Data Talks: uma iniciativa do Grupo de Trabalho Formação e competências para a Gestão e Dados FAIR

. 28 de Abril de 2021

Na sequência da criação de grupos de trabalho decorrentes do Fórum de Gestão de Dados de Investigação, surgiu no âmbito do Grupo de Formação e competências para Gestão e Dados FAIR a iniciativa de começar uma série de Data Talks mensais.

Mas em que consiste uma Data Talk? Como o nome indica, trata-se de uma conversa curta, de 30 minutos, em torno de um tema muito específico respeitante à gestão de dados de investigação. Neste formato, após uma breve apresentação, os participantes são convidados a fazer perguntas e/ ou pronunciar-se sobre esse tema, com o objetivo de aumentar o nível de conhecimento da comunidade e partilhar informação num contexto informal.

A primeira Data Talk, apresentada por João Cardoso, teve lugar no dia 23 de abril sob o tema dos Planos de Gestão de Dados. Pode ver ou rever esta sessão aqui.

Existem ainda duas sessões agendadas – mais informações e link para o registo disponíveis na página do grupo:
14 de maio: Como aplicar os princípios FAIR ao ciclo de vida dos dados? Patrícia Miranda
11 de junho: Utilização de dados sensíveis para investigação – perspetiva de uma médica. Rita Silva

Esta iniciativa é da comunidade para a comunidade! Inscreva-se nas data talks agendadas na página do grupo de trabalho ou sugira novos temas que gostaria de ver abordados.

Tags: , ,

Categorias: blogue & notícias, dados científicos, GDI, nacional

Sobre o Autor ()

Gabinete de Gestão de Informação Científica, Repositórios e Ciência Aberta dos Serviços de Documentação e Bibliotecas da Universidade do Minho.

Comentários encerrados.