Nova versão do Validador RCAAP apresentada na 5ª ConfOA

. 14 de Outubro de 2014

Foi apresentada nos dias 6, 7 e 8 de outubro, no âmbito da 5ª Conferência Luso-Brasileira sobre Acesso Aberto, uma nova versão (v2) do validador de repositórios do RCAAP, uma ferramenta indispensável para conferir o grau de conformidade de um repositório com diretrizes, desenvolvida no âmbito do projeto RCAAP.

Esta necessidade de melhoria adveio da imprescindibilidade de tornar o validador numa ferramente mais flexível, com novos contextos Validador_PT_A0de validação, permitindo criar uma validação personalizada, enquadrando-se com os requisitos da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), dando cumprimento às diretrizes OpenAIRE, etc..

Esta versão que se apresenta com substânciais melhorias, tendo por base o protocolo OAI-PMH, introduz novos contextos de validação ao nível da possibilidade de escolha de um determinado conjunto (set), integra uma nova interface e é traduzido para inglês para que se torne disponível  e acessível aos gestores de repositórios internacionais.

Esta ferramenta pode ser usada, numa perspetiva futurista, para apoiar planos de preservação digital de dados e identificar os formatos dos ficheiros da ferramenta FITS.

Para se obter uma validação é necessário:

1. registar o recurso
  2. escolher o tipo de validação
  3. após um brevíssimo tempo de espera, consulte o seu e-mail
  4. visualize, analise e corrija a lista de erros identificados

Esta nova versão do Validador permite que os gestores de respositórios e revistas tenham ao dispor uma ferramenta que lhes permita analisar os respetivos recursos com qualidade, de forma personalizada e integrada.

Saiba + em:

Pergunte-nos:

• info@rcaap.pt

Categorias: nacional, vídeos & apresentações

Membro da equipa do gabinete de Gestão de Informação Científica, Repositórios e Ciência Aberta