Celebramos a Open Access Week 2021 na Universidade do Minho

. 21 de Outubro de 2021

A Open Access Week é uma iniciativa dinamizada por várias instituições a nível internacional que pretende promover e disseminar o Acesso Aberto ao conhecimento. O Gabinete de Gestão de Informação Científica, Repositórios e Ciência Aberta dos Serviços de Documentação e Bibliotecas UMinho (USDB) associa-se às celebrações da Open Access Week, que este ano decorre de 25 a 31 de Outubro, com a promoção de uma série de quatro webinares:

:: 26 de outubro | 14H00-15h00 | online
Ciência Aberta no Horizonte Europa: requisitos e dicas práticas para preparação de propostas
Nesta sessão iremos abordar os requisitos do programa Horizon Europe para o acesso aberto a publicações e para a gestão de dados de investigação.

:: 27 de outubro | 14H00-15h00 | online
Open Research Europe: Plataforma de publicações da Comissão Europeia
Nesta sessão poderemos conhecer a plataforma Open Research Europe e as suas principais funcionalidades para a publicação em acesso aberto e revisão por pares.

:: 28 de outubro | 14H00-15h00 | online
DataRepositoriUM: partilhar, publicar e gerir dados de investigação
Nesta sessão iremos conhecer as principais funcionalidades do sistema de repositório DataRepositoriUM e guiar os utilizadores pelo processo de depósito, descrição e publicação de conjuntos de dados em dataverses organizados.

:: 29 de outubro | 14H00-15h00 | online
Open Science Café: Conheça os projetos da equipa de Ciência Aberta das Bibliotecas UMinho e discuta os últimos desenvolvimentos na Europa
Para terminar com chave de ouro as celebrações da Semana do Acesso Aberto, a equipa de Ciência Aberta irá partilhar o trabalho que vem a desenvolver nos projetos europeus e nacionais, seguindo-se um momento de debate sobre as atuais temáticas a nível europeu.
[apresentação] [gravação]

A informação mais detalhada sobre os webinars pode ser consultada em: http://sdum.uminho.libcal.com.

Para além destas ações, a Semana do Acesso Aberto será ainda assinalada na Universidade do Minho com diversas iniciativas de divulgação e promoção, como a dinamização de redes sociais, banners, afixação de cartazes, e a colocação de beach flags. Para mais informações sobre o evento contactar: openscience[@]usdb.uminho.pt.

Tags: , , , , , ,

Categorias: blogue & notícias, Open Access Week, sobre os projetos

Gabinete de Gestão de Informação Científica, Repositórios e Ciência Aberta dos Serviços de Documentação e Bibliotecas da Universidade do Minho.