Sessão sobre o Acesso Aberto no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas

. 27 de Outubro de 2012 . 0 Comments

Enquadrada na Semana do Acesso Aberto realizou-se no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP) um seminário no qual proferi uma palestra intitulada “O Open Access ao Serviço da Ciência, dos Investigadores e das Universidades”.

Tive oportunidade de apresentar o Acesso Aberto e procurar responder às questões básicas (o que é, porque faz sentido e como concretizá-lo), falar das vantagens do Acesso Aberto e do seu impacto para os investigadores e académicos e as suas instituições, expor uma breve síntese sobre a evolução do Open Access na última década, e concluir com algumas considerações finais.

Registei com muito agrado a presença de dirigentes do ISCSP e o interesse da audiência que, não sendo muito numerosa, colocou diversas questões e demonstrando concordância com o princípio do Open Access e simultaneamente justas preocupações com os efeitos de uma transição para o acesso aberto realizada sobretudo através da via dourada, ou seja da publicação em revistas que cobram taxas de publicação. Seria útil que todos, em especial quem tem capacidade de tomar decisões a nível nacional e europeu, entendessem isso.

Fiquei com a esperança que este sessão tenha contribuido para que a prática do Acesso Aberto aumente na comunidade do ISCSP.

A apresentação realizada está disponível aqui:  O Open Access ao Serviço da Ciência, dos Investigadores e das Universidades.

Categorias: blogue & notícias, nacional, políticas, recursos & referência, repositórios, vídeos & apresentações

Diretor dos Serviços de Documentação da Universidade do Minho