Preservação Digital com Plugin PKP PN no Open Journal Systems (OJS)

. 26 de Novembro de 2021

A Public Knowledge Project (PKP) desenvolveu a PKP Preservation Network (PKP PN) com o objetivo de garantir a preservação digital das revistas que utilizam o sistema de gestão editorial Open Journal Systems (OJS), através do sistema LOCKSS. 

O Open Journal Systems (OJS) contém o plugin PKP PN, que é um meio para preservar os conteúdos das revistas na PKP Preservation Network (PKP PN). O plugin, quando ativado, verifica o conteúdo novo e alterado de cada revista e recolhe-o automaticamente, adicionando o seu conteúdo ao PKP PN, sem ser necessária intervenção manual. Este plugin não requer um registo. No entanto, o(s) editore(s) da revista devem concordar com uns Termos de Utilização, na medida em que é o que determina automaticamente se a revista registada satisfaz os requisitos mínimos de inclusão. 

O(a) editor(a) da revista poderá acompanhar o estado dos seus depósitos, na medida em que essa informação é disponibilizada no plugin, na aba Situação, como poderá ver abaixo.

Pode saber mais sobre este plugin no artigo Preservação Digital com Plugin PKP PN disponibilizado no website do PUB IN.

Ligações Úteis:

PKP – http://pkp-pln.lib.sfu.ca/docs/status 

Categorias: sobre os projetos

Sobre o Autor ()

Membro do Gabinete de Gestão de Informação Científica, Repositórios e Ciência Aberta dos Serviços de Documentação e Bibliotecas da Universidade do Minho.

Comentários encerrados.