Eventos
Sessão de esclarecimento online para apresentar e clarificar as condições de publicação Open Access da Comissão Europeia que exigem que o investigador disponibilize em acesso aberto as publicações que resultem de investigação financiada pela União Europeia.
Webinar desenvolvido no âmbito das atividades de disseminação do projeto OpenAIREplus – Infraestrutura Open Access para a Investigação na Europa (www.openaire.eu), com o objetivo de apoiar os investigadores no cumprimento das condições Open Access no âmbito do 7º Programa Quadro, e apresentar as principais orientações para o programa Horizonte 2020.
Destinatários:
Investigadores, gestores de projetos, administradores de ciência e profissionais de informação que colaborem, participam ou pretendem participar em projetos com financiamento da Comissão Europeia, particularmente no âmbito do 7º Programa Quadro e do Conselho Europeu de Investigação.
Programa:
11h00 – Políticas de Acesso Aberto na Europa: o papel dos agentes financiadores da ciência, Eloy Rodrigues
11h15 – Cumprimento das condições Open Access da Comissão Europeia: o papel da infraestrutura OpenAIRE (Open Access para a Investigação na Europa), Pedro Príncipe
11h40 – Perguntas e respostas
Mais informações:
Gabinete de Projetos Open Access – Serviços de Documentação da Universidade do Minho, telefone: 253604983, e-mail: pedroprincipe@sdum.uminho.pt (consulte a apresentação do webinar em PDF).
INSCRIÇÕES:
[contact-form-7 id=”936″ title=”Inscrição no Webinar OpenAIRE (1ª sessão)”]
Jornadas da FCT/FCCN – Évora.
5 a 7 de fevereiro de 2014.
As XI Jornadas APDIS: “As Bibliotecas da Saúde: que futuro?” pretendem constituir um espaço de reflexão sobre o futuro das bibliotecas da área da saúde e, consequentemente, dos profissionais que aí desempenham funções, face à complexidade de abordagens que a problemática do acesso à informação científica e técnica apresenta nos nossos dias.
As Jornadas da APDIS constituem uma oportunidade privilegiada para os bibliotecários e demais profissionais de informação da área das Ciências da Saúde, provenientes de instituições diversas e, em muitos casos, geograficamente distantes, discutirem e aprofundarem conceitos, referenciarem e analisarem as boas-práticas existentes nesta área.
Mais nformação em: http://apdis.pt/jornadas/xi-jornadas/apresentacao
Seminário sobre “Gestão de dados científicos: estratégias de intervenção nas bibliotecas” integrado no ciclo de seminários BAD 2014 da Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas.
Seminário de seis horas a realizar em Lisboa, na Biblioteca Nacional de Portugal, no dia 8 de abril de 2014.
Mais informações: www.apbad.pt/Formacao/formacao_seminarios.htm.
Inscrições: www.bad.pt/new/index.php?option=com_rsform&formId=24.
Seminário sobre “Gestão de dados científicos: estratégias de intervenção nas bibliotecas” integrado no ciclo de seminários BAD 2014 da Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas.
Seminário de seis horas a realizar no Porto, na Universidade Portucalense, no dia 16 de setembro de 2014.
Mais informações: www.apbad.pt/Formacao/formacao_seminarios.htm.
Inscrições: www.bad.pt/new/index.php?option=com_rsform&formId=24.