Projeto europeu liderado pela UMinho arrancou em Guimarães para promover as práticas de Ciência Aberta pelo Espaço Europeu de Investigação

. 20 de Fevereiro de 2014

Vamos trabalhar juntos para espalhar as sementes do Open Access e Open Science…” foi com esta mensagem final e mobilizadora que Eloy Rodrigues, enquanto coordenador do projeto, exortou todos os participantes do evento de arranque do projeto FOSTER – Facilitate Open Science Training for European Research.

Reunidos no Centro Avançado de Formação Pós-Graduada (CAFPG) da UMinho, em Guimarães, no dia 20 de fevereiro, os 25 membros das 13 instituições que constituem o consórcio FOSTER deram início ao projeto que tem por objetivo promover, através de formação e disseminação, o conhecimento e as práticas de Acesso Aberto, Dados Abertos e Ciência Aberta, junto de todos os participantes do Espaço Europeu de Investigação.

Para atingir este objetivo, o projeto FOSTER, que tem a duração de 24 meses, irá focar-se na integração dos princípios e práticas de acesso aberto no atual sistema de investigação e contribuir para o desenvolvimento da formação nas instituições que realizam investigação científica, de forma a manter níveis de conformidade satisfatórios com as políticas de acesso aberto no contexto do Espaço Europeu da Investigação e com as regras de participação do Horizonte 2020.

Para acompanharem os próximos desenvolvimentos do projeto podem seguir a informação via:

Twitter: @fosterscience

Hashtag: #fosteropenscience

Facebook Page: https://facebook.com/fosteropenscience

Site: http://www.fosteropenscience.eu

Tags: , ,

Categorias: blogue & notícias, FOSTER, internacional, sobre os projetos

Sobre o Autor ()

Especialista de Informação e Gestor de projetos Open Science. Bibliotecário. Chefe de Divisão nos Serviços de Documentação da Universidade do Minho.

Comentários encerrados.