Um olhar sobre os resultados do 10.º Fórum GDI!

. 23 de Novembro de 2023

Após 2 dias de trabalho nesta 10.º edição do Fórum de Gestão de Dados de Investigação é chegado o momento de passar em revista e refletir sobre alguns momentos e resultados que construímos. Para os presentes e ausentes informamos que já poderão assistir às gravações e aceder às apresentações, que igualmente já estão disponíveis no site do evento.

Diversidade e qualidade das apresentações:

Com mais de 110 participantes, as duas sessões de Flash talks (1) (2) e a sessão dos pósteres foram o ponto alto do evento e de maior destaque para a comunidade que trabalha ativamente nesta área. A diversidade e riqueza dos tópicos explorados, refletiram a consolidação de conhecimento, de novas competências adquiridas e crescente experiência da comunidade no que toca ao suporte à GDI. Cada uma destas sessões contribuíram para uma troca de ideias e dinâmicas muito construtivas.

Workshops que despertaram reflexões:

O workshop sobre Data Stewardship e o Café com Dados sobre Repositórios confiáveis, interoperáveis e sustentáveis foram de enorme relevância e despoletaram uma forte interação dos participantes. Estes mergulharam durante duas horas em discussões detalhadas, onde foram apresentadas e analisadas as competências, as boas práticas e desafios associados às funções no suporte à GDI, contribuindo para a análise e discussão de um quadro de competências para o contexto português. A sessão de Café com Dados proporcionou uma plataforma única para analisar questões críticas no desenvolvimento de repositórios confiáveis, interoperáveis e a importância da certificação. Analisaram-se também procedimentos de curadoria de dados, destacando casos de estudo que proporcionaram momentos de exploração e de partilha de boas práticas.

Atualizações impactantes da FCT:

As últimas notícias da FCT sobre a iniciativa Pólen foram inspiradoras. Os casos de uso do repositório de dados revelaram como a FCT está a impulsionar a investigação e a inovação através da GDI, reafirmando o compromisso em impulsionar a comunidade científica para novos horizontes.

Programa Nacional de Ciência Aberta e Dados de Investigação

As atualizações do Programa Nacional de Ciência Aberta e Dados de Investigação deixam-nos com fortes espectativas para o futuro. As direções traçadas, os objetivos delineados e o convite para participação ativa abrem portas para uma colaboração contínua e avanços significativos na Gestão de Dados de Investigação.

Em resumo, o 10.º Fórum GDI foi mais do que uma conferência; foi um catalisador para a inovação, para a aprendizagem e fortalecimento desta comunidade. Os resultados conquistados durante estes dias certamente continuarão a ter eco nas nossas agendas, inspirando futuras colaborações e projetos.

Agradecemos a todos os participantes, oradores e colaboradores por terem tornado este evento possível.

Até ao 11.º Fórum GDI, continuaremos a fazer juntos o caminho na Gestão de Dados de Investigação!

Tags: , , , , , , ,

Categorias: dados científicos, GDI, nacional, repositórios

Colaboradora no Gabinete de Gestão de Informação Científica, Repositórios e Ciência Aberta | Serviço de Documentação e Bibliotecas | Universidade do Minho