Eventos
Seminário sobre “Gestão de dados científicos: estratégias de intervenção nas bibliotecas” integrado no ciclo de seminários BAD 2014 da Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas.
Seminário de seis horas a realizar em Lisboa, na Biblioteca Nacional de Portugal, no dia 8 de abril de 2014.
Mais informações: www.apbad.pt/Formacao/formacao_seminarios.htm.
Inscrições: www.bad.pt/new/index.php?option=com_rsform&formId=24.
Este ano, o congresso SciCom Portugal irá focar o papel da comunicação de ciência no desenvolvimento local, regional, nacional e internacional, em especial nas comunidades de língua portuguesa. (ver info em http://scicom.up.pt).
As comunicações serão organizadas em torno de 6 temas, abordados numa perspetiva teórica ou prática.
Sessões plenárias (3 e 4 de junho):
Sessão de abertura: Quem somos: Repensar a comunicação de ciência à luz da mediação de conhecimento (knowledge brokering)
Mesas Redondas sobre Comunicação de Ciência
Sessão de Encerramento: A ciência com e para a sociedade, no âmbito de uma perspetiva de Investigação e Inovação Responsável (RRI)
Sessões paralelas (3 e 4 de junho):
Temas:
Grassroots, Faça Você Mesmo (DIY), ciência de cidadãos (citizen science), projetos e atividades de ciência desenvolvidos em comunidades
Educação informal e projetos dirigidos a grandes públicos
Multimédia e projetos de arte e ciência
Atividades empresariais, angariação de fundos e marketing científico
Relação com os media, jornalismo científico e projetos influenciadores de políticas científicas
Projetos internacionais ou de larga escala em Ciência e Sociedade
Em cada tema podem ser apresentados trabalhos em duas vertentes:
a) Estudos teóricos e de avaliação
b) Apresentação de projetos e descrição de práticas
Demonstrações práticas (fim da tarde do dia 4)
Programa social (noite do dia 3)
Local:
Porto, ICBAS/FFUP (Mapa: http://tinyurl.com/ICBAS-localizacao)
Datas importantes:
• Abertura das inscrições e submissão de resumos das comunicações: 20 de Janeiro
• Data limite para o envio de resumos: 15 de Março
• Divulgação das comunicações aprovadas: 30 de Abril
• Encerramento das inscrições: 15 de Maio
• Congresso SciCom: 3 e 4 de Junho de 2014
Valor da Inscrição:
30 euros (incluindo almoços volantes, coffee-breaks, programa social e material informativo)
NOTA: As propostas mais bem classificadas serão aceites para apresentação oral. Todas as propostas que obtenham nota mínima na avaliação serão aceites para apresentação em poster.
Seminário sobre “Gestão de dados científicos: estratégias de intervenção nas bibliotecas” integrado no ciclo de seminários BAD 2014 da Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas.
Seminário de seis horas a realizar no Porto, na Universidade Portucalense, no dia 16 de setembro de 2014.
Mais informações: www.apbad.pt/Formacao/formacao_seminarios.htm.
Inscrições: www.bad.pt/new/index.php?option=com_rsform&formId=24.
Removal of the obstacles to access information will both increase the quality of information produced and enable the rapid development of society with high value-added products and services. For this reason, developed societies have been making legal regulations to provide everyone with free access to scientific publications and research data supported by public funds and implementing very important incentives in this issue.
The Council of Higher Education (CoHE) is going to host 3rd National Open Access Workshop that will be held on 20-21 October 2014 with the intention to discuss open access of scientific publications and research data produced in our country through institutional digital archives and the necessary policy, strategy, legislation and open access infrastructure for this (Workshop Program). The problems and new developments concerning open access issue will be discussed from different perspectives in the meeting where national and international experts and invited speakers will participate.
Launched in January 2014 and being conducted currently, “Higher Education Academic Repository Project” is one of the most important agenda of the meeting. Developments, the current situation, and targets related to the project will be shared with participants. It is believed that the discussions with international experts participating in this meeting will strengthen the studies we are conducting, and empower our goals for the future.
