to: www.instantpresenter.com/systemtest

Mar
27
Qui
2014
XI Jornadas APDISXI Jornadas APDIS @ Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa
Mar 27_Mar 28 todo o dia

As XI Jornadas APDIS: “As Bibliotecas da Saúde: que futuro?” pretendem constituir um espaço de reflexão sobre o futuro das bibliotecas da área da saúde e, consequentemente, dos profissionais que aí desempenham funções, face à complexidade de abordagens que a problemática do acesso à informação científica e técnica apresenta nos nossos dias.

As Jornadas da APDIS constituem uma oportunidade privilegiada para os bibliotecários e demais profissionais de informação da área das Ciências da Saúde, provenientes de instituições diversas e, em muitos casos, geograficamente distantes, discutirem e aprofundarem conceitos, referenciarem e analisarem as boas-práticas existentes nesta área.

Mais nformação em: http://apdis.pt/jornadas/xi-jornadas/apresentacao

Out
6
Seg
2014
5ª Conferência Luso-Brasileira sobre Acesso Aberto @ Universidade de Coimbra - Auditório da Reitoria da Universidade de Coimbra
Out 6@8:30_Out 8@16:00

Na sequência do Memorando de Entendimento assinado entre os Ministros da Ciência e Tecnologia de Portugal e do Brasil em Outubro de 2009, e dando continuidade às conferências já organizadas, vai realizar-se nos dias 6 a 8 de outubro, na Universidade de Coimbra, Portugal, no Auditório da Reitoria da Universidade de Coimbra, a 5ª Conferência Luso-Brasileira de Acesso Aberto.

Esta Conferência tem como objetivo promover a partilha, discussão, produção e divulgação de conhecimentos, práticas e pesquisa sobre o acesso aberto em todas as suas dimensões e perspetivas, servindo de catalisador à disseminação de políticas, investigação e desenvolvimento na área.

A conferência pretende reunir as comunidades portuguesa e brasileira, que desenvolvem atividades de investigação, desenvolvimento, gestão de serviços e definição de políticas relacionadas com o acesso aberto ao conhecimento, através de repositórios e de revistas de acesso aberto, em instituições de investigação e de ensino superior.

TEMAS

Os temas a serem tratados no âmbito da Conferência são os seguintes:

– Repositórios de publicações científicas;

– Revistas científicas de acesso aberto;

– Repositórios de dados científicos;

– Políticas e mandatos de acesso aberto;

– Interoperabilidade entre os repositórios e outros sistemas de informação de apoio à atividade científica e académica;

– Sistemas de gestão da Ciência e Tecnologia (CRIS);

– Preservação digital;

– Direitos de autor;

– Acesso aberto, bibliometria e métricas alternativas.

Nov
4
Sex
2016
Workshop: Acesso Aberto no IPV @ Instituto Politécnico de Viseu
Nov 4@9:30_12:30

Tudo sobre o Acesso Aberto no IPV: as infraestruturas, os serviços e os requisitos FCT e H2020

Formadores: Ricardo Saraiva – Universidade do Minho; Paulo Lopes – FCT/FCCN; Vasco Vaz – FCT; Ângelo Fonseca – Instituto Politécnico de Viseu

Data: 4 de novembro, 3 horas, 9:30 – 12:30

Local: Instituto Politécnico de Viseu

Inscriçõeshttps://goo.gl/forms/n2rQN7LL1Y1e3ud42

Sessão que tem como objetivo prestar apoio à comunidade do IPV na adesão ao Acesso Aberto, informando-os do que é o Acesso Aberto, que serviços de apoio ao Acesso Aberto existem em Portugal, nomeadamente o RCAAP e as redes de repositórios institucionais, quais são os requisitos de Aceso Aberto dos financiadores de ciências mais relevantes para os investigadores do IPV, que métodos de cumprimento desses requisitos foram ou estão a ser implementados e, por fim, no que consiste o seu próprio repositório institucional e de que forma este os poderá apoiar na adesão e cumprimento dos requisitos de Acesso Aberto.

Programa:

  1. Introdução ao Acesso Aberto – conceitos base, vias, benefícios e mitos
  2. O RCAAP, a rede de repositórios nacionais e o OpenAIRE
  3. Políticas e requisitos de Acesso Aberto dos financiadores de ciência— A Política de Acesso Aberto da Comissão Europeia no financiamento do H2020
    — A Política de Acesso Aberto da FCT
  4. O RCAAP e a implementação das Políticas de Acesso Aberto da FCT e do H2020
  5. A implementação da Politica de Acesso Aberto nos sistemas da FCT de gestão de projetos de investigação – reporte científico e financeiro
  6. O Repositório do IPV – serviços e funcionalidades
  7. Sessão de debate, perguntas e respostas
Workshop: Sistemas CRIS @ Instituto Politécnico de Viseu - Portugal
Nov 4@9:30_12:30

Sistemas de Gestão de Ciência e Repositórios

Formadores: João Mendes Moreira – FCT/FCCN; Fernando Ribeiro – FCT/FCCN; Cátia Laranjeira – FCT/FCCN, José Carvalho – Universidade do Minho

Data: 4 de novembro 2016, 9:30 – 12:30

Local: Instituto Politécnico de Viseu

Inscriçõeshttps://goo.gl/forms/n2rQN7LL1Y1e3ud42

A gestão de ciência tem ganho, nos últimos anos, um papel cada vez mais importante pois a mesma tem o potencial de permitir:aceder a informação relevante, gerir e reportar, optimizar o processo de financiamento, medir e analisar a actividade de investigação, descobrir tecnologias e ideias inovadoras, identificar da concorrência, aceder a informação fidedigna, completa e atualizada sobre as instituições onde se pratica investigação.

Este workshop está organizado em duas partes. A primeira visa traçar um panorama sobre os sistemas de gestão de ciência e o referencial normativo necessário para os interligar. A segunda visa explicar o papel dos repositórios no ecossistema de gestão de ciência e as boas práticas para assegurar uma interação neste ecossistema.

Programa:

1 Introdução/Motivação: Sistemas de gestão de ciência
2 Diretrizes nacionais e internacionais, infraestruturas e serviços
3 Repositórios: Desafios de alinhamento com diretrizes nacionais/internacionais
4 Repositórios e a política de acesso aberto da FCT
Intervalo
5 DSpaceCRIS: Gerir ciência com um repositório institucional
6 DSpaceCRIS e o RCAAP
7 Questões, debate e encerramento
Abr
19
Qua
2017
Jornadas FCCN 2017 @ Quinta de Prados
Abr 19_Abr 21 todo o dia
Abr
11
Qua
2018
Jornadas FCCN 2018 @ INL - International Iberian Nanotechnology Laboratory
Abr 11_Abr 13 todo o dia
Abr
8
Qui
2021
Webinar PUB IN
Abr 8@11:00_12:00

A Reestruturação da Revista Conservar Património no SARC Liht

Objetivo: partilhar a experiência de adesão da revista Conservar Património no serviço SARC Light. Inicialmente disponível no website da Associação Profissional de Conservadores-Restauradores de Portugal, a revista integrou o serviço SARC Light e viu-se confrontada com uma série de novos desafios para a qual foi necessária uma adaptação e um plano estratégico. Desde a definição de um novo URL, à importação do histórico, à definição de novas políticas ou reformulações da revista, muito houve para decidir!

✔Inscrições gratuitas mas obrigatórias: https://bit.ly/3ft2W6F ✔ Mais infos: https://bit.ly/31w2egK