OpenAIRE-Nexus
O projeto OpenAIRE-Nexus dá continuidade a projetos anteriores do OpenAIRE, tendo como objetivo central o desenvolvimento e disponibilização à comunidade de um conjunto de serviços para implementar e acelerar a adoção da Ciência Aberta no contexto da EOSC – European Open Science Cloud.
O projeto irá desenvolver um conjunto de atividades com vista a:
- Incorporar a utilização dos serviços nos fluxos de trabalho dos investigadores, facilitando-lhes a aceitação e adoção de práticas de Ciência Aberta, de abertura e adoção dos dados FAIR.
- Disponibilizar as ferramentas necessárias a instituições e comunidades de investigação para tornar os seus conteúdos mais visíveis e localizáveis.
- Auxiliar os decisores a compreender melhor o ambiente da prática de Ciência Aberta em novos incentivos, critérios de recompensa científica, indicadores de impacto, de modo a aumentar o potencial de investigação e inovação.
- Fomentar a inovação, fornecendo às PME dados abertos sobre a produção científica.
Para tal, o projeto OpenAIRE-Nexus disponibiliza catorze serviços no contexto da implementação da EOSC, prestados por instituições públicas, e-infraestruturas e empresas, estando estruturados em três portfólios:
PUBLISH (Zenodo, EpiSciences, Amnesia, ARGOS),
MONITOR (MONITOR, OpenCitations, ScholExplorer, UsageCounts, Open Science Observatory, OpenAIRE AAI) e
DISCOVER (PROVIDE, EXPLORE, CONNECT).
Alguns dos serviços são já amplamente utilizados na Europa e não só, e estão integrados no OpenAIRE-Nexus para a constituição de um portfólio uniforme de serviços de Ciência Aberta para a EOSC.
Sobre a participação da Universidade do Minho
A colaboração dos Serviços de Documentação e Bibliotecas é centrada sobretudo nas atividades de suporte e formação para os utilizadores e fornecedores dos serviços do OpenAIRE, incluindo o desenvolvimento de ações de disseminação e comunicação das atividades e resultados do projeto.
Início: 01/01/2021
Fim: 30/06/2023
Duração: 30 meses
Website: www.openaire.eu/openaire-nexus-project