Manual de Adoção de Competências FAIR para Instituições de Ensino Superior

. 26 de Janeiro de 2022

Conheça o mais recente resultado do projeto FAIRsFAIR para apoiar a adoção das competências FAIR nos currículos académicos e nos programas de formação.

As atividades do projeto FAIRsFAIR em torno do objetivo de promover a implementação de uma cultura de dados FAIR nas Instituições de Ensino Superior (IES), têm resultado na disponibilização de materiais e ferramentas para auxiliar os vários intervenientes nos processos da gestão de dados de investigação a adotar as melhores práticas. Um dos mais recentes recursos disponibilizados é o Adoption HandbookHow to be FAIR with your data: a teaching and training handbook for higher education institutions.

Este Handbook, publicado em 16 de dezembro de 2021, tem como principal objetivo apoiar as IES a implementar a formação sobre os princípios FAIR nos seus currículos e ensino, disponibilizando material prático, como modelos de planos de formação, informação de suporte entre outros. Oferece informação prática para as universidades desenvolverem novas atividades de ensino e formação que possam apoiar a adoção de competências de gestão de dados de investigação e de dados FAIR ao nível de licenciatura, mestrado e doutoramento. Resulta de um trabalho colaborativo coordenado pelo FAIRsFAIR e que contou com a participação de 35 autores de 16 países, especialistas de diferentes áreas disciplinares.

Os planos de formação focam-se numa variedade de tópicos, incluindo dados FAIR, Planos de Gestão de Dados, repositórios, criação e reutilização de dados. Além disso, oferece perfis de competências FAIR e resultados de aprendizagem para os níveis de licenciatura, mestrado e doutoramento, bem como informação sobre a conceção de cursos e a implementação dos princípios FAIR a nível institucional.

Tem como público-alvo membros das Instituições de Ensino Superior que: criam e lecionam aulas e cursos (professores, formadores); concebem, adaptam e implementam currículos (coordenadores de programas doutorais, diretores de escola); conduzem formação e apoio a estudantes de doutoramento e investigadores em início de carreira (equipas de suporte, formadores); implementam os princípios FAIR nas estratégias institucionais, políticas, fluxos de trabalho administrativos, etc. (vice reitores/presidentes, gabinetes de investigação).

Os recursos disponibilizados neste Manual podem ser utilizados para auxiliar a conceção de currículos universitários, mas também para desenhar programas de formação em áreas específicas da gestão de dados FAIR.

Estrutura de conteúdos do Handbook:

1 Motivation
2
About this book
3 FAIR Skills and Competences
Perfis de competências e objetivos de aprendizagem
4 Teaching and training designs for FAIR
Instruções para a conceção de cursos
5 FAIR lesson plans
Plano de formação em 15 áreas
6 Implementing FAIR
Instruções para a adoção de boas práticas por parte das IES

Este Manual tem como um dos objetivos ser uma ferramenta prática para apoiar a implementação da formação sobre os Princípios dos dados FAIR e Gesão de Dados de Investigação nos currículos académicos e programas de formação.

André Vieira

Membro do Gabinete de Gestão de Informação Científica, Repositórios e Ciência Aberta dos Serviços de Documentação e Bibliotecas da Universidade do Minho.

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