Eventos

Nov
30
Sex
2012
Workshop sobre Horizon2020 e Gestão de ProjetosWorkshop sobre Horizon2020 e Gestão de Projetos @ ¬¬Escola Superior de Enfermagem de Coimbra - UICISA-E
Nov 30@14:30_17:30
Dez
6
Qui
2012
SCAPE Training event ‘Scalable Preservation Environments for Identification and Characterisation’ @ Archaeological Museum of the Martins Sarmento Society, Guimarães, Portugal
Dez 6_Dez 7 todo o dia

Registration for the first SCAPE training event is open at: http://scape-guimaraes.eventbrite.co.uk. The event is being supported by the European Capital of Culture 2012 (http://www.guimaraes2012.pt/).

Agenda

The agenda can be seen here: http://www.scape-project.eu/wp-content/uploads/2012/11/SCAPE_Guimaraes_Agenda_1.0.pdf

 

Who should attend?

Digital preservation practitioners; digital librarians and archivists, digital curators, repository managers, or anyone with a responsibility to manage digital collections.

 

Developers who actively deploy such systems are also encouraged to attend.

 

Registration

Please register at: http://scape-guimaraes.eventbrite.co.uk. The cost for the two days is €100.

Morning and afternoon coffee breaks and lunch will be provided and are included in the registration fee.

Fev
6
Qua
2013
UMinho OA seminarUMinho OA seminar @ Universidade do Minho
Fev 6_Fev 8 todo o dia

The University of Minho, in conjunction withOpenAIRE Project and MedOANet Project, is pleased to announce the UMinho Open Access Seminar. The event will take place at the University of Minho, Braga, from 6 to 8 February 2013.

The three-day seminar include the European Workshop of the MedOANet project – 6th Feb (by invitation only), the open Seminar – 7th Feb, and the OpenAIRE Interoperability Workshop – 8th Feb.

 

Website: http://openscience.usdb.uminho.pt/?page_id=1229

Registration: http://openscience.usdb.uminho.pt/?page_id=1230

Mar
11
Seg
2013
‘Edição eletrónica e acesso livre; ameaça ou oportunidade para a divulgação dos saberes?’‘Edição eletrónica e acesso livre; ameaça ou oportunidade para a divulgação dos saberes?’ @ IFP
Mar 11 todo o dia

Depois da música, do cinema, da imprensa e das publicações científicas, o «fenómeno Internet» chegou às revistas e aos livros de ciências humanas. Com iniciativas como o Google Books ou o Europeana, são digitalizadas e disponibilizadas gratuitamente na Internet alas inteiras das nossas bibliotecas. O movimento também chegou às publicações mais recentes: no passado mês de julho, a Comissão Europeia recomendou que os artigos das revistas académicas fossem divulgados em acesso livre na Internet, no máximo, um ano após a sua publicação.
Diversos editores, em especial na área das humanidades, encaram este movimento com apreensão. A divulgação das publicações em acesso livre é para eles sinónimo da morte do papel, o que coloca em perigo o modelo económico utilizado. Em sua opinião, a longo prazo toda a cadeia de divulgação do saber ficará ameaçada.
Em contrapartida, há quem considere este movimento de fundo uma oportunidade para a edição das ciências humanas, desde que os seus modos de divulgação, as suas utilizações e, obviamente, os seus modelos económicos sejam repensados. A conferência apresentará uma análise equilibrada da situação e, através de diversos exemplos, indicará pistas para uma melhor compreensão do lugar que as humanidades podem ter num ambiente digital omnipresente.
Pierre Mounier:

Diretor adjunto do OpenEdition, Pierre Mounier é atualmente docente na École des hautes études en sciences sociales, onde orienta um seminário sobre humanidades digitais. Tendo fundado em 2001 um portal de informação sobre as novas tecnologias – Homo Numericus –, trabalha e publica regularmente sobre os vários aspetos da revolução digital: a edição eletrónica, a comunicação científica em acesso livre, as humanidades digitais e as implicações sociais e políticas da revolução digital.
É autor:

  • Read/Write Book 2. Une introduction aux humanités numériques (éd.), Open Edition Press, 2012
  • L’édition électronique (avec Marin Dacos), La Découverte, 2010
  • Les Maîtres du Réseau. Les enjeux politiques d’Internet, La Découverte, 2002
  • Pierre Bourdieu, une introduction, Pocket, 1999

A entrada é livre mas é preciso inscrever-se : lus@openedition.org.