On grounds that “Higher Education Academic Repository Project”, which we believe, is an important milestone on access to scientific information, the goal of the meeting is to introduce the project more closely to partners and get the thoughts and support of the whole stakeholders. All the publishing world, public institutions, private sector representatives, project funders and particularly our universities are the target audience of the meeting.
As the Council of Higher Education, we are pleased to host this meeting in which issues related to scientific knowledge production and sharing will be discussed.
Prof. Dr. Gökhan Çetinsaya
President of the Council of Higher Education

Webinar: OpenAIRE portal by Katerina Iatropoulou (NK University of Athens)
Open webinar with Katerina Iatropoulou (National and Kapodistrian University of Athens) on the new OpenAIRE portal www.openaire.eu:
- how to find and add publications, data and project information
- use it as a project management tool
- find information about OA
Toda a Informação dos webinars OpenAIRE pode ser consultada aqui http://www.openaire.eu/news/news-events/oaw14-openaireplus-webinar e as inscrições podem ser feitas em http://tinyurl.com/ktrgqhj.

Webinar: Horizon 2020 Open Research Data Pilot by Sarah Jones (DCC)
Sarah Jones (HATII, Digital Curation Center) will provide more information on the Open Research Data Pilot in H2020: who should participate and how to comply (in collaboration with FOSTER)
Toda a Informação dos webinars OpenAIRE pode ser consultada aqui http://www.openaire.eu/news/news-events/oaw14-openaireplus-webinar e as inscrições podem ser feitas em http://tinyurl.com/ktrgqhj.

Webinar: Horizon 2020 Open Access to Publications Mandate by Eloy Rodrigues (UMinho)
Eloy Rodrigues (University of Minho) will provide more information on the Open Access to Publications Mandate in H2020 (in collaboration with FOSTER)
Toda a Informação dos webinars OpenAIRE pode ser consultada aqui http://www.openaire.eu/news/news-events/oaw14-openaireplus-webinar e as inscrições podem ser feitas em http://tinyurl.com/ktrgqhj.

Pelo sexto ano consecutivo o BIBLIOTECANDO EM TOMAR propõe um olhar plural sobre a nossa memória coletiva. Da multiplicidade de acontecimentos marcantes da nossa História, optamos, este ano, por empreender as LEITURAS DE ABRIL. Assim, neste seminário pretende-se observar com mais atenção as mudanças ocorridas na sociedade portuguesa no pós 25 de Abril. Este encontro quer ser antes de mais um espaço de reflexão, de partilha e de entendimento, dos acontecimentos ocorridos em 25 de Abril de 1974 e sobretudo das consequências que trouxeram para a sociedade nacional. Pretendemos discutir a questão da construção identitária portuguesa e da sua relação com as alterações sociais, políticas, culturais que o 25 de Abril de 1974 originou, pondo em destaque a importância que o 25 de Abril desempenha no processo de construção da identidade do povo português e do conhecimento.
Optamos por apresentar abordagens diferenciadas da problemática central, organizando-se os painéis em torno dos seguintes temas: Abril na educação e na ciência; Bibliotecas e livre acesso ao conhecimento; Representações de Abril nas Artes; Abril e a religião; Imprensa e sociedade – (r)evolução ou mudança?; Caminhos literários de Abril; Economia(s)?; Músicas de Abril.
Este encontro, que é simultaneamente uma ação de formação contínua, é promovido pelas seguintes entidades: Agrupamento de Escolas Templários; Câmara Municipal de Tomar; Centro de Formação ‘Os Templários’, Instituto Politécnico de Tomar e Rede de Bibliotecas Escolares.
Como comunicam os cientistas com os seus pares? Que consequências importa essa forma de o fazer para a ciência que produzem? Que desafios trazem os modos de publicação emergentes: publicação digital, open access, publicação predatória? A classificação e ranking de publicações tem implicações sociais e políticas? A produção científica que se não expressa em inglês está adequadamente representada nos actuais instrumentos de medição de ciência? Quais os melhores instrumentos quantitativos e qualitativos para o exame da ciência? Que têm as Ciências Sociais, e as Artes e Humanidades, a dizer de tudo isto? Estas são algumas das questões que orientam as jornadas.
