Conferência Open Science FAIR: resultados e recursos

. 1 de Outubro de 2019

No passado mês de setembro (16-18), teve lugar no Porto a Conferência Open Science FAIR, no Centro de Congressos da Alfândega do Porto.

Esta conferência foi uma iniciativa do projeto OpenAIRE, comissariado localmente pela Universidade do Minho, tendo ainda como projetos co-organizadores: FIT4RRI, EOSC Secretariat e FAIRsFAIR

O tema deste ano: “Sinergias para uma Investigação Sustentável, Aberta e Responsável”, teve como principal objetivo abordar algumas questões críticas, no atual panorama da investigação científica, numa tentativa de apontar caminhos possíveis nesta transição para a Ciência Aberta!

Com um foco especial em momentos de interação, partilha, troca de ideias e discussão, esta conferência baseou-se essencialmente em sessões paralelas de workshops.

Vários foram os temas versados nestas sessões: desde a abordagem pelos dados FAIR e às múltiplas valências na descoberta e acesso dos dados de investigação; às infraestruturas que as suportam, sustentam e permitem o acesso e a interoperabilidade entre sistemas, possibilitando assim que outras ferramentas atuem e liguem os diferentes resultados de investigação –  dados, publicações, outros projetos, financiadores, etc. 

As práticas de formação de formadores em Ciência Aberta e da Investigação Responsável foram de igualmente abordadas, com resultados bastante interativos e participados, elevando esta questão como ponto essencial no processo de apropriação de novas metodologias e práticas de “fazer” ciência.

Nas sessões plenárias foram debatidas questões associadas à ciência aberta; à avaliação da investigação e às diferentes métricas, metodologias e abordagens a ter em consideração; à adoção do Plan S e a necessidade de alcançar uma visão conjunta para o acesso aberto, onde possam ser integrados novos modelos à discussão, conferindo maior versatilidade e robustez. 

Na realidade, foram 3 dias intensos de discussão, partilha, de geração de ideias e criação de novas pontes e sinergias em torno da Ciência Aberta – veja aqui!

Todos os recursos desta conferência:

Apresentações
Vídeos
Fotografias

Tags: , , , , , ,

Categorias: OpenAIRE, sobre os projetos

Sobre o Autor ()

Colaboradora no Gabinete de Gestão de Informação Científica, Repositórios e Ciência Aberta | Serviço de Documentação e Bibliotecas | Universidade do Minho

Comentários encerrados.