Mar
20
Qua
2013
Jornadas “Gestão de Informação e Propriedade Intelectual em Arquivos”Jornadas “Gestão de Informação e Propriedade Intelectual em Arquivos” @ Auditório do Arquivo Nacional da Torre do Tombo
Mar 20_Mar 21 todo o dia

A Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas (BAD) e o Goethe Institut Portugal organizam nos próximos dias 20 e 21 de Março de 2013, em Lisboa, no Auditório do Arquivo Nacional da Torre do Tombo, as Jornadas “Gestão de Informação e Propriedade Intelectual em Arquivos”.

Programa: http://www.bad.pt/noticia/2013/02/11/jornadas-gestao-de-informacao-e-propriedade-intelectual-em-arquivos.

Abr
4
Qui
2013
EURODOC’s 2013EURODOC’s 2013 @ Fundação Calouste Gulbenkian
Abr 4@8:00_Abr 5@17:00

EURODOC is the European Council of Doctoral Candidates and Junior Researchers.

http://lisbon2013.abic-online.org

Every year EURODOC convenes to an international conference for young researchers. The aim of the EURODOC conference is to provide the framework for young European researchers to meet with European political and economic leaders and to engage in fruitful discussions on the construction of the European Research and Higher Education Areas.

The following EURODOC Annual Conference and Annual General Meeting will be held in the auditorium of the Fundação Calouste Gulbenkian in Lisbon between the 4th and 5th April 2013.

EURODOC and ABIC aim to create an in-depth debate over a number of key issues the European Union (EU)
identified for European research within the areas of sustainable innovation and knowledge-based economy. Specifically, the role of early stage researchers in tackling issues like:

  1. Global warming, the tightening of energy supplies, security, ageing societies, pandemics and public health;
  2. The development of research helping to integrate citizens living in the EU by respecting differences, while reducing all sorts of communication barriers, discrimination, or marginalisation, that is, by contributing to consolidate a common European identity.

The EU has created programmes such as “Horizon 2020” as a means of boosting research, innovation and competitiveness in Europe. Horizon 2020 brings together EU research and innovation funding under a single programme. It focuses on turning scientific breakthroughs into innovative products and services providing citizens with business opportunities and better living conditions. At the same time it simplifies rules and procedures to attract more high level researchers and a broader range of innovative businesses.

Another example concerns the EU programme “Europe 2020”, where Europe’s growth strategy is outlined. Europe 2020 aims at developing tools to reach a more inclusive and sustainable economy being its goals set on employment, innovation, education, social inclusion and climate/energy. One of its structural axis is the framework “Energy 2020” containing five pillars for action: 1) increasing the use of renewable energy; 2) developing the internal integrated market; 3) ameliorating safety and security in terms of production and transportation; 4) promoting research and innovation policies; 5) bettering the exploitation of geopolitical strength.

Having this in mind, EURODOC 2013 annual conference will include four plenary sessions with distinguished speakers from various European, international and national institutions and organisations. The topics are as follows:

  • Plenary Session I: The EU 2020 Framework Programmes for Research and Sustainable Innovation
  • Plenary Session II: Growing in a healthy environment: New trends in research
  • Plenary Session III: Working and researching within the framework of a sustainable society
  • Plenary Sessions IV: Science, Communication and Social Change

The two last days of the Conference, 6th and 7th April 2013, are solely dedicated to EURODOC’s Annual General Meeting (AGM). The Administrative Board’s annual report, will be presented by the President; the presentation of the financial report, including the accounts, will be given by the Treasurer; it will also take place the ratification of decisions taken by the Administrative Board since the last General Meeting and the election of new a Governing Board and Secretariat.

Abr
7
Dom
2013
ECLAP 2013ECLAP 2013 @ ESMAE/Teatro Helena Sá e Costa
Abr 7_Abr 10 todo o dia

The ECLAP 2013 conference is open to researchers, professionals, industries, institutions, technicians, and practitioners in the area of performing arts and information technologies, media entertainment, technology enhanced learning, intelligent media systems, acoustic systems, cultural heritage, open data, content management, semantic models, metadata standards, and many others. The ECLAP conference aims to create a forum in which progress-oriented individuals and institutions within the aforementioned professions can find a place to collaborate and present results. We cordially invite all interested groups and individuals to submit proposals for sessions within the event, sessions, papers, posters and exhibitions. Each exhibition session offers space (booths and tables) to host demonstrators. Demo and poster sessions will also be organized.