Dirigidas a professores, investigadores, estudantes e bibliotecários, as jornadas Comunicar Ciência têm como propósito reunir peritos nas áreas das ciências e humanidades para reflectirem sobre a publicação científica e o sentido dessa actividade, e nesta segunda edição, muito especialmente, sobre as ameaças e os modelos, também de negócio, emergentes na área.

Na sequência das duas edições anteriores, Lisboa 2013 e Porto 2014, o Congresso de Comunicação de Ciência SciCom Pt 2015 em Lagos pretende ser um ponto de encontro de pessoas e projectos que envolvam a Comunicação de Ciência.
Sendo uma organização conjunta dos três Centros de Ciência Viva no Algarve, Lagos, Faro e Tavira, o Congresso decorrerá no Centro Cultural de Lagos e também no Centro Ciência Viva desta cidade.
Os dois primeiros dias do Congresso, 28 e 29 de Maio de 2015, serão dedicados à apresentação e discussão de trabalhos relativos a projectos em Comunicação de Ciência, para além da apresentação de palestras por parte de oradores convidados. O último dia, 30 de Maio, será dedicado a diversas áreas e que permitam aos participantes no Congresso adquirirem ou desenvolverem competências específicas em Comunicação de Ciência, da comunicação oral, a fontes de financiamento, passando pela comunicação e literacia visual.
Adaptando alguns dos elementos que compõem tradicionalmente os textos noticiosos, o SciCom Pt 2015 servir-se-á das habituais perguntas, relativas à Comunicação de Ciência, para servirem de âncoras motivacionais e organizadoras dos temas, projetos e experiências a serem apresentados e debatidos no Congresso.
Para além das dimensões referidas, pretende-se que o SciCom Pt 2015 seja também um espaço de contacto informal entre profissionais e não-profissionais e que de alguma forma estejam interessados e envolvidos na divulgação e envolvimento de todo o tipo de públicos na Ciência e Tecnologia. Assim, existirão momentos de informais de troca de experiências, demonstração de projectos, abordagens e novos caminhos para um cada vez maior envolvimento da Sociedade nos processos de tomada de conhecimento e de decisão que envolvam a Ciência.

A Universidade do Minho, enquanto secretariado nacional de Acesso Aberto da infraestrutura OpenAIRE, promove nos próximos dias 15 e 22 de setembro dois webinars para gestores de repositórios sobre como associar a informação dos projetos financiados às publicações depositadas nos repositórios da rede RCAAP.
Programa:
– Infraestrutura OpenAIRE e as políticas Open Access da Comissão Europeia e da FCT, Pedro Príncipe
– Como identificar os projetos financiados nos registos das publicações depositadas nos repositórios do RCAAP, Pedro Príncipe
- Demonstração no RepositóriUM, Ricardo Saraiva
- O Caso da Biblioteca Digital do IP Bragança, Clarisse Pais
- Demonstração no Repositório Comum, José Carvalho
– Perguntas e respostas
- Inscrições via formulário: http://goo.gl/forms/OP6fAHvlPZ
- Mais informações: http://openscience.usdb.uminho.pt/wp-content/uploads/2015/08/Webinar_setembro2015_OpenAIRE.pdf

A Universidade do Minho, enquanto secretariado nacional de Acesso Aberto da infraestrutura OpenAIRE, promove nos próximos dias 15 e 22 de setembro dois webinars para gestores de repositórios sobre como associar a informação dos projetos financiados às publicações depositadas nos repositórios da rede RCAAP.
