Resultados do estudo sobre os dados científicos gerados no âmbito da investigação produzida na Universidade do Minho

. 30 de Setembro de 2014

Os Serviços de Documentação da Universidade do Minho estabeleceram para os anos de 2014 e 2015 um plano de intervenção para serviços de suporte à gestão dos dados científicos gerados no âmbito da investigação produzida na UMinho. Este plano decorre de uma estratégia integrada dos SDUM para procurar garantir e propor sistemas e serviços de suporte à gestão de dados científicos na UMinho.

A gestão de dados científicos reveste-se atualmente de particular relevância no contexto das instituições de investigação e dos organismos financiadores da ciência, pelo que se tornou indispensável para os SDUM conceberem estratégias de atuação institucional que respondam à necessidade de maximização do valor dos dados gerados nas atividades de investigação, e em concreto às exigências dos organismos financiadores, em particular da Comissão Europeia, no quadro do Horizonte 2020, e da FCT, no contexto do piloto de dados da política de Acesso Aberto.

dados cientificos na uminho relatório

Acesso ao relatório completo em PDF

Como resultado de primeira etapa no desenvolvimento desta estratégia de ação – compreender a realidade atual da gestão dos dados científicos produzidos na UMinho – os SDUM publicaram recentemente o “Estudo sobre os Dados Científicos gerados no âmbito da investigação produzida na Universidade do Minho”.

Este relatório apresenta os resultados obtidos através de um inquérito realizado por questionário junto dos investigadores e centros de investigação da UMinho, com o intuito de se obter um melhor conhecimento sobre a natureza dos dados científicos, identificar o tipo de dados produzidos, as práticas de gestão associadas e averiguar a pertinência de serviços de suporte neste domínio.

O texto completo do relatório está disponível no RepositóriUM em http://hdl.handle.net/1822/29948, e os dados recolhidos com o inquérito por questionário estão igualmente acessíveis via RepositóriUM em http://hdl.handle.net/1822/299489.

Referências:

  • Rodrigues, Eloy; Boavida, Clara; Truta, Raquel; Príncipe, Pedro; Carvalho, José; Saraiva, Ricardo (2014). Análise dos resultados do inquérito sobre dados científicos produzidos na Universidade do Minho. Serviços de Documentação da Universidade do Minho. Disponível em linha: http://hdl.handle.net/1822/29948
  • Rodrigues, Eloy; Boavida, Clara; Truta, Raquel; Príncipe, Pedro; Carvalho, José; Saraiva, Ricardo (2014). Análise dos resultados do inquérito sobre dados científicos produzidos na Universidade do Minho [Dados]. Serviços de Documentação da Universidade do Minho. Disponível em linha: http://hdl.handle.net/1822/299489

Tags: ,

Categorias: institucional, publicações & documentos

Sobre o Autor ()

Especialista de Informação e Gestor de projetos Open Science. Bibliotecário. Chefe de Divisão nos Serviços de Documentação da Universidade do Minho.

Comentários encerrados.