Projeto PATTERN – Promovendo a Investigação e Inovação Aberta e Responsável: o papel da UMinho

. 4 de Outubro de 2023

Em janeiro de 2023, o projeto – PATTERN – Empowering Open and Responsible Research and Innovation – foi oficialmente lançado em Roma, nas instalações da APRE (Agency for the Promotion of the European Research), que coordena o projeto. O principal objetivo do projeto PATTERN é promover a prática da Investigação e Inovação Aberta e Responsável (Open RRI) desenvolvendo e testando atividades de formação para investigadores em todas as fases das suas carreiras.

Neste momento o projeto encontra-se em fase de finalização da etapa “Consolidação do Conhecimento”. Até agora foi realizado um mapeamento sistemático e uma análise abrangente das oportunidades de aprendizagem de última geração para investigadores em Open RRI. Estes esforços foram integrados com atividades de aprendizagem mútua que identificam práticas emergentes e obstáculos nas práticas de Open RRI (Investigação e Inovação Aberta e Responsável).

Na fase inicial do projeto levou a cabo um inquérito para explorar a perceção e as oportunidades de aprendizagem existentes para investigadores em Open RRI. O inquérito fornece informações interessantes sobre os vários aspetos, tipos, modalidades e necessidades dos investigadores no que diz respeito à formação em Open RRI. Pode encontrar o inquérito aqui.!

O que se segue no Projeto?

Na próxima fase do projeto, o consórcio vai dedicar-se ao desenvolvimento de programas de formação que sejam desenhados e ajustados para responder às necessidades dos utilizadores finais, ao longo de dois ciclos de aprendizagem. Todos os programas de formação estarão disponíveis em acesso aberto na futura plataforma de formação PATTERN, um ponto único para aceder a materiais e currículos relacionados com o Open RRI. Está interessado? Subscreva a newsletter do PATTERN aqui!

Qual é o papel da Universidade do Minho (GGICRCA) no projeto PATTERN?

A atuação do Gabinete de Gestão de Informação Científica, Repositórios e Ciência Aberta, do Serviço de Documentação e Bibliotecas da Universidade do Minho, cobrirá de forma transversal todos os pacotes de trabalho deste projeto. Aqui inclui-se o contributo no estado da arte e avaliação de recursos formativos; o desenvolvimento de uma plataforma de formação, bem como o desenvolvimento de planos de formação; passando pela participação ativa na fase de testes (piloto) dos módulos de formação e o desenvolvimento de políticas para aplicação de práticas de Investigação e Inovação Abertas e Responsáveis; finalizando com a participação em atividades de comunicação e disseminação.

• Nome do Projeto – PATTERN – Empowering Open and Responsible Research and Innovation
  • Duração do projeto – 1.jan.2023 – 31.jun.2026
  • Referencia do projeto (financiamento) 101094416 – HORIZON-WIDERA-2022-ERA-01
  • Página oficial – https://www.pattern-openresearch.eu/