Programa:
– Infraestrutura OpenAIRE e as políticas Open Access da Comissão Europeia e da FCT, Pedro Príncipe
– Como identificar os projetos financiados nos registos das publicações depositadas nos repositórios do RCAAP, Pedro Príncipe
- Demonstração no RepositóriUM, Ricardo Saraiva
- O Caso da Biblioteca Digital do IP Bragança, Clarisse Pais
- Demonstração no Repositório Comum, José Carvalho
– Perguntas e respostas
- Inscrições via formulário: http://goo.gl/forms/OP6fAHvlPZ
- Mais informações: http://openscience.usdb.uminho.pt/wp-content/uploads/2015/08/Webinar_setembro2015_OpenAIRE.pdf

Decorre, desde abril do corrente ano, um projeto piloto da Comissão Europeia (CE) que visa disponibilizar financiamento aos investigadores para apoiar o pagamento das taxas requeridas por alguns editores para publicação em Acesso Aberto.
Estes fundos estão disponíveis para projetos do 7º PQ já concluídos e por um prazo limite de dois anos após a data de conclusão. Este instrumento de apoio decorre das políticas integradas da CE de promoção do Acesso Aberto à informação científica.
Este webinar visa clarificar como e onde recorrer a estes fundos da Comissão Europeia que estão a ser disponibilizados no âmbito do projeto OpenAIRE.
Destinátios: Investigadores, coordenadores de projetos, administradores e gestores de ciência, bibliotecários.
Inscrições: http://goo.gl/forms/lTobmTlicQ
- Mais informações: http://openscience.usdb.uminho.pt
- Informação útil em português: http://openscience.usdb.uminho.pt/?p=3995
- Sistema para gestão e submissão de pedidos: https://postgrantoapilot.openaire.eu
- Mais informação e guias: https://www.openaire.eu/postgrant/fp7-post-grant/pilot
- Perguntas frequentes: https://www.openaire.eu/fp7-post-grant-pilot-faq

Decorre, desde abril do corrente ano, um projeto piloto da Comissão Europeia (CE) que visa disponibilizar financiamento aos investigadores para apoiar o pagamento das taxas requeridas por alguns editores para publicação em Acesso Aberto.
Estes fundos estão disponíveis para projetos do 7º PQ já concluídos e por um prazo limite de dois anos após a data de conclusão. Este instrumento de apoio decorre das políticas integradas da CE de promoção do Acesso Aberto à informação científica.
Este webinar visa clarificar como e onde recorrer a estes fundos da Comissão Europeia que estão a ser disponibilizados no âmbito do projeto OpenAIRE.
Destinátios: Investigadores, coordenadores de projetos, administradores e gestores de ciência, bibliotecários.
Inscrições: http://goo.gl/forms/lTobmTlicQ
- Mais informações: http://openscience.usdb.uminho.pt
- Informação útil em português: http://openscience.usdb.uminho.pt/?p=3995
- Sistema para gestão e submissão de pedidos: https://postgrantoapilot.openaire.eu
- Mais informação e guias: https://www.openaire.eu/postgrant/fp7-post-grant/pilot
- Perguntas frequentes: https://www.openaire.eu/fp7-post-grant-pilot-faq

A BAD – Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas organiza o 12º Congresso Nacional de Bibliotecários Arquivistas e Documentalistas, de 21 a 23 de Outubro de 2015, subordinado ao tema “Ligar. Transformar. Criar valor”.
Linhas Temáticas:
- Serviços e criação de valor
- Ecossistemas de informação e plataformas de colaboração
- Gestão e transformação de saberes e práticas
- Promoção, integração e cidadania
A submissão de propostas decorre de 22 de outubro de 2014 a 1 de Março de 2015.
Calendário das propostas:
- Abertura da recepção de propostas – a partir de 22 de outubro de 2014
- Data limite de submissão da proposta – até 1 de Março de 2015
- Notificação dos autores – até 5 de Maio de 2015
- Submissão final – até 30 de Junho de 2015
Mais informações em: www.bad.pt/12congresso.
