Semana do Acesso Aberto 2024 na Universidade do Minho

. 17 de Outubro de 2024

As Biblioteca da Universidade do Minho associam-se uma vez mais às instituições que a nível mundial promovem a Open Access Week (Semana Internacional do Acesso Aberto) entre os dias 21 a 25 de Outubro de 2024.

“Comunidade em detrimento de Comercialização” é o tema da Semana Internacional do Acesso Aberto de 2024. Pretende-se encorajar o debate sobre os modelos de financiamento do acesso aberto mais equitativos e que melhor beneficiem as comunidades de investigação, com forte ênfase no apoio a modelos de publicação não comerciais e colaborativos, sem taxas de processamento de artigos e que permitam ao público beneficiar das atividades científicas financiadas por fundos públicos.

Nos Serviços de Documentação e Bibliotecas UMinho, através do seu Gabinete de Gestão de Informação Científica, Repositórios e Ciência Aberta, iremos celebrá-la promovendo várias iniciativas, com destaque para os seguintes eventos:

22 de outubro | 11H00-12h00 | Webinar
Gerir e publicar dados de investigação com o DataRepositóriUM
[+ info] [inscrição]

24 de outubro | 11H00-12h00 | Webinar
RepositóriUM na prática: depositar, disseminar e preservar publicações
[+ info] [inscrição]

Mais informações sobre os serviços e projetos de suporte à ciência aberta aberta: https://www.usdb.uminho.pt/pt/Ciencia-Aberta/

Junte-se a nós na promoção do acesso aberto ao conhecimento!

Tags: ,

Categorias: Open Access Week

É membro da equipa do Gabinete de Gestão de Informação Científica, Repositórios e Ciência Aberta da Unidade de Serviços de Documentação e Bibliotecas da Universidade do Minho desde novembro de 2023. Aficionado por comunicação de ciência, ciências da informação e, obviamente, ciência aberta.