Deadlines:

— Submission of Sections: 21 December 2012

— Submission of papers to the General Track: 31 January 2013

— Submission of papers to the Workshops/Sessions: 31 January 2013

— Response to the Authors: 15 February 2013

— Camera ready version in DOC/Latex with the correct format: 28 February 2013

— Conference: 8-10 April 2013

For info: info@eclap.eu or visit the ECLAP portal http://www.eclap.eu or main conference page: http://www.eclap.eu/eclap2013

Mai
26
Dom
2013
Congresso de Comunicação de Ciência – Sci Com Pt 2013Congresso de Comunicação de Ciência – Sci Com Pt 2013 @ Pavilhão do Conhecimento, Lisboa
Mai 26_Mai 28 todo o dia
<!--:pt-->Congresso de Comunicação de Ciência - Sci Com Pt 2013<!--:--><!--:en-->Congresso de Comunicação de Ciência - Sci Com Pt 2013<!--:--> @ Pavilhão do Conhecimento, Lisboa | Lisboa | Lisboa | Portugal

O Congresso de Comunicação de Ciência 2013 pretende ser um ponto de encontro e discussão para todos os que trabalham e se interessam pela comunicação e divulgação da Ciência.

SciCom PT 2013
:: Envolver o público
:: Envolver os cientistas
:: Envolver os media

  • http://comunicacaodeciencia.wordpress.com

A comunidade de profissionais que se dedicam à investigação, promoção, comunicação e disseminação de ciência em Portugal tem-se desenvolvido consideravelmente nos últimos anos, com o correspondente aumento na quantidade e qualidade do trabalho realizado nestas áreas. Paralelamente a este crescimento, o interesse pelas questões científicas e tecnológicas e a procura de informação científica aumentou de forma sensível nos diferentes sectores do público. Com esta evolução, também amplificaram as oportunidades e a necessidade de actualização, de debate e de interacção na comunidade de profissionais de comunicação de ciência. O Congresso de Comunicação de Ciência – SciCom PT 2013 pretende ser uma plataforma ao serviço desses objectivos.

Data limite para submissão de propostas: 26 de Março de 2013
Data de anúncio das propostas aceites para comunicação: 22 de Abril de 2013
Data limite para inscrição: 20 de Maio de 2013

Anterior edição: Workshop SciCom Portugal, 8 de Abril 2011

Jun
6
Qui
2013
2º Encontro de Bibliotecas de Ensino Superior2º Encontro de Bibliotecas de Ensino Superior @ Universidade de Aveiro
Jun 6@13:00_Jun 7@16:00

A Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas a partir do seu grupo de trabalho de Bibliotecas de Ensino Superior promove nos dias 6 e 7 de junho de 2013, em Aveiro, o 2º Encontro de Bibliotecas de Ensino Superior e sob lema “Partilha, Criatividade e Engenho”.

Este encontro pretende ser um fórum de debate e aperfeiçoamento técnico e científico para todos os profissionais que desenvolvem a sua atividade em bibliotecas e serviços de informação e documentação das instituições de ensino superior em Portugal. Este espaço aberto e participativo vem promover dinâmicas de trabalho, reflexão e formação com o objetivo de:

  • Conhecer e explorar as tendências atuais nos processos de descoberta, acesso e uso da informação no contexto da aprendizagem e investigação.
  • Potenciar e valorizar novas ideias e boas práticas que inspirem e ajudem na definição de novas linhas de trabalho.
  • Perspetivar e refletir sobre os desafios e futuros cenários de intervenção e trabalho para as bibliotecas de ensino superior em Portugal.
  • Reforçar e incentivar redes de instituições e partilha de experiências que desenvolvam a cooperação entre bibliotecas e profissionais.
  • Promover e dinamizar a atualização de competências e de métodos de trabalho dos profissionais.

 

Mais informações em http://www.bad.pt/2encontrobes.

Jun
16
Dom
2013
Open Access Policy in PortugalOpen Access Policy in Portugal @ Teatro Itália
Jun 16_Jun 17 todo o dia

Public consultation launching event
Teatro Tália
June 17th, 2013

 

14:00 – Opening session chaired by Prof. Dr. Leonor Parreira, Secretary of State for
Science and Prof Dr. João Queiró, Secretary of State for Higher Education
14:30 – Open Access and the Future of Scholarly Communication
– Dr. Paul Ayris, LIBER / LERU / University College London (United Kingdom)
15:00 – Q&A
15:15 – Open Access and the Development of Digital Strategies for Research
– Dr. Wolfram Horstmann (Germany), Bodleian Libraries, University of Oxford (UK)
15:45 – Q&A
16:00 – Coffee-break
16:15 – Data Infrastructures: framework for action for H2020
– Carlos Morais Pires, DG Connect, European Commission
16:45 – Q&A
17:00 – Open Access Policy proposal and launching of the public consultation
– Prof. Paulo Pereira, member of the Board of FCT
17:20 – Debate
18:00 – Close

Website: http://omega.fct.mctes.pt/docsonline/20130604_Open_Consultation_Programme_Portugal_final.pdf

Ago
7
Qua
2013
Seminario: Interoperabilidad en repositorios digitales de acceso abiertoSeminario: Interoperabilidad en repositorios digitales de acceso abierto @ Universidad Nacional de La Plata
Ago 7_Ago 9 todo o dia
Out
4
Sex
2013
Encontro Internacional de ArquivosArchives International Meeting @ Universidade do Algarve
Out 4@8:15_Out 5@9:15

O Encontro Internacional de Arquivos, subordinado ao título Instituições, Arquivos e Sistemas de Informação na Era pós-custodial, apresenta-se como a  concretização de um projecto que visa reunir especialistas da área da Informação num espaço que se quer de reflexão e debate.

