Novo Interface do ORCID

. 14 de Setembro de 2021

Foi anunciada em agosto de 2021 uma nova interface do website ORCID. Esta alteração teve como propósito a melhoria da experiência do utilizador considerando os seguintes princípios-chave:

Acessibilidade: eliminou as barreiras à utilização para todos, independentemente da sua capacidade, tecnologia ou contexto situacional.

Coerência: assumiu padrões e comportamentos consistentes em toda a interface do utilizador.

Eficiência: os componentes e padrões passaram a ser reutilizáveis e repetíveis sempre que possível.

Clareza: tornou a legibilidade fundamental, através de uma interface limpa, clara e simples que destacou a informação mais importante.

Desempenho: o pedido de registo tornou-se mais rápido e responsivo.

Quais são as principais alterações na interface do ORCID?

Layout

Para melhorar a legibilidade, foi desenvolvido um layout moderno, baseado em grelha que se adapta para proporcionar a melhor utilização da página, independentemente do dispositivo utilizado (telemóvel, tablet ou computador), as fontes das letras e o espaçamento de páginas foram ajustados e, por fim, foi introduzida uma hierarquia visual clara para que as áreas mais importantes tenham maior destaque.

Nomes

A secção do nome agora torna mais percetível o nome principal do autor, ao mesmo tempo que agrupa todos os nomes que por ele possam ser utilizados.

Barra Lateral

O ORCID é agora percetível e claro, assumindo lugar de destaque. Além disso, as informações pessoais visíveis ao público foram agrupadas na barra lateral.

Secção das Atividades

A secção das Atividades sofreu uma delimitação mais clara em cada secção (emprego, educação e formação, trabalhos, financiamentos, entre outros), através da possibilidade de minimizar e expandir todas as secções de uma só vez ou isoladamente e com a introdução de ícones mais claros e padrões de design consistentes.

Aceda já ao seu ORCID para ver todas estas novidades! https://orcid.org/

Artigo republicado de Pub IN

Categorias: blogue & notícias, internacional, Pub In

Sobre o Autor ()

Membro do Gabinete de Gestão de Informação Científica, Repositórios e Ciência Aberta dos Serviços de Documentação e Bibliotecas da Universidade do Minho.

Comentários encerrados.