COVID-19: acelere a partilha de conhecimento através do RepositóriUM

. 27 de Maio de 2020

Está, ou esteve, envolvida(o) em investigação relacionada com o estudo, o combate ou as consequências da COVID-19? Já produziu, ou está a produzir, publicações relacionadas com essa investigação? O RepositóriUM é uma ferramenta para garantir ou aumentar a acessibilidade e a visibilidade das publicações de membros da UMinho relacionadas com a atual pandemia.

Atualmente vivemos tempos extraordinários e neste contexto difícil torna-se imperativo partilhar todo o conhecimento (desde os dados de investigação até às publicações) que nos possa ajudar a ultrapassar esta enorme e inesperada emergência causada pela COVID-19. A comunidade científica e as suas instituições, tal como a nossa Universidade, enquanto produtoras por excelência de conhecimento têm uma particular responsabilidade neste domínio.

O RepositóriUM já começou a recolher e disponibilizar em acesso aberto, estudos ou publicações resultantes de atividades desenvolvidas em contexto de investigação ou no combate diário aos desafios causados por esta pandemia.

Mas, para que isto ocorra de forma mais sistemática e abrangente, convidamos e apelamos a toda a comunidade académica da UMinho a ENVIAR, PARTILHAR e DISSEMINAR o conhecimento que está a ser gerado, as suas publicações e investigações, em especial as relacionadas com o SARS Cov-2 e a COVID-19 através do RepositóriUM

Os conteúdos depositados no RepositóriUM tornam-se visíveis e acessíveis em múltiplas bases de dados e plataformas nacionais como o RCAAP e a B-on, ou internacionais como o OpenAIRE, que recentemente lançou o COVID-19 Gateway, um agregador que visa reunir vários tipos de informação (publicações, dados, software e outros resultados de investigação), relacionada com a pandemia (doença, vírus) e toda a sua investigação futura (por exemplo, social), provenientes de fontes relevantes e fidedignas de todo o mundo.

# Partilhe o Conhecimento!
# Para uma ciência mais aberta, mais responsável e mais comprometida com as necessidades da nossa sociedade!

Tags: , , , ,

Categorias: RepositoriUM

Gestor do RepositóriUM - repositório institucional da Universidade do Minho.