Elpub 2012 – 16th International Conference on Electronic Publishing

. 3 de Agosto de 2012 . 0 Comments

Decorreu nos dias 14 e 15 de junho, em Guimarães, a Elpub 201216th International Conference on Electronic Publishing, sob a égide do tema: “Social Shaping of Digital Publishing: Exploring the interplay between Culture and Technology”, reunindo em Portugal alguns dos mais importantes especialistas na área da publicação eletrónica.

Na edição deste ano, a Elpub, para além de evidenciar os mais recentes desenvolvimentos que se registam na área da publicação eletrónica, estabeleceu apropriadamente uma ponte com Guimarães – Capital Europeia da Cultura 2012, ao colocar o enfoque do evento na moldagem social da publicação digital e explorando a relação entre “cultura” e “tecnologia”.

A comunicação de abertura, “Planned Obsolescence: Publishing, Technology, and the Future of the Academy”, esteve a cargo de Kathleen Fitzpatrick (Pomona College) e no encerramento da conferência esteve presente o português António Câmara (YDreams) com a comunicação “Publishing in 2021”. No seu todo, o evento esteve estruturado em 4 sessões paralelas com a seguinte programação:

  • Opening Keynote – Planned Obsolescence: Publishing, Technology, and the Future of the Academy – Kathleen Fitzpatrick
  • Sessão Paralela 1 – Digital Scholarship & Publishing / Special Archives
  • Sessão Paralela 2 – Repositories & Libraries / Digital Scholarship & Publishing
  • Sessão Paralela 3 – Future Solutions and innovations / Digital texts and Readings
  • Sessão Paralela 4 – Future Solutions and innovations / Digital texts and Readings
  • Closing Keynote – Publishing in 2021 – António Câmara
  • Anúncio de melhor comunicação e melhor poster
  • Painel de debate – “Academic E-books – Technological hostage or cultural redeemer?” – Peter Linde (Moderador), Kathleen Fitzpatrick, António Câmara, Delfim Leão and Karin Byström

No decurso da conferência participaram autores de diversas origens: Argélia, Áustria, Brasil, Bulgária, Canadá, França, Alemanha, Grécia, Itália, Portugal, Suécia, Holanda, Turquia, Reino Unido e EUA.

As comunicações apresentadas na Elpub 2012 já se encontram disponíveis online em acesso aberto, sendo que no repositório digital da Elpub pode ainda ser consultado todo o acervo de comunicações de edições anteriores, desde a origem da Elpub em 1997.

Para mais informações, poderá visitar o website da conferência em http://www.elpub.net, visualizar as sessões vídeo gravadas no decurso das sessões paralelas, na Sala 1 e Sala 2, ou fotografias no Flickr associado ao evento.

Tags: , , , ,

Categorias: blogue & notícias, internacional

Sobre o Autor ()

Gestor do RepositóriUM - repositório institucional da Universidade do Minho.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *