Serviços OpenAIRE para Gestão de Dados de Investigação

. 29 de Novembro de 2019

O OpenAIRE, a Infraestrutura de Ciência Aberta para a Investigação na Europa, encerra em si a missão de organizar, produzir e disponibilizar serviços, ferramentas e informação de suporte à Ciência Aberta e a sua implementação. 

Do conjunto de serviços desenvolvidos no cumprimento da sua missão, este artigo destaca os que são dedicados à Gestão de Dados de Investigação (GDI). O Amnesia para anonimização de conjuntos de dados, o ARGOS para a elaboração de planos, o Zenodo para o depósito dos resultados de investigação, e o serviço de suporte à utilização destes serviços e apoio à  implementação de boas práticas na GDI.


ARGOS (https://devel.opendmp.eu/) é a nova plataforma de trabalho colaborativo para desenvolvimento de planos de gestão de dados. Apoia na conceção, gestão e partilha e criação de ligações entre os PGD e os produtos de investigação associados, preconizando um conjunto de boas práticas abertas e de dados FAIR.


Amnesia (https://amnesia.openaire.eu/) o mais recente serviço de anonimização que permite a remoção de informação confidencial ou pessoal dos dados. O Amnesia transforma dados relacionais e transacionais em conjunto de dados anonimizados, com garantias formais de privacidade.


Zenodo (https://zenodo.org) é um repositório aberto multidisciplinar, que permite aos investigadores a partilha e a preservação dos seus resultados de investigação, independentemente do formato e tamanho, e ainda a atribuição de PIDs. É uma excelente opção para o investigador que não tenha acesso a um repositório adequado ou a sua instituição não disponha de um repositório de dados.


Suporte (https://www.openaire.eu/support) é o serviço de capacitação e suporte que apresenta uma coleção variada de guias, factsheets, casos de uso e webinars, de onde se destacam os seguintes guias desenvolvidos recentemente na área da gestão e abertura de dados: Como tornar os dados FAIR; Como criar um PDG; Como encontrar um repositório confiável para depósito de dados; Como licenciar os dados de investigação; Como reutilizar dados de outros; Como proteger os dados; Como lidar com dados sensíveis.

Guias de suporte à Gestão de Dados de Investigação:

  • Como criar um Plano de Gestão de Dados
  • Como encontrar um repositório confiável para depósito de dados
  • Como licenciar os dados de investigação
  • Como reutilizar dados de outros
  • Como proteger os dados
  • Como lidar com dados sensíveis
  • Consulte todos os guias OpenAIRE em: https://www.openaire.eu/guides

    Neste sentido, alinham-se estratégias para a Gestão de Dados de Investigação, com base nos fundamentos da Ciência Aberta, onde se incentiva a clareza nos processos, nos instrumentos e políticas de base, fundamentais para toda a comunidade científica, para o seu uso, reutilização, produção, partilha e publicação dos dados, confiáveis e, fundamentais para validação de resultados, estimulando, assim, outras abordagens em Ciência.

    Tags: , , , , , , ,

    Categorias: GDI, OpenAIRE

    Sobre o Autor ()

    Membro do Gabinete de Gestão de Informação Científica, Repositórios e Ciência Aberta dos Serviços de Documentação e Bibliotecas da Universidade do Minho.

    Comentários encerrados.