Apresentação e gravação do webinar: “Apoios para financiar taxas de publicação em Acesso Aberto nos projetos do 7º PQ”

. 16 de Fevereiro de 2016

Os investigadores envolvidos em projetos apoiados no âmbito do 7º Programa-Quadro e que já finalizaram o contrato de financiamento podem requerer fundos para financiar as taxas de publicação em Acesso Aberto.

Os requisitos e detalhes deste instrumento de apoio disponibilizado pela Comissão Europeia foram apresentados no webinar OpenAIRE (Portugal) realizado no passado dia 8 de fevereiro. A gravação e conteúdos apresentados podem ser acedidos livremente em:

Gravação: https://webconf-colibri.fccn.pt/rec/2015074028

Slides: http://tinyurl.com/gmrn5ow

Decorre, desde abril de 2015, um projeto piloto da Comissão Europeia para apoio à publicação em Acesso Aberto que disponibiliza financiamento para projetos do 7º PQ já concluídos e por um prazo limite de dois anos após a data dessa conclusão. Resumidamente, este instrumento de apoio operacionalizado pelo projeto OpenAIRE2020, rege-se pelas seguintes regras e princípios gerais:

  • Foram disponibilizados pela CE quatro (4) milhões de euros para apoiar o pagamento de taxas de publicação em Acesso Aberto (APCs) para projetos do 7º PQ, até dois anos após a data final do acordo de financiamento.
  • Só serão financiadas até três (3) publicações por projeto. Os tipos de publicações que podem receber estes apoios são: artigos, livros, capítulos de livros, e atas de conferências.
  • Só as publicações com revisão por pares podem obter financiamento. Poderão ser requeridas evidências do processo de revisão por pares.
  • Está disponível um sistema centralizado onde podem ser efetuados os pedidos e pode ser monitorizado todo o processo – https://postgrantoapilot.openaire.eu.

Informação resumida em português: http://openscience.usdb.uminho.pt/?p=3995

Tags: , ,

Categorias: recursos & referência, vídeos & apresentações

Sobre o Autor ()

Especialista de Informação e Gestor de projetos Open Science. Bibliotecário. Chefe de Divisão nos Serviços de Documentação da Universidade do Minho.

Comentários encerrados.