Promoção de práticas e cultura de dados FAIR na Europa – O contributo do projeto FAIRsFAIR

. 18 de Dezembro de 2019

O projeto FAIRsFAIR Fostering Fair Data Practices in Europe – tem como objetivo disponibilizar soluções práticas para a utilização dos princípios dos dados FAIR (Findable, Accessible, Interoperable, Reusable) ao longo do ciclo de vida dos dados de investigação.

A sua ênfase está na promoção da cultura de dados FAIR e na adoção de boas práticas para tornar os dados FAIR. Este projeto irá desempenhar um papel fundamental no desenvolvimento de normas globais para a certificação FAIR de repositórios e dos dados neles contidos, contribuindo para as políticas e práticas que irão transformar o programa EOSC (European Open Science Cloud) numa infraestrutura operacional.

FAIRsFAIR

Com a duração de 30 meses, o projeto FAIRsFAIR iniciou a sua atividade em março de 2019, prolongando-se até fevereiro de 2022, estando previsto um conjunto de resultados que irão contribuir para a implementação de práticas FAIR, dos quais se destacam os seguintes:

• Aumento da produção e uso de dados FAIR,
  • Criação de um centro de competências FAIR para todas as comunidades,
  • Desenvolvimento de modelos e currículos académicos para a formação em gestão de dados FAIR e a sua integração nos programas universitários,
  • Handbook para a adoção de competências FAIR,
  • Mapeamento da oferta formativa sobre os princípios FAIR nas instituições de ensino superior,
  • Certificação e registo de repositórios compatíveis com os princípios FAIR, e
  • Construção de uma rede de repositórios confiáveis.

Principais resultados

Todos os detalhes do projeto e áreas de ação podem ser consultados em
 www.fairsfair.eu/the-project

Participação da Universidade do Minho

Os Serviços de Documentação da Universidade do Minho colaboram em diferentes áreas de ação do projeto, incidindo sobretudo nas atividades relacionadas com o desenvolvimento de competências FAIR no contexto do ensino superior, a integração da formação sobre dados FAIR nos currículos académicos e o mapeamento da oferta formativa existente.

Tags: , , , , ,

Categorias: FAIRsFAIR, sobre os projetos

Membro do Gabinete de Gestão de Informação Científica, Repositórios e Ciência Aberta dos Serviços de Documentação e Bibliotecas da Universidade do Minho.