Projeto PUB In abre Call para Alojamento de Revistas Científicas

. 25 de Julho de 2022

Está aberta a Call para Alojamento de Revistas Científicas do Projeto PUB In. Abaixo disponibilizamos o conteúdo da call, que está disponível no website do projeto.

Informam-se as entidades editoras de revistas científicas que, de 25 de julho a 18 de setembro de 2022, se encontra aberto o período de manifestação de interesse e candidatura ao Serviço de Alojamento de Revistas Científicas (SARC), integrada na iniciativa nacional PUB In. 

O SARC oferece um conjunto de serviços associados ao alojamento de revistas científicas, tais como a gestão e manutenção das infraestruturas (equipamentos e software base) e das aplicações de suporte à gestão e operação das revistas científicas (ciclo de vida editorial e disponibilização de conteúdos). Estão excluídos do SARC todas as tarefas relacionadas com a componente editorial e de design da revista. 

Esta candidatura incide sobre a modalidade SARC Light que inclui o apoio inicial à parametrização das aplicações de gestão e operação das revistas científicas e o serviço de apoio (helpdesk). Designado de Light, este serviço não inclui acompanhamento e consultoria às revistas, apenas a disponibilização do software como serviço. 

As entidades editoras que estejam interessadas em alojar as suas revistas científicas no SARC deverão comunicar esse interesse enviando uma mensagem de correio eletrónico para o endereço  info@pubin.pt  com os seguintes elementos: 

  1. Nome da instituição/editora; 
  1. Breve caracterização da revista – 1 a 2 páginas com informação relevante sobre a revista: título da revista, periodicidade (meses de publicação), nome da entidade editora, área científica, ISSN, ISSN, Online (se aplicável), URL do sítio web da revista (se aplicável), períodos de embargo ao acesso aberto aos artigos (se aplicável), política de copyright, corpo editorial, política editorial (com/sem revisão), números publicados, número de artigos publicados nos últimos 3 anos; 
  1. Breve caracterização da entidade editora – nome da editora, natureza e enquadramento organizacional (editora universitária, associação científica, etc.) e revistas publicadas; 
  1. Identificação e contactos dos responsáveis 
  1. Assinatura e aceitação da declaração de compromisso que caracteriza o serviço e define as responsabilidades da entidade gestora. 

A candidatura será considerada elegível se cumprir todos os critérios de elegibilidade que se seguem

  1. Publicação científica periódica, publicando maioritariamente artigos científicos (sem prejuízo da publicação de outras tipologias como notícias, recensões, cartas, revisões de literatura, etc.); 
  1. Publicação de uma entidade portuguesa ou sedeada em Portugal; 
  1. Publicação em acesso aberto da versão digital (sem prejuízo da existência de outras edições) 

O processo de seleção privilegia as publicações que reúnem os seguintes requisitos: 

  1. Revisão por pares dos artigos publicados; 
  1. Existência de um conselho editorial com composição pública; 
  1. Maior longevidade da publicação; 
  1. Maior número de artigos publicados nos últimos 3 anos; 

O processo de seleção terá ainda em conta a preocupação de se assegurar a maior diversidade possível de áreas científicas e de entidades editoras. 

As revistas que forem aceites terão de adotar as seguintes boas práticas e inovações na publicação científica, por forma a abraçar os conceitos de Ciência Aberta, nomeadamente: 

  • Uso de identificadores de autor; (obrigatória) 
  • Adotar a Publicação Contínua; (obrigatória) 
  • Adoção de revisão por pares aberta; (recomendada) 
  • Publicar textos completos no formato JATS-XML; (recomendada) 
  • Assegurar a disponibilização dos dados de investigação das publicações em repositórios próprios; (recomendada) 

Da análise das manifestações de interesse resultará a seleção. Os resultados serão comunicados a todas as entidades editoras que apresentem manifestações de interesse. As revistas aceites neste processo de candidatura serão integradas no INDEXAR – Diretório de Recursos Digitais do Conhecimento e no Portal RCAAP

As entidades editoras que não sejam selecionadas nesta fase ficarão desde já numa bolsa de candidatos que, mediante confirmação, integrarão a próxima fase de manifestações de interesse, para a seleção de mais instituições. 

O projeto PUB In, desenvolvido pela Universidade do Minho (UM) e a Fundação para a Ciência e Tecnologia/Fundação para a Computação Científica Nacional (FCT/FCCN), surge para dar resposta às necessidades atuais da publicação científica. Tem como principais objetivos: 

  • Promover a gestão integrada da presença de revistas científicas nacionais em acesso aberto em diretórios e plataformas de indexação nacionais e internacionais; 
  • Criar um ecossistema de gestão dessas revistas por forma a simplificar, integrar e tornar coerente a oferta atual de plataformas para a gestão do ciclo de vida (submissão, revisão, publicação) editorial de revistas científicas nacionais; 
  • Atualizar o serviço SCIELO Portugal para alinhar com as diretivas centrais e integrar novas normas da comunidade. 
  • Modernizar as plataformas de gestão do ciclo de vida editorial por forma a abraçar os conceitos de Ciência Aberta tais como open peer review ou o open annotations, bem como os novos paradigmas de relacionamento com o cidadão e o uso de formatos e protocolos reconhecidos internacionalmente. 
  • Promover a preservação digital dos objetos digitais das revistas científicas. 

Para qualquer informação ou esclarecimento adicional deverão contactar o Projeto PUB IN através do endereço  info@pubin.pt

Tags: ,

Categorias: blogue & notícias, nacional, Pub In, revistas

Sobre o Autor ()

Membro do Gabinete de Gestão de Informação Científica, Repositórios e Ciência Aberta dos Serviços de Documentação e Bibliotecas da Universidade do Minho.

Comentários encerrados.