20 Anos de Contribuição Científica: RepositóriUM celebra Duas Décadas de Inovação e Impacto Global

. 29 de Novembro de 2023

No dia 20 de novembro, o Serviço de Documentação e Bibliotecas da Universidade do Minho (USDB) comemorou o vigésimo aniversário do RepositóriUM, que marcou duas décadas desde a sua apresentação pública em 2003. Sob o tema “20 anos do RepositóriUM: a partilhar conhecimento da UMinho para o Mundo“. A celebração reuniu figuras relevantes da Universidade tais como Eugénio Campos Ferreira, Vice-Reitor para a Investigação e Inovação, Eloy Rodrigues, Diretor da USDB, Pedro Príncipe, Chefe de divisão do Gabinete de Gestão de Informação Científica, Repositórios e Ciência Aberta da USDB, e Ricardo Saraiva, Gestor do RepositóriUM.

Destacando a relevância internacional do RepositóriUM, a celebração contou também com a participação de individualidades na área da Ciência Aberta, com os seus testemunhos sobre o impacto deste repositório no cenário científico mundial.

No âmbito desta iniciativa, também se destacaram dados relevantes da atividade do RepositóriUM sob o mote “20 anos, 20 factos”, que ofereceu uma oportunidade única para refletir sobre a trajetória impressionante do RepositóriUM. Desde a sua apresentação em 2003, foi pioneiro em Portugal, sendo reconhecido como o primeiro repositório institucional do mundo lusófono. Atualmente, reúne mais de 84.100 documentos, estando 80% deles disponíveis em Acesso Aberto.

A globalidade do RepositóriUM é evidenciada pelo seu alcance, tendo recebido visitantes de 238 países ao longo dos anos. Com mais de 30 milhões de downloads registados até o momento, destaca-se pela média de 5679 downloads por dia.

Como curiosidade, o documento mais consultado acumula mais de 215.000 downloads, evidenciando a relevância e influência contínua do RepositóriUM na disseminação do conhecimento científico.

Ao completar duas décadas, o RepositóriUM não apenas testemunha a evolução da investigação académica, mas também desempenha um papel crucial na promoção da transparência e acessibilidade no âmbito da Ciência Aberta. Com um legado de inovação e contribuições significativas, o RepositóriUM continua a ser um catalisador essencial na partilha do conhecimento da UMinho para o mundo, consolidando o seu lugar como um marco vital na história da academia.

Tags: , , ,

Categorias: institucional, repositórios, RepositoriUM