Webinar OpenAIRE: Identificação de projetos financiados nas publicações depositadas nos repositórios da rede RCAAP

. 5 de Agosto de 2015

A Universidade do Minho, enquanto secretariado nacional de Acesso Aberto da infraestrutura OpenAIRE, promove nos próximos dias 15 e 22 de setembro dois webinars para gestores de repositórios sobre como associar a informação dos projetos financiados às publicações depositadas nos repositórios da rede RCAAP.

Partindo dos casos de projetos com financiamento do 7º Programa-Quadro e Horizonte 2020 da Comissão Europeia (CE), e da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), os webinars têm como objetivo clarificar como podem os repositórios apoiar a aplicação dos requisitos Open Access no quadro destes programas de financiamento ou financiadores, dando a conhecer os recursos e ferramentas que o OpenAIRE disponibiliza para a rede de repositórios RCAAP.

openaire_projects

Os repositórios assumem hoje um papel central na realização das políticas e mandados dos organismos financiadores de ciência, particularmente na identificação de publicações e nos meios de monitorização dos resultados desses requisitos Open Access. Neste sentido, estes webinars, desenvolvidos no âmbito das atividades do projeto europeu OpenAIRE2020 em parceria com a rede RCAAP, serão um relevante contributo para a preparação dos profissionais de informação, gestores de repositórios, bibliotecários e administradores de ciência para melhor apoiarem investigadores e organismos envolvidos em projetos com financiamento da FCT ou CE (H2020 e 7ºPQ).

Programa dos webinars:

– Infraestrutura OpenAIRE e as políticas Open Access da Comissão Europeia e da FCT, Pedro Príncipe

– Como identificar os projetos financiados nos registos das publicações depositadas nos repositórios do RCAAP, Pedro Príncipe

  • Demonstração no RepositóriUM, Ricardo Saraiva
  • O Caso da Biblioteca Digital do IP Bragança, Clarisse Pais
  • Demonstração no Repositório Comum, José Carvalho

Perguntas e respostas

Inscrições via formulário: http://goo.gl/forms/OP6fAHvlPZ

Mais informações: http://openscience.usdb.uminho.pt/wp-content/uploads/2015/08/Webinar_setembro2015_OpenAIRE.pdf

Webinar_setembro2015_OpenAIRE

Tags: , , , ,

Categorias: OpenAIRE2020, sobre os projetos

Sobre o Autor ()

Especialista de Informação e Gestor de projetos Open Science. Bibliotecário. Chefe de Divisão nos Serviços de Documentação da Universidade do Minho.

Comentários encerrados.