Bootcamp 2024 de Formação de Formadores em Ciência Aberta

Está agendado para o próximo mês de setembro um Curso de Formação de Formadores em Ciência Aberta. O Serviço de Documentação e Bibliotecas da Universidade do Minho, através do seu Gabinete de Gestão de Informação Científica, Repositórios e Ciência Aberta e enquanto National Open Access Desk do OpenAIRE, promove este Bootcamp de Formação de Formadores em Ciência Aberta.

 

Interessa-se pela Ciência Aberta e Responsável ou está envolvido em atividades de suporte ao Acesso Aberto a Publicações ou à Gestão e Abertura de dados de Investigação? Organiza ou gostaria de organizar sessões de formação em Ciência Aberta, mas necessita de aprofundar conhecimentos e obter apoio? Quer partilhar boas práticas, experiências didáticas e aprender com os seus pares?

Datas importantes 
Prazo para candidaturas: 7 maio 2024 (inclusive)
Resultado das candidaturas: 22 junho 2024 
Bootcamp: 23-30 setembro 2024

Formulário de candidatura:
https://forms.office.com/e/eePGEKRuwq

O Bootcamp de Formação de Formadores em Ciência Aberta tem como objetivo capacitar formadores com conhecimentos e competências em Ciência Aberta, para que possam por sua vez transmiti-los aos investigadores e estudantes, ajudando a criar um ecossistema de investigação mais aberto, transparente e acessível.
O Bootcamp é um evento de formação de 6 dias, dedicado a capacitar formadores, recorrendo a dinâmicas interativas e técnicas pedagógicas específicas, para os domínios de Investigação e Inovação Responsável e Ciência Aberta.
Durante estes dias de intensa atividade e trabalho imersivo, pretendemos incrementar as suas competências enquanto formador(a), trabalhando tópicos de Ciência Aberta, tais como o Acesso Aberto a publicações, a gestão e abertura dos dados de investigação a comunicação de ciência e envolvimento com o público. O bootcamp será ainda espaço de sistematização de competências, técnicas e ferramentas de formação bem como da organização de eventos de formação.
Ao participar neste Bootcamp, ficará, com toda a certeza, mais capacitado com novas ferramentas que auxiliarão em futuras formações em Ciência Aberta na sua instituição ou comunidade.

 

Objetivos de aprendizagem 

  • desenvolver uma compreensão aprofundada sobre Ciência Aberta, publicação em Acesso Aberto, dados abertos, planos de gestão de dados, requisitos de Ciência Aberta no Horizonte Europa e serviços de apoio disponibilizados pelo OpenAIRE;
  • melhorar as competências para comunicar e ensinar, de forma eficaz, os conceitos acima mencionados, a investigadores, no apoio à investigação, a estudantes ou outras partes interessadas;
  • familiarizar-se com várias ferramentas que apoiam as melhores práticas em Ciência Aberta;
  • ganhar confiança e competências para lidar com questões desafiantes;
  • fazer parte da Comunidade de Prática de Ciência Aberta e RRI uma comunidade de formadores onde poderá partilhar experiências e debater tópicos relativos a formação nestas áreas, possibilitando trabalho em rede e colaboração.
 

 

Estrutura e plataforma

O Bootcamp proporcionará uma experiência de aprendizagem dinâmica e estimulante, combinando sessões online interativas na semana de 23 a 27 de setembro, e culminando numa sessão presencial, que acontecerá no dia 30 de setembro, bem como oportunidades de networking e trabalhos práticos. Terá a oportunidade de ouvir especialistas na matéria e de participar em debates e partilhar as suas próprias experiências como formador. A dimensão do trabalho em rede é uma componente central da conceção deste bootcamp, com uma variedade de atividades que incluem sessões de discussão e exercícios de grupo. Para além disso, a utilização do OpenPlato como plataforma de aprendizagem facilitará a formação do que desejamos sejam ligações duradouras entre a comunidade de formadores de Ciência Aberta.

 

Quem pode participar?

 

Bibliotecários, data stewards, profissionais de apoio à investigação, gestores e comunicadores de ciência, investigadores ou outros intervenientes que tencionem ministrar formação em Ciência Aberta.
Este é um curso de nível intermédio. Deve ter, no mínimo, alguns conhecimentos básicos sobre gestão de dados de investigação e de nível intermédio sobre publicação em acesso aberto.
Este Bootcamp é pensado para participantes provenientes e a exercer funções em Portugal e serão selecionados 30 participantes de todo o país, sendo a última sessão presencial no dia 30 de setembro, no Porto.

 

Compromissos e custos 

Ao candidatar-se, por favor considere se tem disponibilidade para frequentar a totalidade do curso, uma vez que para obter a certificação, deverá participar de forma ativa nas sessões síncronas (3 horas/dia) e presencial e ainda entregar as tarefas individuais e apresentar um trabalho de grupo final. Irá ainda necessitar de tempo para rever os materiais e também lhe será pedido que realize algumas atividades curtas na semana anterior ao Bootcamp.
É, ainda, esperado que os candidatos realizem pelo menos uma formação sobre um tema de Ciência Aberta na sua instituição ou comunidade no período de um ano após o término do Bootcamp.
Este curso terá um custo de inscrição de 50 euros (a pagar após processo de seleção), valor que representa custos administrativos com a sua organização.

 

 

Critérios de seleção

As candidaturas serão classificadas com base nos critérios definidos abaixo, com ponderações definidas pela organização:

  1. Motivação e interesse para participar no modelo de bootcamp;
  2. Potencial de replicação de formação na sua instituição ou comunidade;
  3. Experiência prévia de iniciativas ou ações de formação em tópicos de Ciência Aberta.

Estes critérios serão avaliados com base na resposta cuidada às perguntas constantes do formulário de inscrição. Solicitamos respostas adequadas e em conformidade com o limite de carateres (não devem ser enviados currículos).

 

Critérios adicionais: 

Em caso de igualdade de classificações poderá ser necessário recorrer a critérios adicionais para selecionar os participantes. Os critérios definidos são: i) Distribuição geográfica, ii) Equilíbrio de género.

 

Comité do programa do Bootcamp:  

Alexandre Rocha, André Vieira, Antónia Correia, Carla Marques, Eloy Rodrigues, Judite Dias, Paula Moura, Pedro Principe, Raquel Truta, Susana Costa (Universidade do Minho)