Pretende estimular-se a partilha de práticas e experiências face aos novos desafios que se impõem aos profissionais, bem como reconhecer as recentes áreas de interesse no campo da investigação. O papel do arquivista, enquanto gestor, tem vindo a afirmar-se nas políticas estratégicas das organizações, na estruturação dos sistemas de informação e nos constantes desafios da sua profissão.  A produção de conhecimento, em contexto técnico e académico, tem-se debruçado sobre o novo perfil e as novas formas de actuação do profissional da informação. Consequência desta mudança de paradigma surge um novo olhar sobre o funcionamento das instituições, dos sistemas de arquivo e da informação.

 

http://eiarquivos2013.weebly.com/

Proposing the theme Institutions, Archives and Post-Custodial Era Information Systems, Archives International Meeting presents itself as the achievement of a project aiming to bring together Information specialists in a reflection and debate environment.

The goal is to promote the sharing of professionals’ new challenges practices and experiences as well as the discussion on research in recent fields of interest. Archivists as managers have been stated in the strategic policies of organizations, in structuring of information systems and the continuous challenges of the profession. Knowledge production in technical and academic context has been addressing information professional profile and new skills. A new perspective on institutions, archival and information systems comes as a consequence of this paradigm shift.

 

http://eiarquivos2013.weebly.com/

Out
22
Ter
2013
Webinar: Da utopia à realidade: reflexões sobre os desenvolvimentos recentes do Open Access
Out 22@10:00_11:00

Eloy Rodrigues, Diretor dos Serviços de Documentação da Universidade do Minho

Identificação e reflexão sobre os recentes desenvolvimentos nacionais e internacionais do movimento pelo Acesso Aberto à literatura científica.

Destinatários:

Responsáveis de instituições de investigação e ensino superior, investigadores, gestores de repositórios e profissionais de informação.

Programa:

11h00 – Da utopia à realidade: reflexões sobre os últimos desenvolvimentos internacionais do Open Access, Eloy Rodrigues
11h40 – Perguntas e respostas

Mais informações:

Gabinete de Projetos Open Access – Serviços de Documentação da Universidade do Minho, telefone: 253604983, e-mail: openaccess@sdum.uminho.pt (consulte a apresentação do webinar em PDF).

Inscrições:

[contact-form-7 id=”2362″ title=”Inscrição no Webinar Open Access”]

Out
23
Qua
2013
Webinar: Implementação de Políticas de Acesso AbertoWebinar: Implementação de Políticas de Acesso Aberto
Out 23@10:00_11:00

Sessão de esclarecimento online sobre como implementar políticas de acesso aberto em organizações que realizam investigação científica e agências financiadoras de ciência.

Pretende-se informar sobre os recentes desenvolvimentos políticos em Portugal e na Europa, apresentar a opinião e prática dos investigadores Portugueses relativamente ao Acesso Aberto e as orientações para a implementação de políticas de Acesso Aberto desenvolvidas no âmbito do Projeto MedOANet.

Webinar decorrente das atividades de disseminação do projeto MedOANet – Mediterranean Open Access Network (www.medoanet.eu), com o objetivo de não só informar sobre os mais recentes desenvolvimentos políticos em termos de Acesso Aberto em Portugal e na Europa mas também descrever o processo de implementação de uma política de Acesso Aberto.

Destinatários:

Decisores políticos, representantes de instituições que realizam investigação científica, financiadores de ciência e profissionais de informação que colaborem, participam ou pretendem participar em iniciativas de Acesso Aberto nas suas organizações.

Programa:

11h00 – O atual contexto político em Portugal e na Europa

11h10 – Opinião e prática dos investigadores Portugueses

11h20 – Diretrizes para a implementação de políticas de Acesso Aberto

11h35 – Exemplos de boas práticas

11h40 – Perguntas e respostas

Mais informações:

Gabinete de Projetos Open Access – Serviços de Documentação da Universidade do Minho, telefone: 253604982, e-mail: claraboavida@sdum.uminho.pt (consulte a apresentação do webinar em PDF).

