SciELO Portugal com 8 novas revistas integradas e 100 novos números publicados em formato XML (SciELO PS)

. 18 de Novembro de 2021

O SciELO Portugal passou por um processo de reformulação no sentido de se alinhar com as diretivas centrais e integrar novas normas da comunidade e, desta forma, em 2021 iniciou uma nova fase.

O que mudou?

– nova gestão do serviço, que passou para a Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P. (FCT), com apoio da Unidade de Computação Científica Nacional da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT/FCCN) e da Universidade do Minho;

– novo Comité Consultivo;

– novos Critérios de Admissão, Inclusão e Permanência na Coleção, que passaram a vigorar desde janeiro de 2021;

– novo formato de publicação, que passou de HTML para XML (SciELO PS);

– novo procedimento de submissão de candidaturas, com a introdução de um formulário, que pretende facilitar o processo de submissão e posterior avaliação;

– formação efetuada e gravada para posterior disponibilização online;

– disponibilização de documentação de apoio e serviço de apoio ao utilizador;

– além das atualizações tecnológicas no website do SciELO Portugal, foi simplificado o domínio para https://scielo.pt e incluído um certificado de segurança;

– integração com o Google Analytics, para que se possa acompanhar o tráfego web das revistas integradas na Coleção.

Após esta profunda reformulação, nesta nova fase do serviço SciELO Portugal, foram aceites 23 revistas para integração na coleção, das quais 8 já estão integradas. São elas:

Acta Radiológica Portuguesa;

Forum Sociológico;

Millenium – Journal of Education, Technologies, and Health;

Political Observer – Revista Portuguesa de Ciência Política;

Revista Internacional Consinter de Direito;

Revista Internacional em Língua Portuguesa (RILP);

Revista Portuguesa de Saúde Ocupacional;

Revista Portuguesa de Estomatologia, Medicina Dentária e Cirurgia Maxilofacial.

Note-se que as revistas apenas são integradas no website do SciELO Portugal aquando do envio de 4 números marcados em formato XML, que serve como garantia de que as revistas reúnem as condições básicas necessárias para cumprimento no futuro.

O serviço SciELO Portugal conta agora com 52 revistas ativas e 100 novos números publicados em XML.

Para 2022 está prevista a implementação de uma nova geração do website SciELO Portugal e a formatação retrospetiva dos trabalhos para o formato XML.

Tags:

Categorias: blogue & notícias, nacional, Pub In, sobre os projetos

Membro do Gabinete de Gestão de Informação Científica, Repositórios e Ciência Aberta dos Serviços de Documentação e Bibliotecas da Universidade do Minho.