PASTEUR4OA marcou presença na CONFOA 2014

. 13 de Outubro de 2014

De 6 a 8 de outubro de 2014 realizou-se a 5ª Conferência Luso-Brasileira de Acesso Aberto na Universidade de Coimbra e o projeto PASTEUR4OA marcou presença em diversos momentos, contando com a participação da coordenadora do projeto Victoria Tsoukala, do EKT – Grécia.

No dia 6 de outubro foi apresentado um poster sobre o projeto intitulado PASTEUR4OA: alinhamento estratégico de políticas de Acesso Aberto para a União Europeia, por Clara Boavida da Universidade do Minho.

poster pasteur4oa confoa

No dia 7, Pablo de Castro, representando o EuroCRIS, organização parceira do projeto, mencionou a importância do PASTEUR4OA na construção de redes de comunicação que contribuem para o desenvolvimento de serviços de qualidade através de uma efetiva interoperabilidade entre sistemas.

EuroCRIS_edited

No dia 8, teve lugar a reunião do Grupo de Trabalho Nacional sobre Acesso Aberto  com representantes de 14 instituições que realizam investigação científica, editores e financiadores de ciência de Portugal e ainda com a presença da coordenadora do projeto PASTEUR4OA. Este encontro teve como objetivo dar continuidade aos trabalhos realizados no ano anterior, no âmbito do projeto MedOANet, contribuindo para fortalecer a interação entre os vários intervenientes do sistema de comunicação científica em Portugal de forma a promover o desenvolvimento e a implementação de políticas de Acesso Aberto alinhadas com as recomendações da Comissão Europeia e Horizonte 2020.

A agenda dividiu-se em três momentos: no primeiro momento Eloy Rodrigues forneceu algumas informações sobre os recentes desenvolvimentos relativos ao Acesso Aberto. Intervieram também João Moreira sobre o SCOAP3 e Victoria Tsoukala sobre o projeto RECODE. Seguiu-se a apresentação da Política de Acesso Aberto da Fundação para a Ciência e a Tecnologia por Vasco Vaz. Finalmente, foi apresentado o projeto PASTEUR4OA com destaque para as atividades futuras que irão contar com a participação de membros deste grupo. A reunião decorreu com participação ativa  e discussões vivas, proporcionando uma excelente dinâmica. O nosso bem-haja a todos os participantes e à equipa do Serviço Integrado das Bibliotecas da Universidade de Coimbra pelo apoio na organização da iniciativa.

GTN pasteur4oa

Categorias: blogue & notícias, nacional, PASTEUR4OA, políticas, sobre os projetos