OpenAIRE lança um conjunto de iniciativas para auxiliar cientistas no combate ao Covid-19

. 27 de Abril de 2020

O OpenAIRE (Infraestrutura de Acesso Aberto à Investigação na Europa) lança o apelo para mobilizar a comunidade científica, bem como a sua equipa, espalhada pelos quatro cantos da Europa, a participar e atuar como propulsor na criação de mecanismos de acesso ao conhecimento científico e auxiliar os cientistas nesta luta pela descoberta de uma cura para o Novo Coronavírus – Covid-19, respondendo de forma capaz à solicitação realizada pela Comissão Europeia (CE). 
Já no início deste mês a CE reforçou o seu empenho nesta causa publicando as linhas orientadoras no que toca ao livre acesso a publicações, dados e outros resultados da investigação para todos os Projetos Horizonte 2020, cujas áreas versem a doença Coronavírus (COVID-19) e outros tópicos relacionados.

A iniciativa do OpenAIRE compreende a criação de uma porta de acesso, um Agregador Covid-19, que reunirá todos os resultados de investigação (publicações, conjuntos de dados, software ou outros resultados de investigação) da Europa e do mundo, a partir de um único ponto de acesso – tendo por base uma infraestrutura já disponibilizada e desenvolvida por este projeto. Este agregador estará disponível no final do mês de abril.

Nesta fase encontramos-nos a recolher e a fazer curadoria dos dados, como?
→ Através da recolha de dados bibliográficos de dados de investigação e de publicações provenientes de fontes relevantes e autorizadas em todo o mundo, assim como produtos de investigação COVID-19 relacionados e depositados no Zenodo, com licenças adequadas, bem como através dos resultados de investigação já disponíveis no espaço de informação OpenAIRE (OpenAIRE Research Graph).  
Consulte aqui a nossa lista de recursos já reunidos
Tem algum recurso que nos queira sugerir? Preencha este formulário

→ Através da Comunidade no Zenodo
O OpenAIRE e o CERN criaram uma Comunidade específica para recolher todos os resultados da investigação que possam ser relevantes para a comunidade científica mundial que trabalha sobre a doença do Coronavírus (COVID-19) e SARS-CoV-2: Comunidade de Investigação da Doença do Coronavírus – COVID-19. 
Todos estes recursos aqui reunidos estão a ser curados por uma equipa de especialistas (investigadores e cientistas de dados; bibliotecários nos domínios das ciências da vida, saúde, ciências sociais, ambiente; juristas e especialistas em ética, etc.) que depois  irão alimentar, de forma direta, este Agregador Covid-19 que está a ser criado na Infraestrutura OpenAIRE. 
Se quiser fazer parte desta equipa especializada de curadores de dados,  preencha este formulário.

→ Através do Grupo de trabalho Covid-19 da Research Data Alliance (RDA)  – com o objectivo de definir, pormenorizadamente, orientações sobre partilha e reutilização de dados, a fim de ajudar os investigadores a seguir as melhores práticas e maximizar a eficiência do seu trabalho. As orientações centrar-se-ão na gestão de dados provenientes de diferentes fontes e no desenvolvimento de um sistema de partilha de dados em situações de emergência, que apoie a investigação científica, no domínio da saúde pública.       
Consulte aqui mais informação para participar neste Grupo de trabalho.

Faça parte desta grande comunidade!
Participe! Ajude! 
Juntos colocamos a Ciência ao alcance de quem mais precisa!

Tags: , , , ,

Categorias: OpenAIRE, sobre os projetos

Sobre o Autor ()

Colaboradora no Gabinete de Gestão de Informação Científica, Repositórios e Ciência Aberta | Serviço de Documentação e Bibliotecas | Universidade do Minho

Comentários encerrados.