22 de março, 11h00 – oradores: Clara Boavida e Eloy Rodrigues
Destinatários: responsáveis institucionais e gestores de repositórios
Canal do webinar (abre 15 minutos antes da sessão)
PROVISIONAL PROGRAMME
08:30 | REGISTRATION
09:00 | OPENING
Carlos Moedas, European Commissioner for Research, Science and Innovation (Video message)
Fernanda Rollo, Secretary of State for Science, Technology and Higher Education, Government of Portugal
Ana Sanchez, Member of the Board, Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal09:30 | Towards an Open Science paradigm – Setting the scene
MODERATOR Ron Dekker, NWO – Dutch Research Council
PARTICIPANTS Mark Patterson, Executive Director, eLIFE
Eloy Rodrigues, University of Minho
Barend Mons, Chair, High Level Expert Group “European Open Science Cloud”
Wainer Lusoli, Policy Officer, European Commission11:00 | COFFEE-BREAK
11:30 | ROUND TABLE – Involvement
MODERATOR Carlos Catalão, Ciência Viva, National Agency for Scientific and
Technological Culture
Connected Communities ‘Access to Research’ (A2R) project, by James Perham-Merchant
DISCUSSANT Ivo Neto, University of Minho
Memory for All: Involvement for knowledge mobilisation – Contributions from Portuguese experiences, by to be confirmed
DISCUSSANT Margreet Bouma, Dutch Ministry of Science
Socientize: Citizen Science Projects, by Rui. M. M. Brito, University of Coimbra
DISCUSSANT António Firmino da Costa, Lisbon University Institute (to be confirmed)13:00 | LUNCH
WORKSHOP ON OPEN SCIENCE
KNOWLEDGE FOR ALL: FROM CONCEPTS TO ACTION14:00 | ROUND TABLE – Impact
MODERATOR João Costa, Secretary of State for Education
Open Up – OPENing UP new methods, indicators and tools for peer review, dissemination of research results, and impact measurement, by Wolfram Horstmann, University of Gottingen
DISCUSSANT (to be confirmed)
Lingoa project, by Johan Rooryck, Leiden University
DISCUSSANT Delfim Leão, University of Coimbra
Doktormedia.nl: a platform of doctors translating medical publications for the public, by Tijs Stehmann
DISCUSSANT Mark Patterson, eLIFE
Open Access Network Austria: set up information network, by Patrick Danowski (OANA)
DISCUSSANT Lidia Borrell-Damian, Director Research & Innovation, European University Association16:00 | COFFEE-BREAK
16:30 | ROUND TABLE – discussion on contributions from and actions by stakeholders
MODERATOR Lígia Ribeiro, University of Porto
PARTICIPANTS João Nuno Ferreira, Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
Lidia Borrell-Damian, European University Association
David Bohmert, Conference of European Schools for Advanced Engineering Education and Research
José Jorge Letria, Portuguese Society of Authors (to be confirmed)
Wainer Lusoli, European Commission18:00 | Towards Amsterdam – Conclusions and closing
Ron Dekker, Programme Coordinator, Netherlands Presidency Conference on Open Science
As inscrições estão abertas até ao dia 25 de Março.
O programa incluirá sessões plenárias, workshops, reuniões de trabalho e sessões exploratórias nos seguintes temas/serviços, entre outros:
* Cloud/Virtualização
* Big Data
* AAI
* Arquivo da Web
* b-on
* PTCRIS
* Campus issues
* Computação (GRID, Cloud e HPC)
* Conectividade e redes
* Colaboração online
* Educast
* eduroam
* RCAAP
* Segurança e resposta a incidentes
* Sistemas de gestão científica
* Vídeoconferência
* VoIP e comunicações unificadas
*Apelo a apresentações*
Procurando potenciar o seu envolvimento e participação é aberta a possibilidade de apresentações, por parte da comunidade, sobre os temas acima indicados.
As apresentações podem ser do tipo Estudos de Caso, Boas Práticas ou qualquer outro que contribua para a partilha de informação entre a comunidade.
Uma breve descrição da proposta de comunicação deve ser enviada para c.imagem@fccn.pt até ao final de janeiro.
As XII Jornadas APDIS INVESTIGAÇÃO, INOVAÇÃO, INTERVENÇÃO: Partilha de conhecimento em saúde pretendem ser um espaço de reflexão sobre o desempenho das bibliotecas da saúde e dos seus profissionais, face à complexidade das múltiplas abordagens assumidas pela informação na área da saúde.
A Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas a partir do seu grupo de trabalho de Bibliotecas de Ensino Superior promove nos dias 2 e 3 de junho de 2016, no Porto, o 3º Encontro de Bibliotecas de Ensino Superior.
Tudo sobre o Acesso Aberto no IPV: as infraestruturas, os serviços e os requisitos FCT e H2020
Formadores: Ricardo Saraiva – Universidade do Minho; Paulo Lopes – FCT/FCCN; Vasco Vaz – FCT; Ângelo Fonseca – Instituto Politécnico de Viseu
Data: 4 de novembro, 3 horas, 9:30 – 12:30
Local: Instituto Politécnico de Viseu
Inscrições: https://goo.gl/forms/n2rQN7LL1Y1e3ud42
Sessão que tem como objetivo prestar apoio à comunidade do IPV na adesão ao Acesso Aberto, informando-os do que é o Acesso Aberto, que serviços de apoio ao Acesso Aberto existem em Portugal, nomeadamente o RCAAP e as redes de repositórios institucionais, quais são os requisitos de Aceso Aberto dos financiadores de ciências mais relevantes para os investigadores do IPV, que métodos de cumprimento desses requisitos foram ou estão a ser implementados e, por fim, no que consiste o seu próprio repositório institucional e de que forma este os poderá apoiar na adesão e cumprimento dos requisitos de Acesso Aberto.
Programa:
- Introdução ao Acesso Aberto – conceitos base, vias, benefícios e mitos
- O RCAAP, a rede de repositórios nacionais e o OpenAIRE
- Políticas e requisitos de Acesso Aberto dos financiadores de ciência— A Política de Acesso Aberto da Comissão Europeia no financiamento do H2020
— A Política de Acesso Aberto da FCT - O RCAAP e a implementação das Políticas de Acesso Aberto da FCT e do H2020
- A implementação da Politica de Acesso Aberto nos sistemas da FCT de gestão de projetos de investigação – reporte científico e financeiro
- O Repositório do IPV – serviços e funcionalidades
- Sessão de debate, perguntas e respostas
Sistemas de Gestão de Ciência e Repositórios
Formadores: João Mendes Moreira – FCT/FCCN; Fernando Ribeiro – FCT/FCCN; Cátia Laranjeira – FCT/FCCN, José Carvalho – Universidade do Minho
Data: 4 de novembro 2016, 9:30 – 12:30
Local: Instituto Politécnico de Viseu
Inscrições: https://goo.gl/forms/n2rQN7LL1Y1e3ud42
A gestão de ciência tem ganho, nos últimos anos, um papel cada vez mais importante pois a mesma tem o potencial de permitir:aceder a informação relevante, gerir e reportar, optimizar o processo de financiamento, medir e analisar a actividade de investigação, descobrir tecnologias e ideias inovadoras, identificar da concorrência, aceder a informação fidedigna, completa e atualizada sobre as instituições onde se pratica investigação.
Este workshop está organizado em duas partes. A primeira visa traçar um panorama sobre os sistemas de gestão de ciência e o referencial normativo necessário para os interligar. A segunda visa explicar o papel dos repositórios no ecossistema de gestão de ciência e as boas práticas para assegurar uma interação neste ecossistema.
Programa:
1 | Introdução/Motivação: Sistemas de gestão de ciência |
2 | Diretrizes nacionais e internacionais, infraestruturas e serviços |
3 | Repositórios: Desafios de alinhamento com diretrizes nacionais/internacionais |
4 | Repositórios e a política de acesso aberto da FCT |
Intervalo | |
5 | DSpaceCRIS: Gerir ciência com um repositório institucional |
6 | DSpaceCRIS e o RCAAP |
7 | Questões, debate e encerramento |