Primeiros resultados do estudo aos investigadores em Portugal sobre Acesso Aberto

. 29 de Outubro de 2012 . 0 Comments

O estudo “Os investigadores em Portugal e a sua relação com o Acesso Aberto à produção científica” foi uma iniciativa enquadrada no âmbito dos Projetos Open Access desenvolvidos nos Serviços de Documentação da Universidade do Minho, nomeadamente os projetos europeus OpenAIRE, OpenAIREplus e MedOANet.

Para a recolha de dados, foi usado um inquérito por questionário, distribuído online e dirigido a todos os investigadores portugueses e em particular a participantes e coordenadores de projetos financiados pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) e pelo 7º Programa-Quadro da Comissão Europeia.

O estudo foi estruturado em 3 grandes grupos, para além de uma primeira secção dedicada à caracterização e identificação dos participantes. O primeiro reflete o nível de participação em projetos, o segundo é focado na opinião dos inquiridos relativamente ao acesso aberto e o terceiro é dedicado à prática de publicação e acesso aberto.


Os primeiros resultados foram apresentados em dois eventos recentes realizados no mês de outubro de 2012: CONFOA2012 e 11º Congresso BAD. Para este último evento foi produzido um artigo e uma apresentação com os principais resultados do estudo que estão acessíveis neste endereço: http://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/20521
A publicação do relatório final, e a disponibilização dos dados recolhidos no inquérito por questionário,  deverá ocorrer em Novembro de 2012.

Tags: , , , , , ,

Categorias: blogue & notícias, nacional, políticas, sobre os projetos

Sobre o Autor ()

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *