Conteúdos Webinar – Serviços OpenAIRE para Gestores de Repositórios

. 23 de Abril de 2019

O OpenAIRE  disponibiliza uma grande variedade de serviços para apoiar o desenvolvimento e implementação da Ciência Aberta. Um dos serviços destacados neste Webinar é o Content Provider Dashboard, que oferece um conjunto de funcionalidades para gestores de repositórios, com vista à melhoria das suas coleções e a interoperabilidade com diretrizes globais.

Para além dos serviços em desenvolvimento, o OpenAIRE define também um conjunto de diretrizes para a interoperabilidade dos vários fornececores de conteúdos com o OpenAIRE (OpenAIRE Guidelines), para auxiliar os gestores de repositórios a expor os conteúdos das suas coleções, tendo em vista a sua integração com a infraestrutura OpenAIRE.

Para dar a conhecer estes serviços, os novos desenvolvimentos decorrentes da atualização das Guidelines do OpenAIRE e a expansão da Política de Aquisição de Conteúdos do OpenAIRE com impacto na interoperabiblidade dos repositórios, os Serviços de Documentação da Universidade do Minho levaram a cabo um Webinar destinado aos gestores de repositórios no passado dia 16 de abril.

Conteúdos do Webinar

O Webinar, dirigido por Pedro Príncipe e André Vieira, começa por apresentar as novidades na infraestrutura OpenAIRE, nomeadamente a expansão da Política de Aquisição de Conteúdos e as novas Diretrizes, destacando as principais implicações práticas para a interoperabilidade dos repositórios com o OpenAIRE, destacando-se o facto de o OpenAIRE pretender agregar todo o conteúdo e não apenas as publicações em Acesso Aberto ou com informação de financiamento.

No que às novas Diretrizes OpenAIRE diz respeito, foram também apresentado o trabalho em curso realizado pelo Projeto RCAAP para a atualização da infraestrutura seguindo as novas Guidelines OpenAIRE.

De seguida são apresentados os bastidores OpenAIRE, nomeadamente os serviços de back-end, text mining, broker, entre outros, com vista a uma melhor compreensão, por parte dos utilizadores dos serviços do OpenAIRE, sobre o modo de funcionamento do espaço de informação OpenAIRE e dos serviços ao utilizador.

De cariz mais prático, é apresentado de seguida o serviço OpenAIRE para gestores de repositórios, o Content Provider Dashboard, um ambiente de trabalho com serviços de enriquecimento de metadados, métricas de uso e monitorização da agregação. Para além da descrição e explicação do serviço, é também realizada uma demonstração ao vivo das funcionalidades mais relevantes.

Por fim, é realizada uma demonstração do serviço de descoberta do OpenAIRE (OpenAIRE Explore), explorando a forma como é exposta a informação pública dos repositórios registados no OpenAIRE.

Materiais

Os materiais resultantes deste Webinar estão disponíveis para consulta online em:

Tags: , , , , , , , , , , , ,

Categorias: interoperabilidade, OpenAIRE, políticas, repositórios, sobre os projetos, vídeos & apresentações

Membro do Gabinete de Gestão de Informação Científica, Repositórios e Ciência Aberta dos Serviços de Documentação e Bibliotecas da Universidade do Minho.