Poster apresentado na ConfOA 2014 – Plano de intervenção dos Serviços de Documentação para suporte à Gestão dos Dados Científicos na UMinho
Os Serviços de Documentação da Universidade do Minho (SDUM) estabeleceram para os anos de 2014 e 2015 um plano de intervenção para os serviços de suporte à Gestão dos Dados Científicos na UMinho. Este poster apresenta as áreas estratégicas do plano, identificando os eixos de intervenção definidos pelos SDUM, indicando já algumas das ações específicas desenvolvidas.
A conceção deste plano reflete a necessidade de atuar de forma estruturada neste domínio emergente da atividade das bibliotecas e serviços de informação e documentação nas instituições de investigação e ensino superior. Esta nova área de intervenção resulta do alargamento do objetivo estratégico dos SDUM de contribuir para valorizar a investigação e o conhecimento produzidos na UM e do reconhecimento da importância de desenvolver serviços que suportem a ação dos investigadores na Gestão de Dados Científicos.
A elaboração deste plano teve como ponto de partida a compreensão de uma visão geral sobre o papel dos SDUM na gestão dos dados científicos na UMinho, fundamentalmente a partir da análise crítica das 10 recomendações da LIBER para o papel das bibliotecas na gestão de dados científicos. Para alicerçar a elaboração deste plano na necessária capacidade de atuação dos SDUM, foi realizada uma análise SWOT (identificando-se as forças, fraquezas, ameaças e oportunidades na Universidade e em particular nos SDUM), e estabelecendo as ações a desenvolver nas diferentes linhas de atuação.
Resumidamente, os eixos de intervenção na Gestão dos Dados Científicos estabelecidos no plano para atuação dos SDUM para os anos de 2014 e 2105 são os seguintes:
- Análise da realidade da gestão dos dados científicos produzidos na UMinho.
Inclui observação de práticas de produção, planeamento e armazenamento de dados científicos e estudo dos contextos institucionais dentro da UMinho.
- Serviços de apoio e consultoria na gestão de dados científicos.
Inclui planos de gestão de dados para projetos financiados e desenvolvimento de materiais informativos e guias formativos.
- Especificação de um serviço interno dedicado para dados científicos e desenvolvimento de competências dos colaboradores SDUM.
Focado essencialmente na formação interna da equipa dos SDUM tendo em vista a melhoria das competências e definição de serviços à comunidade.
- Desenvolvimento da política institucional para a gestão de dados científicos.
Participação ativa na discussão, formulação e implementação da política, incluindo a disseminação de boas práticas e o incentivo à adoção de políticas de dados abertos no ciclo de vida dos dados de investigação.
- Promoção da interoperabilidade de infraestruturas de dados científicos.
Estabelecimento de parcerias com investigadores, grupos de investigação, repositórios, arquivos e bases de dados para promover o acesso, utilização e partilha dos dados.
- Serviços de curadoria para o ciclo de vida dos dados científicos.
Apoiar os investigadores e grupos de investigação no ciclo de vida dos dados científicos (recolha, análise, armazenamento e publicação) providenciando serviços de armazenamento, pesquisa e acesso.
- Serviços de metadados para dados de investigação.
Inclui o reconhecimento e identificação de normas e esquemas de metadados e eventual envolvimento no desenvolvimento de serviços de metadados para dados científicos.
- Promoção da referenciação e citação dos dados científicos.
Promover a correta citação dos dados, clarificando regras a utilizar, melhorando a utilização dos identificadores persistentes.
- Serviço de repositório de dados científicos.
Diligenciar no sentido de criar um repositório de dados e/ou disponibilizar ou sugerir serviços de depósito de dados científicos.
- Melhorar a prática da gestão dos dados científicos e a disponibilização de dados abertos
Inclui o estabelecimento de metodologias internas para o planeamento da gestão de dados científicos e para a disponibilização de dados em acesso aberto devidamente documentados.
Ligações de referência:
- Análise dos resultados do inquérito sobre dados científicos produzidos na Universidade do Minho: http://hdl.handle.net/1822/29948
- Plano de intervenção dos SDUM para suporte à Gestão dos Dados Científicos na Universidade do Minho: http://openscience.usdb.uminho.pt/wp-content/uploads/2014/10/SDUM_PlanoIntervencao_GestaoDadosCientificos.pdf
- Poster apresentado na 5ª Conferência Luso-Brasileira de Acesso Aberto, 6-8 de oubro de 2014: http://tinyurl.com/o3jlrn5
Categorias: nacional, recursos & referência, vídeos & apresentações