Inscrições:

[contact-form-7 id=”2356″ title=”Inscrição no Webinar MedOANet”]

Out
24
Qui
2013
Comunicar Ciência: A Publicação Científica e os seus PúblicosCommunicating Science: Scientific Publication and its Audience @ Universidade da Beira Interior Faculdade de Artes e Letras - Polo 1
Out 24_Out 25 todo o dia

Dirigidas a professores, investigadores, estudantes e bibliotecários as presentes jornadas têm como propósito reunir peritos nas áreas das ciências e humanidades para reflectirem sobre o sentido das respectivas actividades, aprofundando algumas destas questões. Como comunicam os cientistas com os seus pares, e que consequências importa essa forma de o fazer para a ciência que produzem? Que desafios trazem os modos de publicação emergentes – nomeadamente publicação digital, open access, LOTE, o papel das actividades de arquivo e indexação, aspectos sociais e políticos da classificação e ranking de publicações, – e podem as Humanidades abraça-los sem reservas, são algumas das questões que orientam os trabalhos.

Comunicar Ciência: A Publicação Científica e os seus Públicos é um dos eventos associados à International Open Access Week.

Websitehttp://www.comunicarciencia.ubi.pt/conferencia/index.html

Webinar: O contributo do RCAAP para a melhoria da comunicação da ciência em PortugalWebinar: O contributo do RCAAP para a melhoria da comunicação da ciência em Portugal
Out 24@10:00_11:00

Sessão de apresentação de dados, indicadores e processos desenvolvidos no âmbito do projeto RCAAP que contribuíram para a melhoria da comunicação de ciência em Portugal e o seu contributo para a disponibilização cada vez maior de trabalhos científicos em acesso aberto para toda a comunidade.


Webinar desenvolvido no âmbito das atividades da Open Access Week do Gabinete de Projetos Open Access da Universidade do Minho.

Destinatários:

Investigadores, gestores de projetos, gestores de repositórios, administradores de ciência e profissionais de informação que pretendam conhecer a evolução e o impacto do projeto RCAAP.

Programa:

11h00 – Apresentação do projeto RCAAP: génese do projeto, João Moreira (FCT)

11h15 – Contributos do projeto RCAAP para a comunicação da ciência em Portugal, José Carvalho

11h40 – Perguntas e respostas

Mais informações:

Gabinete de Projetos Open Access – Serviços de Documentação da Universidade do Minho, telefone: 253604155, e-mail: jcarvalho@sdum.uminho.pt (consulte a apresentação do webinar em PDF).

Inscrições:

[contact-form-7 id=”2360″ title=”Inscrição no Webinar RCAAP”]

Out
25
Sex
2013
Webinar: Diretrizes Open Access da Comissão Europeia para projetos de investigação científicaWebinar: Diretrizes Open Access da Comissão Europeia para projetos de investigação científica
Out 25@10:00_11:00

Sessão de esclarecimento online para apresentar e clarificar as condições de publicação Open Access da Comissão Europeia que exigem que o investigador disponibilize em acesso aberto as publicações que resultem de investigação financiada pela União Europeia.

Webinar desenvolvido no âmbito das atividades de disseminação do projeto OpenAIREplus – Infraestrutura Open Access para a Investigação na Europa (www.openaire.eu), com o objetivo de apoiar os investigadores no cumprimento das condições Open Access no âmbito do 7º Programa Quadro, e apresentar as principais orientações para o programa Horizonte 2020.

Destinatários:

Investigadores, gestores de projetos, administradores de ciência e profissionais de informação que colaborem, participam ou pretendem participar em projetos com financiamento da Comissão Europeia, particularmente no âmbito do 7º Programa Quadro e do Conselho Europeu de Investigação.

Programa:

11h00 – Políticas de Acesso Aberto na Europa: o papel dos agentes financiadores da ciência, Eloy Rodrigues

11h15 – Cumprimento das condições Open Access da Comissão Europeia: o papel da infraestrutura OpenAIRE (Open Access para a Investigação na Europa), Pedro Príncipe

11h40 – Perguntas e respostas

Mais informações:

Gabinete de Projetos Open Access – Serviços de Documentação da Universidade do Minho, telefone: 253604983, e-mail: pedroprincipe@sdum.uminho.pt (consulte a apresentação do webinar em PDF).

INSCRIÇÕES:

[contact-form-7 id=”936″ title=”Inscrição no Webinar OpenAIRE (1ª sessão)”]

Nov
7
Qui
2013
I Congresso ISKO Espanha e PortugalI Congresso ISKO Espanha e Portugal @ Faculdade de Letras da Universidade do Porto
Nov 7_Nov 9 todo o dia

I Congresso ISKO Espanha e Portugal, subordinado ao tema Informação e/ou Conhecimento: as duas faces de Jano vai realizar-se nos dias 7, 8 e 9 de novembro de 2013, na cidade do Porto, e terá lugar na Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

O Capítulo Espanhol da ISKO, criado em 1991, passou a integrar diversos membros portugueses, estando em processo de mudança da sua denominação para ISKO España y Portugal e, por isso, o I Congresso ISKO Espanha e Portugal irá ter lugar no Porto, sendo, simultaneamente, o XI Congresso ISKO Espanha.

A organização do congresso está a cargo do centro de investigação CETAC.MEDIA (Centro de Estudos das Tecnologias e Ciências da Comunicação).

Website

Nov
14
Qui
2013
EuroCRIS @ Porto
Nov 14@9:00_Nov 15@19:00

From the website: http://www.eurocris.up.pt/

 

The Autumn membership meeting of the European Organization for International Research Information  (euroCRIS) will be held in the University of Porto. All sessions will take place at the Faculty of Law and the welcome reception in the historic building of the University. Both places are located in one of the campuses of the University of Porto, in the heart of the historic center of the city.

The European Organisation for International Research Information, a not-for-profit organization dedicated to the development of Research Information Systems and their interoperability, organises biannual membership meetings to involve the members actively in the euroCRIS actions and projects. The membership meetings have gradually evolved to mini-conferences and attract an increasing number of people.

Following the membership meeting held in Bonn last May, euroCRIS is organising the second membership meeting of 2013 which will take place in Porto, Portugal, the 14th-15thNovember, hosted by the University of Porto.

The euroCRIS membership meeting is structured as follows:

  • A euroCRIS overview session: in this session the Board and the Task Groups report from their meetings and on recent progress and plans. In this way all participants get a full survey of all on-going activities and of the action plan for the next six months.
  • A “national” session, in which experts from the organising country report on their CRIS and on recent progress and innovations.
  • The euroCRIS “Jostein Hauge” session, named after the founding father of euroCRIS, in which euroCRIS members report on recent innovations and implementations.
  • A special topic with position papers and/or invited lectures and discussions.
  • Parallel Task Group (TG) meetings with plenary back-reporting. Unlike the technical expert TG meetings, the TG sessions during the membership meetings are accessible to all members and are meant to inform them on ongoing work and plans and to discuss.

In the membership meeting also a CERIF tutorial is included for the local community and interested euroCRIS members.

The special topic for the Porto euroCRIS membership meeting is:

Services, models and architectures for R&D

Institutions are taking several approaches to manage R&D activities with the help of research administration infrastructures, like CRIS (Current Research Information Systems) and IR (Institutional Repositories). The scope of the services offered is very broad and different models and architectures are possible. Institutions go for commercial or in-house built CRIS or IR that may offer significantly different functionalities. IR and CRIS may interoperate, may be centralized at the national agencies level or distributed among universities and research institutes and may connect to other internal or external systems. The aim of this session is to discuss different approaches for services, models and architectures for research administration infrastructures and identify best practices impacting the performance of R&D management.

This meeting is aimed at R&D managers and practitioners as well as IS researchers and developers at universities, R&D institutes and companies, besides euroCRIS members.
A social programme including a welcome reception, a joint dinner and guided visits will allow time to discover the University of Porto and the beautiful city of Porto, giving the opportunity for some relaxation from the intensive work sessions.

Nov
20
Qua
2013
Sessão comemorativa do 10º Aniversário do RepositóriUM @ Biblioteca Geral da Universidade do Minho, Braga
Nov 20@18:00_20:00

Sessão comemorativa do 10º Aniversário do RepositóriUM que inclui o lançamento e apresentação do livro “Dez Anos de Acesso Aberto na UMinho e no Mundo“.

Fev
5
Qua
2014
Jornadas da FCCN 2014 @ Universidade de Évora
Fev 5_Fev 7 todo o dia

Jornadas da FCT/FCCN – Évora.

5 a 7 de fevereiro de 2014.

Mar
27
Qui
2014
XI Jornadas APDISXI Jornadas APDIS @ Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa
Mar 27_Mar 28 todo o dia

As XI Jornadas APDIS: “As Bibliotecas da Saúde: que futuro?” pretendem constituir um espaço de reflexão sobre o futuro das bibliotecas da área da saúde e, consequentemente, dos profissionais que aí desempenham funções, face à complexidade de abordagens que a problemática do acesso à informação científica e técnica apresenta nos nossos dias.

As Jornadas da APDIS constituem uma oportunidade privilegiada para os bibliotecários e demais profissionais de informação da área das Ciências da Saúde, provenientes de instituições diversas e, em muitos casos, geograficamente distantes, discutirem e aprofundarem conceitos, referenciarem e analisarem as boas-práticas existentes nesta área.

