PortAberta: Portal de Investigação para a Ciência Aberta

. 20 de Janeiro de 2022

A operação PortAberta – Portal de Investigação para a Ciência Aberta – tem como promotores a Universidade do Minho (UMinho) e o Instituto Politécnico de Bragança (IPB).

Pretende colmatar a necessidade partilhada entre ambas as instituições ao nível da criação de um CRIS (Current Research Information Systems) e Portal de Investigação, como ferramenta para apoiar e reforçar a sua afirmação na investigação e desenvolvimento e a aposta na Ciência Aberta.

A operação PortAberta resulta dos percursos similares que a Universidade do Minho e o Instituto Politécnico de Bragança têm realizado no domínio do Acesso Aberto e Ciência Aberta, sendo ambas instituições reconhecidas nestes domínios, e encontrando-se ambas perante a necessidade de estabelecer os seus portais de investigação alinhados com esses percursos e alavancando os sistemas e ferramentas que já possuem.

O projeto resulta de uma candidatura apresentada no âmbito do Sistema de Apoio à Modernização e Capacitação da Administração Pública (SAMA2020) da Agência para a Modernização Administrativa (AMA). É cofinanciado pelo Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (COMPETE 2020) do Portugal 2020 e pela União Europeia através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

Possui como prazo de execução dois anos, sendo que o início formal ocorreu dia 01 de julho de 2021 e tem como data final dia 30 de junho de 2023.

Tags: , , , , , ,

Categorias: blogue & notícias, institucional, nacional, PortAberta, sobre os projetos, temático