DataRepositóriUM: apresentação pública no dia da Universidade

. 24 de Fevereiro de 2020

No dia em que a Universidade do Minho celebrou o seu 46.º aniversário (17 de fevereiro), fez-se a apresentação pública do repositório de dados – DataRepositóriUM – como novo serviço a ser disponibilizado à comunidade científica desta instituição.

A sessão teve lugar no espaço B-Lounge da Biblioteca Geral da Universidade do Minho, no Campus de Gualtar, sendo conduzida pelo Reitor, Rui Vieira da Silva e o Vice-reitor para a Investigação e Inovação, Eugénio Campos Ferreira, juntamente com os representantes dos Serviços de Documentação, Eloy Rodrigues e Pedro Príncipe. Foi feita a apresentação do DataRepositóriUM e das mais-valias associadas à sua efetivação e apropriação por parte da comunidade, por forma a acompanhar esta demanda da Inovação Aberta, da Ciência Aberta e da sua abertura para o Mundo, conforme palavras já proferidas pelo Comissário Europeu para a Investigação, Ciência e Inovação, Carlos Moedas.

A Universidade marca assim, uma vez mais, este espírito pioneiro que já é seu apanágio, desde 2003, momento em que apresentava o seu Repositório Institucional – RepositóriUM – fruto de uma política constante de promoção do Acesso Aberto e da Ciência Aberta, consubstanciado agora com o DataRepositóriUM, como parte integrante de um conjunto de serviços e ferramentas de suporte à investigação que se pretende levar a cabo.

O DataRepositóriUM foi concebido a partir do software open source – Dataverse – desenvolvido pela Universidade de Harvard, estando já a ser utilizado por mais de meia centena de instituições académicas e científicas de todo o mundo! A disponibilização deste serviço permitirá à comunidade científica depositar os seus dados de investigação, de uma forma controlada, com descrições associadas, com a atribuição de identificadores persistentes (DOI), possibilitando a citação creditada ao autor, a disseminação de forma controlada, ou seja, dar acesso a uma ciência que se pretende mais transparente e ágil.

Neste dia, foi igualmente anunciada a nova página no portal da Universidade, dedicada à Ciência Aberta e ao trabalho que tem vindo a ser desenvolvido nesta área!

Na realidade esta sessão tornou-se rapidamente num espaço de partilha, de esclarecimento a perguntas feitas por uma comunidade ávida, curiosa e que há muito ansiava por um serviço desta natureza.

Tags: , , ,

Categorias: blogue & notícias, dados científicos, institucional, repositórios

Colaboradora no Gabinete de Gestão de Informação Científica, Repositórios e Ciência Aberta | Serviço de Documentação e Bibliotecas | Universidade do Minho