Resultados do trabalho da Task Force de GDI do OpenAIRE: materiais de apoio para a Gestão de Dados de Investigação

. 18 de Janeiro de 2021

O Projeto OpenAIRE no âmbito das suas atividades implementou a criação de task forces em áreas específicas (aspetos políticos, legais e de GDI) para capacitar a sua rede de NOADs (National Open Access Desk), potenciar o desenvolvimento de competências e sensibilização em diferentes tópicos da Ciência Aberta.

Neste contexto a Task Force de GDI (RDM – Research Data Management) tentou focar-se no universo de áreas por debaixo deste grande chapéu, tirando partido das competências e das diferentes proveniências e áreas do saber dos participantes.
Assim, foram sendo criados vários subgrupos que foram desenvolvendo diferentes recursos e materiais de suporte e apoio à prática da GDI. Aqui destacamos alguns produtos como guias para lidar com dados sensíveis, ou para a normalização de formatos dos dados na GDI, sobre repositórios e preservação, sobre a criação de Planos de Gestão de Dados, entre outros. Outros produtos resultaram na realização de webinars, na redação pequenos artigos e na elaboração de diagramas e infográficos

É de congratular o evidente esforço colaborativo desta comunidade que apoia os investigadores nas suas tarefas diárias de gestão de dados de investigação.

Qualquer dúvida ou apoio que necessite no âmbito Ciência Aberta por favor contacte:
openaire-portugal[@]usdb.uminho.pt

Tags:

Categorias: dados científicos, GDI, guias & tutoriais, OpenAIRE, sobre os projetos

Sobre o Autor ()

Colaboradora no Gabinete de Gestão de Informação Científica, Repositórios e Ciência Aberta | Serviço de Documentação e Bibliotecas | Universidade do Minho

Comentários encerrados.