Transição do EOSC Portal para o EOSC EU Node

. 28 de Junho de 2024

A Comissão Europeia anuinciou o lançamento da nova presença online para o novo European Open Science Cloud – EU Node (EOSC EU Node), que vem substituir o anterior EOSC Portal, que culminou com a conclusão do projeto EOSC-Future (Saiba mais). O lançamento desta nova página Web assinala um passo significativo no avanço das iniciativas de Ciência Aberta na Europa, de acordo com o anúncio da Comissão Europeia.

O EOSC EU Node está disponível na nova página

Os desenvolvimentos levados a cabo pelo projeto EOSC-Future, que eram disponibilizados no EOSC Portal, transitam em grande para o novo EOSC EU Node, o nó de referência a EOSC, fornecido pela Comissão Europeia, que oferece acesso a uma gama diversificada de resultados de investigação, serviços e ferramentas.

Esta nova presença online, embora nesta fase funcione principalmente como uma plataforma informativa, lança as bases para o futuro front-office do EOSC EU Node, cujo lançamento está previsto para o outono de 2024. Funcionando como um espaço reservado, esta página Web transita de forma harmoniosa e mantém a função básica de pesquisa de resultados de investigação e outros recursos que era anteriormente disponibilizada pelo Portal EOSC.

A nova função de pesquisa está agora disponível com o nome Resource hub na página https://open-science-cloud.ec.europa.eu/resources/all.

Neste momento a equipa de desenvolvimento do EOSC EU Node (Saiba mais sobre a equipa de desenvolvimento) encontra-se ainda a definir os critérios e procedimentos para o registo de novos serviços disponibilizados pela comunidade (tal como era possível no EOSC Portal), pelo que de momento ainda não é possível realizar o registo, tanto de novos forencedores como de serviços e recursos. Durante os próximos meses serão anunciados novos desenvolvimentos.

Adicionalmente serão disponibilizados novos serviços no novo EOSC EU Node, que estão neste momento a ser desenvolvidos e abragem uma grande diversidade de soluções para apoiar as atividades dos investigadores.

Serviços a disponibilizar pelo EOSC EU Node e atualmente em desenvolvimento:

• File Sync and Share
    Enable automatic file syncing and secure sharing across locations and teams.
  • Interactive Notebooks
    Create and share documents with real-time code execution.
  • Large File Transfer
    Streamline large file transfers online with added security and integrity.
  • Virtual Machines
    Design and conduct experiments with flexibility while ensuring reproducibility.
  • Cloud Container Platform
    Deploy cloud-native containerised applications that can easily scale.
  • Bulk Data Transfer
    Move data effortlessly to data-intensive execution environments.

Mais detalhes sobre estes serviços podem ser consultados em:

O EOSC EU Node também convida os fornecedores de recursos (Resource Providers) científicos de toda a Europa a contribuírem com os seus resultados de investigação, tais como dados, software, serviços ou ferramentas, em apoio à missão global de promover a Ciência Aberta. Os contribuidores (Saiba mais) são também encorajados a participar no Technology Forum, que oferece informações sobre as principais funcionalidades do EOSC EU Node. No futuro, os contribuidores terão a oportunidade de tirar partido das principais funcionalidades “as a Service” ou como uma função federativa. O conjunto completo de funcionalidades estará disponível aquando do lançamento em produção.

Poderá saber mais detalhes sobre o EOSC EU Node na página de perguntas frequentes.

A Unidade de Serviços de Documentação e Bibliotecas (USDB) da Universidade do Minho também colabora com o consórcio Open Science Agora, como terceira parte do parceiro OpenAIRE A.M.K.E.. Este consórcio é responsável pelos desenvolvimentos realizados no Lot 1 – Core Federation Services for the EOSC EU Node (Saiba mais). A participação da USDB estará relacionada com o desenvolvimento das atividades de suporte e formação.

Tags: , , , ,

Categorias: blogues e websites, EOSC

Membro do Gabinete de Gestão de Informação Científica, Repositórios e Ciência Aberta dos Serviços de Documentação e Bibliotecas da Universidade do Minho.