Centro de Competências sobre dados FAIR

. 17 de Dezembro de 2021

Ponto de referência de recursos sobre os dados FAIR

O Centro de Competências FAIRsFAIR é o resultado da sinergia entre o projeto FAIRsFAIR e comunidades de investigação. Tem como propósito ser um espaço onde as comunidades reúnam as suas melhores práticas de diferentes domínios, tornando o Centro de Competências um ponto de referência no que diz respeito aos dados FAIR.

www.fairsfair.eu/competence-centre

O papel do Centro de Competências está estruturado em torno de 3 pontos-chave:

• Aconselhamento: espaço de trabalho em rede para permitir a colaboração dos stakeholders e o encaminhamento das pessoas para conhecimentos especializados em áreas temáticas.
  • Harmonização: para descrever consistentemente os recursos relacionados com a gestão de dados FAIR; proporcionar a liderança na harmonização de políticas, ferramentas e recursos.
  • Divulgação: divulgação de material de formação e cursos; permitir a partilha das melhores práticas.

FAIRsFAIR knowledge base

Uma coleção de materiais de formação reutilizáveis, guias, publicações e outras ferramentas para auxiliar os administradores de dados, decisores políticos e investigadores na gestão de dados de acordo com os princípios FAIR.

Training Library
uma coleção de materiais de formação reutilizáveis, guias, publicações e outras ferramentas.

FAIR Data Forum
um espaço aberto aos utilizadores (indivíduos, instituições, organizações) para colocar questões, respostas, comentários relativos à gestão de dados FAIR

um espaço onde encontrar artigos e publicações sobre formação e não só

Training activities
incluem ações de formação para a comunidade da ciência dos dados na Europa; programas de ciência de dados nas universidades; e integração de competências de dados FAIR nas ofertas de formação existentes.

Tags: , , ,

Categorias: dados científicos, FAIRsFAIR, GDI, sobre os projetos

Membro do Gabinete de Gestão de Informação Científica, Repositórios e Ciência Aberta dos Serviços de Documentação e Bibliotecas da Universidade do Minho.