“Love Data Week” na UMinho e ‘Escola de Inverno’

. 22 de Fevereiro de 2024

No âmbito da “Love Data Week”, iniciativa internacional promovida pelo “Institute for Social Research da University of Michigan”,  a Unidade de Serviço de Documentação e Bibliotecas (USDB), através do seu Gabinete e Gestão de Informação Científica, Repositórios e Ciência Aberta (GGICRCA), promoveu a segunda edição da Escola de Inverno de Dados Abertos entre 14 e 16 de fevereiro. Durante esta semana também se apresentou a nova ferramenta OpenDMP PortAberta da Universidade do Minho (UMinho), uma ferramenta para criação e gestão de Planos de Gestão de Dados, através da realização do Webinar “Como elaborar um Plano de Gestão de Dados de Investigação”, especialmente dedicado à comunidade da UMinho.

A Escola de Inverno reuniu durante três tardes mais de três dezenas de participantes, de diferentes unidades de investigação da universidade, entre alunos dos ciclos de mestrado e doutoramento, investigadores, docentes e funcionários. No primeiro dia contamos com a apresentação da temática dedicada à “Gestão e Abertura de Dados de Investigação: a gestão e partilha de dados ao longo do ciclo de vida da investigação”, por Pedro Príncipe. Deu-se igualmente uma visão global sobre os “Planos de Gestão de Dados: o que é um Plano de Gestão de Dados (PGD), Requisitos das entidades financiadoras e os modelos de PGD”, com apresentação de Antónia Correia. Num segundo momento, mais prático, foram dinamizadas três sessões paralelas em sistema de “rodízio”, de forma a promover uma melhor discussão dos temas. Foram elas: “Armazenamento de dados: Como identificar as ferramentas adequadas?”, por Paula Moura e André Vieira, “Planos de gestão de dados: Utilização do OpenDMP – análise crítica e modelos”, por Pedro Príncipe e “Consent forms”, por Antónia Correia.

Figura 1: Interação dos participantes

No segundo dia debateu-se a “Preparação e organização de dados de investigação para publicação”, sessão dinamizada por Paula Moura e André Vieira, seguido pela apresentação de um caso prático e real de armazenamento e publicação de dados do projeto “RARAA”, feito pela investigadora Natália Botica, da Unidade de Arqueologia da UMinho. A segunda parte, de vertente prática, tal como no dia anterior, dedicou-se à “Apresentação e demonstração do DataRepositóriUM”, visando a preparação e organização de dados para publicação, a cargo de Paula Moura e André Vieira.

Figura 2: Apresentação do Projeto Raraa

O último dia foi dedicado à segurança dos dados. Assim, André Vieira apresentou uma síntese sobre a “Publicação e proteção de dados – tão aberto quanto possível, tão fechado quanto necessário”, seguindo-se da apresentação intitulada “Proteção de dados: questões legais na abertura e reutilização de resultados de investigação”, a cargo de Jorge Figueiredo, “Data Protection Officer” da UMinho. A última sessão visou consolidar os conhecimentos transmitidos acerca do DataRepositóriUM. “Vamos depositar e publicar dados no DataRepositóriUM?” serviu de mote para finalizar o caso prático iniciado no dia anterior, que culminou com a publicação e depósito dos dados no DataRepositóriUM, com orientação de André Vieira e Paula Moura.

A par da Escola de Inverno, realizou-se no dia 15 de fevereiro o Webinar “Como elaborar um Plano de Gestão de Dados de Investigação, contando com mais de meia centena de participantes. Aqui Pedro Príncipe fez a apresentação da nova plataforma OpenDMP PortAberta, ferramenta desenvolvida no âmbito de projeto SAMA, pela Universidade do Minho e pelo Instituto Politécnico de Bragança. Em agenda estiveram a definição do conceito de plano de gestão de dados, a sua correta elaboração e uma demonstração prática de uso da ferramenta.

Figura 3: Webinar OpenDMP PortAberta

Segundo a avaliação feita pelo público participante das sessões, entre as palavras que melhor descrevem o conjunto desta escola estão “conhecimento”, “aprendizagem”, “partilha” ou “organização”. Todas as apresentações foram positivamente valoradas acima de 4 valores, numa escala cujo máximo é 5.

Figura 4

A “Love Data Week” nasceu em 2016 nos Estados Unidos da América (na altura, “Love Your Data week”, ganhando a atual designação em 2018). Sob a liderança de Heather Coates, da Universidade de Indiana, o evento internacional rapidamente cresceu reunindo organizações e pessoas dos mais diversos quadrantes científicos. Em 2021, o ICPSR (Inter-university Consortium for Political and Social Research), uma coalizão de mais de 750 instituições académicas e de investigação passou a capitanear a iniciativa à qual a UMINHO também se associou em 2024.

Tags: , , , ,

Categorias: blogue & notícias, institucional, recursos & referência, vídeos & apresentações

É membro da equipa do Gabinete de Gestão de Informação Científica, Repositórios e Ciência Aberta da Unidade de Serviços de Documentação e Bibliotecas da Universidade do Minho desde novembro de 2023. Aficionado por comunicação de ciência, ciências da informação e, obviamente, ciência aberta.