Love Data Week 2022 assinalada na UMinho pelo seu Serviço de Documentação e Bibliotecas #LoveData22

. 16 de Fevereiro de 2022

A Love Data Week é um evento internacional de divulgação coordenado por especialistas em dados de investigação, na sua maioria provenientes de bibliotecas académicas, arquivos ou centros de dados de investigação, dinamizado pelo ICPSR. À semelhança da Semana do Acesso Aberto, o objetivo do evento #LoveDataWeek é sensibilizar e desenvolver uma comunidade interessada em tópicos relacionados com a gestão de dados de investigação, partilha, preservação, reutilização, e serviços de dados de investigação oferecidos pelas bibliotecas.

Nas Bibliotecas da UMinho aderimos à #LoveDataWeek destacando diariamente os serviços que disponibilizamos à comunidade UMinho para apoiar a abertura e gestão de dados de investigação.

#LoveData22

1º dia

Destaques das Bibliotecas UMinho na #LoveDataWeek – Sabia que temos na UMinho um serviço de Repositório de Dados de Investigação DataRepositóriUM https://datarepositorium.uminho.pt/ para partilhar, publicar e gerir dados.

2º dia

2º destaque das Bibliotecas UMinho na #LoveDataWeek >>> Sabia que há um guia online disponível com informação de suporte e tutoriais vídeo para ajudar a utilizar o Repositório de Dados da UMinho – DataRepositóriUM https://guias.sdum.uminho.pt/datarepositorium.

3º dia

3º destaque das Bibliotecas UMinho na #LoveDataWeek >>> Sabia que temos disponível publicamente o guia “Essencial da gestão e abertura de dados de investigação” – https://guias.sdum.uminho.pt/dados  com informação de apoio para planos de gestão de dados e repositórios de dados abertos.

4º dia

4º destaque das Bibliotecas UMinho na #LoveDataWeek >>> Sabia que existe um diretório mundial de Repositórios de Dados de Investigação www.re3data.org – onde o Repositório de Dados Institucional da UMinho (DataRepositóriUM) está registado com o seguinte DOI: http://doi.org/10.17616/R31NJMNP.

5º dia

5º destaque das Bibliotecas UMinho na #LoveDataWeek >>> Sabia que é mesmo muito fácil começar a utilizar o nosso DataRepositóriUM – basta aceder ao guia de adesão em 10 passos para verificar isso mesmo – http://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/75047.

Tags: , ,

Categorias: blogue & notícias

Sobre o Autor ()

Especialista de Informação e Gestor de projetos Open Science. Bibliotecário. Chefe de Divisão nos Serviços de Documentação da Universidade do Minho.

Comentários encerrados.