Atualização do RepositóriUM para DSpace 4

. 28 de Novembro de 2014

Na passagem do seu 11.º aniversário, com o intuito de acompanhar a evolução tecnológica, garantir a segurança e a qualidade do serviço que presta, o RepositóriUM acaba de atualizar a plataforma que lhe serve como suporte (DSpace) para a versão 4. Na sequência desta migração, o repositório institucional da Universidade do Minho apresenta-se agora com uma interface gráfica totalmente nova, que lhe oferece uma experiência totalmente nova em termos de usabilidade, bem como um conjunto alargado de melhorias e novas funcionalidades!

Apresenta-se em seguida um resumo de algumas das novidades mais relevantes disponíveis nesta versão:

Novas Funcionalidades:

    • Nova interface gráfica: A nova interface gráfica baseia-se na versão JSPUI (Bootstrap-based) do sistema DSpace e apresenta uma aparência mais “moderna” e mais próxima da linha gráfica dos sites institucionais da UMinho. A nova interface é também “responsive” (ou seja, adapta-se automaticamente ao dispositivo e à resolução na qual está a ser visualizado).
    • Novas formas de depositar: Para além do depósito padrão (através do preenchimento de um formulário para recolha da informação sobre o documento), já existente nas versões anteriores, existem agora duas novas formas de depositar: 1) Depósito a partir de um identificador – Nesta modalidade o depositante pode pré-carregar metadados relativos ao seu documento a partir de um identificador (ex. DOI, PubMed ID, arXiv ID,…); 2) Depósito a partir de um ficheiro – Nesta modalidade o depositante poderá pré-carregar metadados relativos ao documento em depósito, mas a partir de um ficheiro de formato bibliográfico (ex. formato “ris”, “endnote” ou “arXivXML”,…).
    • Ajuda em contexto sobre copyright e versões a depositar: Com base numa API do serviço SHERPA/RoMEO e com intuito esclarecer dúvidas sobre copyright e de facilitar na seleção da versão que poderá auto-arquivar no RepositóriUM, passa a estar disponível na fase de carregamento do(s) ficheiro(s) (upload) uma área com informação relevante sobre a publicação que está a depositar.
    • Novo motor de pesquisa e filtros de refinamento: O motor de pesquisa da plataforma foi alvo de diversos melhoramentos. Neste momento as pesquisas passarão a ser insensíveis a acentos (diacríticos) e passam a ser apresentadas sugestões para a pesquisa em curso (“did you mean”). Ao nível da descoberta dos conteúdos foram também acrescentados filtros por autores, assuntos e datas de publicação que permitirão um melhor refinamento da informação recuperada.
    • Ferramentas para importação de metadados: Ao nível das ferramentas de administração passou a ser possível promover a importação de metadados em batch (em lote) com base em vários formatos bibliográficos conhecidos (ex. pubmedXML, crossRefXML, arXivXML, ciniiXML, bibtex, ris, endnote, csv, tsv).
    • Melhoramentos ao nível da indexação com o Google: Para efeitos de uma melhor indexação e da recuperação dos conteúdos arquivados no RepositóriUM foram introduzidos diversos melhoramentos e otimizações no sistema recomendadas pela Google.
    • Swordv2: Neste caso, para efeitos específicos de interoperabilidade com outros sistemas, o RepositóriUM passou a dispor em funcionamento de uma versão atualizada do protocolo Swordv2.

Apesar de se já se encontrar ativa há alguns meses, será ainda de referir a integração do RepositóriUM com Intranet da UMinho, com a qual a forma de nome dos autores da UMinho passa a estar ligada à Intranet da UMinho. Na sua área de informação profissional os membros da UMinho podem agora definir uma forma de nome científico preferencial para efeitos do RepositóriUM, o que permite desambiguar e consolidar os nomes dos autores da UMinho. A este respeito da identificação dos autores, tão rapidamente quanto possível, também se pretende realizar a integração com o sistema ORCID.

Outras melhorias:

    • UMinho Statistics Add-on: O add-on de estatísticas do RepositóriUM sofreu uma profunda remodelação com o intuito de o refrescar e de o aproximar ao novo modelo de navegação desta nova versão, os gráficos apresentam-se agora mais interativos (baseados em javascript) e também de acordo com a nova linha gráfica. Ao nível das comunidades e coleções foi incluída mais informação (tops e gráficos) e de um modo geral foram ainda incluídas novas estatísticas, bem como atualizada a base de dados de países (e respetiva API) para uma maior precisão nos dados apresentados.
    • Add-on First Page: O Add-on First Page é uma novidade e foi desenvolvido com o intuito acrescentar uma folha de rosto com informação (metadados) proveniente do RepositóriUM e dessa forma permitir uma melhor referenciação e contextualização dos documentos após o seu download do RepositóriUM ou quando acedidos diretamente através de motores de busca externos ao sistema (ex. Google) e em que se pode perder o contexto. Sendo configurável, nesta fase encontra-se apenas aplicado nas teses de doutoramento e nas dissertações de mestrado.
    • Request Copy (pedido de cópia ao autor) Nesta versão do RepositóriUM, o Request Copy já se encontra integrado nas funcionalidades de base do sistema, porém foram introduzidas melhorias no sentido de possibilitar o envio dos pedidos de cópia de diretamente para o(s) contacto(s) definido(s) pelo(s) autor(es) nos formulários de depósito ao invés do contacto do depositante (que poderá não ser o autor). Neste particular, foi ainda acrescentado um mecanismo de captcha (Completely Automated Public Turing test to tell Computers and Humans Apart), ou seja, uma ferramenta anti-spam para se evitar pedidos indesejados.
    • Expand/collapse da página de Comunidades & Coleções: Esta funcionalidade de expand/collapse que possibilita minimizar a (extensa) lista de Comunidades & Coleções e mostrar/ocultar toda a estrutura de sub-comunidades/coleções já existia na versão anterior do RepositóriUM, mas nesta versão foram introduzidas melhorias ao nível do seu funcionamento, bem como a sua conjugação com a nova linha gráfica.
    • Melhoramentos nos formulários de depósito: Foram introduzidos melhoramentos no layout dos formulários de depósito para uma maior legibilidade e usabilidade. Adicionalmente, alguns dos campos passaram a estar ligados a listas autoritativas que permitem completar a informação de forma mais simples e consolidada (preenchimento por “suggest”).

Estas e mais novidades encontram-se a partir de agora disponíveis no RepositóriUM, por esta e outras razões sugerimos que revistem o repositório institucional da Universidade do Minho, consultem a produção científica produzida na UMinho e partilhem conhecimento científico!

Por fim, sobre esta atualização do RepositóriUM, caso tenha dúvidas, questões ou nos queira transmitir os seus comentários, poderá faze-lo contactando-nos através de correio electrónico: repositorium@sdum.uminho.pt

Ainda sobre o DSpace 4.x:

Tags: , , , ,

Categorias: blogue & notícias, institucional, nacional, repositórios, RepositoriUM, temático

Sobre o Autor ()

Gestor do RepositóriUM - repositório institucional da Universidade do Minho.

Comentários encerrados.