Mais nformação em: http://apdis.pt/jornadas/xi-jornadas/apresentacao

Abr
8
Ter
2014
Seminário da BAD em “Gestão de dados científicos: estratégias de intervenção nas bibliotecas” @ Biblioteca Nacional de Portugal
Abr 8@10:00_17:00

Seminário sobre “Gestão de dados científicos: estratégias de intervenção nas bibliotecas” integrado no ciclo de seminários BAD 2014 da Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas.

Seminário de seis horas a realizar em Lisboa, na Biblioteca Nacional de Portugal, no dia 8 de abril de 2014.

Mais informações: www.apbad.pt/Formacao/formacao_seminarios.htm.

Inscrições: www.bad.pt/new/index.php?option=com_rsform&formId=24.

Jun
2
Seg
2014
Congresso SciCom PT 2014 @ ICBAS/FFUP
Jun 2_Jun 3 todo o dia

Este ano, o congresso SciCom Portugal irá focar o papel da comunicação de ciência no desenvolvimento local, regional, nacional e internacional, em especial nas comunidades de língua portuguesa. (ver info em http://scicom.up.pt).

As comunicações serão organizadas em torno de 6 temas, abordados numa perspetiva teórica ou prática.
Sessões plenárias (3 e 4 de junho):

Sessão de abertura: Quem somos: Repensar a comunicação de ciência à luz da mediação de conhecimento (knowledge brokering)
Mesas Redondas sobre Comunicação de Ciência
Sessão de Encerramento: A ciência com e para a sociedade, no âmbito de uma perspetiva de Investigação e Inovação Responsável (RRI)

Sessões paralelas (3 e 4 de junho):

Temas:

Grassroots, Faça Você Mesmo (DIY), ciência de cidadãos (citizen science), projetos e atividades de ciência desenvolvidos em comunidades
Educação informal e projetos dirigidos a grandes públicos
Multimédia e projetos de arte e ciência
Atividades empresariais, angariação de fundos e marketing científico
Relação com os media, jornalismo científico e projetos influenciadores de políticas científicas
Projetos internacionais ou de larga escala em Ciência e Sociedade

Em cada tema podem ser apresentados trabalhos em duas vertentes:

a) Estudos teóricos e de avaliação
b) Apresentação de projetos e descrição de práticas

Demonstrações práticas (fim da tarde do dia 4)
Programa social (noite do dia 3)
Local:

Porto, ICBAS/FFUP (Mapa: http://tinyurl.com/ICBAS-localizacao)
Datas importantes:

• Abertura das inscrições e submissão de resumos das comunicações: 20 de Janeiro
• Data limite para o envio de resumos: 15 de Março
• Divulgação das comunicações aprovadas: 30 de Abril
• Encerramento das inscrições: 15 de Maio
• Congresso SciCom: 3 e 4 de Junho de 2014
Valor da Inscrição:

30 euros (incluindo almoços volantes, coffee-breaks, programa social e material informativo)

NOTA: As propostas mais bem classificadas serão aceites para apresentação oral. Todas as propostas que obtenham nota mínima na avaliação serão aceites para apresentação em poster.

Set
16
Ter
2014
Seminário da BAD em “Gestão de dados científicos: estratégias de intervenção nas bibliotecas” @ Universidade Portucalense
Set 16@9:00_16:00

Seminário sobre “Gestão de dados científicos: estratégias de intervenção nas bibliotecas” integrado no ciclo de seminários BAD 2014 da Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas.

Seminário de seis horas a realizar no Porto, na Universidade Portucalense, no dia 16 de setembro de 2014.

Mais informações: www.apbad.pt/Formacao/formacao_seminarios.htm.

Inscrições: www.bad.pt/new/index.php?option=com_rsform&formId=24.

Dez
2
Ter
2014
Open Access Policy in the EU & collaboratively exploring how to make it work conference @ Birkbeck College
Dez 2_Dez 3 todo o dia
Mai
8
Sex
2015
Bibliotecando em Tomar 2015 @ Instituto Politécnico de Tomar
Mai 8@9:00_Mai 9@17:00
Bibliotecando em Tomar 2015 @ Instituto Politécnico de Tomar | Tomar | Santarém | Portugal

Pelo sexto ano consecutivo o BIBLIOTECANDO EM TOMAR propõe um olhar plural sobre a nossa memória coletiva. Da multiplicidade de acontecimentos marcantes da nossa História, optamos, este ano, por empreender as LEITURAS DE ABRIL. Assim, neste seminário pretende-se observar com mais atenção as mudanças ocorridas na sociedade portuguesa no pós 25 de Abril. Este encontro quer ser antes de mais um espaço de reflexão, de partilha e de entendimento, dos acontecimentos ocorridos em 25 de Abril de 1974 e sobretudo das consequências que trouxeram para a sociedade nacional. Pretendemos discutir a questão da construção identitária portuguesa e da sua relação com as alterações sociais, políticas, culturais que o 25 de Abril de 1974 originou, pondo em destaque a importância que o 25 de Abril desempenha no processo de construção da identidade do povo português e do conhecimento.

Optamos por apresentar abordagens diferenciadas da problemática central, organizando-se os painéis em torno dos seguintes temas: Abril na educação e na ciência; Bibliotecas e livre acesso ao conhecimento; Representações de Abril nas Artes; Abril e a religião; Imprensa e sociedade – (r)evolução ou mudança?; Caminhos literários de Abril; Economia(s)?; Músicas de Abril.

Este encontro, que é simultaneamente uma ação de formação contínua, é promovido pelas seguintes entidades: Agrupamento de Escolas Templários; Câmara Municipal de Tomar; Centro de Formação ‘Os Templários’, Instituto Politécnico de Tomar e Rede de Bibliotecas Escolares.

Mai
19
Ter
2015
XIII Jornadas de Ciência da Informação @ Faculdade de Letras da U. Porto
Mai 19@9:00_18:00

Tema: Dados Abertos: Desafios para a Gestão de Informação

Local: Anfiteatro Nobre da Faculdade de Letras da Universidade do Porto

jornadasCI2015

Mai
21
Qui
2015
II Conferência Internacional Comunicar Ciência @ Universidade da Beira Interior Faculdade de Artes e Letras
Mai 21@14:00_Mai 22@18:00

Como comunicam os cientistas com os seus pares? Que consequências importa essa forma de o fazer para a ciência que produzem? Que desafios trazem os modos de publicação emergentes: publicação digital, open access, publicação predatória? A classificação e ranking de publicações tem implicações sociais e políticas? A produção científica que se não expressa em inglês está adequadamente representada nos actuais instrumentos de medição de ciência? Quais os melhores instrumentos quantitativos e qualitativos para o exame da ciência? Que têm as Ciências Sociais, e as Artes e Humanidades, a dizer de tudo isto? Estas são algumas das questões que orientam as jornadas.

Dirigidas a professores, investigadores, estudantes e bibliotecários, as jornadas Comunicar Ciência têm como propósito reunir peritos nas áreas das ciências e humanidades para reflectirem sobre a publicação científica e o sentido dessa actividade, e nesta segunda edição, muito especialmente, sobre as ameaças e os modelos, também de negócio, emergentes na área.

comunicarciencia_ubi

Mai
28
Qui
2015
Congresso SciCom Pt 2015 @ Centro Cultural de Lagos
Mai 28@9:00_Mai 30@18:00
Congresso SciCom Pt 2015  @ Centro Cultural de Lagos | Lagos | Distrito de Faro | Portugal

Na sequência das duas edições anteriores, Lisboa 2013 e Porto 2014, o Congresso de Comunicação de Ciência SciCom Pt 2015 em Lagos pretende ser um ponto de encontro de pessoas e projectos que envolvam a Comunicação de Ciência.
Sendo uma organização conjunta dos três Centros de Ciência Viva no Algarve, Lagos, Faro e Tavira, o Congresso decorrerá no Centro Cultural de Lagos e também no Centro Ciência Viva desta cidade.
Os dois primeiros dias do Congresso, 28 e 29 de Maio de 2015, serão dedicados à apresentação e discussão de trabalhos relativos a projectos em Comunicação de Ciência, para além da apresentação de palestras por parte de oradores convidados. O último dia, 30 de Maio, será dedicado a diversas áreas e que permitam aos participantes no Congresso adquirirem ou desenvolverem competências específicas em Comunicação de Ciência, da comunicação oral, a fontes de financiamento, passando pela comunicação e literacia visual.
Adaptando alguns dos elementos que compõem tradicionalmente os textos noticiosos, o SciCom Pt 2015 servir-se-á das habituais perguntas, relativas à Comunicação de Ciência, para servirem de âncoras motivacionais e organizadoras dos temas, projetos e experiências a serem apresentados e debatidos no Congresso.
Para além das dimensões referidas, pretende-se que o SciCom Pt 2015 seja também um espaço de contacto informal entre profissionais e não-profissionais e que de alguma forma estejam interessados e envolvidos na divulgação e envolvimento de todo o tipo de públicos na Ciência e Tecnologia. Assim, existirão momentos de informais de troca de experiências, demonstração de projectos, abordagens e novos caminhos para um cada vez maior envolvimento da Sociedade nos processos de tomada de conhecimento e de decisão que envolvam a Ciência.